A Memória Do Trabalho Industrial Na Região Metropolitana De Porto Alegre
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Memória e gestão cultural
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Este projeto busca explorar a memória do trabalho industrial na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), articulando os campos da memória social, patrimônio industrial e saberes do trabalhador. A RMPA, com sua rica história industrial e diversidade cultural, oferece um campo fértil para essa investigação. A pesquisa se justifica pela relevância de preservar a identidade cultural da região, valorizar o trabalho e o trabalhador, e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e projetos de turismo industrial. Tem como objetivos geral: Aproximar os campos da Memória Social e do Patrimônio Industrial, por meio dos saberes do trabalho nas indústrias da RMPA, construindo a memória do trabalho industrial que são desdobrados em: Compreender a relação das indústrias da RMPA no desenvolvimento regional; construir os saberes do trabalho como Patrimônio Industrial Imaterial e Produzir o entendimento da memória do trabalho industrial através dos saberes do trabalhador. A trata-se de uma abordagem mista, que recorre a pesquisa Documental para coleta de dados sobre a história industrial da RMPA, utilizando fontes como RAIS e FIERGS, que serão tratados com elementos da estatística descritiva para identificar padrões e tendências e para a análise qualitativa de entrevistas com trabalhadores para interpretar seus saberes e experiências recorre-se a análise de conteúdo. É um estudo aplicado visto que busca a aplicação prática da pesquisa para a preservação do patrimônio e valorização do trabalhador assim como busca descrever as características da memória do trabalho industrial da RMPA. Tem como resultados esperados a criação de um banco de dados sobre a memória do trabalho industrial na RMPA, a produção de um relatório com os resultados da pesquisa, disseminação dos resultados em eventos e publicações e contribuir para a construção de políticas públicas a respeito do tema.
A Memória Do Trabalho Industrial Na Região Metropolitana De Porto Alegre
A formação e o ofício do professor: história, memória e identidade
Linha de Pesquisa:
Line 1 - Teacher Training, Education Theories and Practices
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
A formação de educadores não se restringe ao espaço acadêmico, embora encontre nele um campo fértil para a constituição do sujeito como educador. Esta constituição se estende ao longo de toda a vida da pessoa. Portanto, quando se fala em formação de professores é preciso considerar todo o itinerário percorrido pelo sujeito ao longo da sua vida como educador. Isso inclui a formação recebida ou a ausência dela. Este projeto de pesquisa parte da questão: como a concepção de educação implícita na formação inicial ou permanente dos professores influencia na formação da sua identidade como educador? Esta pergunta se desdobra em outra: como pode ser pensado um programa de formação de professores que seja humanizador e forme educadores conscientes da sua identidade? O objetivo é propor itinerários formativos para professores que tenham em vista fortalecer a identidade do educador a partir de um olhar humanizador. Para o desenvolvimento do projeto serão estudados referenciais teóricos que ajudem a formar uma base consistente para que sejam pensados itinerários formativos para educadores. Ao longo do desenvolvimento do projeto, o pesquisador, como participante de comissões encarregadas pela formação na Província La Salle Brasil-Chile, utilizará os elementos da pesquisa como referencial para a construção de itinerários formativos para educadores da Rede La Salle de educação. Além disso, ao longo da pesquisa está prevista a publicação de artigos em periódicos qualificados, de preferência A1 e A2, bem como a divulgação dos resultados em eventos de impacto na área.
A formação e o ofício do professor: história, memória e identidade
Ações educativas do Museu Histórico La Salle
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Memória, cultura e identidade
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Como museu universitário, com museografia voltada para relatar as escolas e educação lassalista ao longo do tempo, o Museu Histórico La Salle (MAHLS) promove o estudo, a conservação, a socialização de suas coleções, a fruição do patrimônio cultural por diversos públicos e o seu estudo, tanto por pesquisadores da Universidade La Salle, como por aqueles exteriores a ela. Com o objetivo geral de executar ações educativas adequadas à missão e à vocação do MAHLS, em diálogo com: a missão da Universidade La Salle, o Plano Museológico do Museu para o quadriênio 2017-2020, Plano de Desenvolvimento Institucional e Políticas e Programas de Extensão. Para melhor atingir aos propósitos museológicos, apresenta-se o projeto ―Ações educativas do Museu Histórico La Salle (MAHLS)‖. Especificamente, pretende-se: (1) possibilitar a transposição didática de conhecimentos produzidos no MAHLS para as comunidades e grupos dos espaços de atuação da Universidade La Salle; (2) promover a cidadania, a inclusão e os direitos humanos; e (3) incentivar a parceria com instituições e entidades nacionais e internacionais. Teoricamente, trabalha-se a extensão, compreendendo-a como forma de executar ações que são fundamentais para os compromissos sociopolíticos do museu, com foco em comunicação e educação. Para tanto, leva-se em conta, para além do que é básico, ou seja, preservar e disponibilizar acervos, as questões relacionais, já que o museu afeta e é afetado pelo social. Metodologicamente, as ações educativas que resultam de demandas internas e externas, estão organizadas levando em consideração metas temporais e quantitativas. A avaliação do projeto será realizada por meio de dimensões estratégicas e indicadores voltados para o universo acadêmico e para as relações da Universidade com a comunidade. Palavras-Chave: MAHLS. Projeto de Extensão. Ações educativas.
Ações educativas do Museu Histórico La Salle
Cultura e Memória na Era Digital: Dinâmicas Sócio-Urbanas em Ambientes Digitais
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Memória e linguagens culturais
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
O avanço da digitalização tem transformado profundamente as dinâmicas culturais e sociais, especialmente em contextos urbanos, configurando as mídias sociais como espaços privilegiados para a troca cultural, construção de memórias coletivas e representação de culturas locais. Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar como as dinâmicas culturais em plataformas digitais, especialmente mídias sociais, promovem a troca cultural, a construção da memória coletiva em contextos urbanos e a representação de culturas locais em espaços geográficos e virtuais diversos. Como objetivos específicos, propõe: analisar as práticas e expressões culturais de grupos urbanos em ambientes digitais, identificando como estas contribuem para a troca e preservação cultural; examinar as interações e a convivência entre indivíduos e grupos em espaços virtuais e como elas influenciam a construção de identidades e memórias coletivas; avaliar o impacto das plataformas digitais na representação de culturas locais e no fortalecimento de identidades culturais em contextos híbridos (físico e virtual); e identificar desafios e oportunidades na preservação e ressignificação da memória cultural em ambientes digitais. Para alcançar os objetivos propostos, será adotada uma abordagem qualitativa com base na netnografia (Kozinets, 2014), método que permite a imersão e análise de práticas culturais em espaços virtuais. A coleta de dados será realizada em diferentes espaços digitais, com foco em grupos urbanos que promovem narrativas culturais relevantes. Os dados serão analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2016), possibilitando a identificação de padrões, temas e categorias relacionados às práticas culturais e memórias compartilhadas nesses espaços. Espera-se que o estudo contribua para o campo interdisciplinar das ciências sociais e tecnológicas, ampliando a compreensão sobre cibercultura, memória e cultura em ambientes digitais. Além disso, almeja-se oferecer diretrizes para a valorização e preservação de memórias culturais em um mundo cada vez mais digitalizado, fortalecendo políticas de preservação e promovendo discussões sobre a relevância das tecnologias digitais na formação de identidades culturais urbanas.
Cultura e Memória na Era Digital: Dinâmicas Sócio-Urbanas em Ambientes Digitais
Desafios Contemporâneos por Mini-Histórias: Documentação, Memórias e Narrativas Pedagógicas
Coordenador(a):
Elaine Conte
E-mail:
elaine.conte@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Memória e linguagens culturais
Fomento:
Edital FAPERGS 09/2023 - Programa Pesquisador Gaúcho-PQG
Resumo: A proposta de investigação Desafios Contemporâneos por Mini-Histórias: Documentação, Memórias e Narrativas Pedagógicas tem como objetivo apoiar os professores na construção contínua de registros das práticas pedagógicas na Educação Infantil (EI) e nos Anos Iniciais (AI). As mini-histórias carregam marcas de diferentes ações performatizadas por imagens e histórias narradas, apoiando as relações e os desafios da atualidade para pensar com os participantes, materializando formas de agir no mundo à autocompreensão das crianças em coautoria com os professores. Trata-se de uma pesquisa-ação-formação com os professores de quatro escolas da região metropolitana de Porto Alegre/RS, que busca, fundamentalmente, respostas aos seguintes questionamentos: Como trabalhar pedagogicamente a construção de registros na educação básica se, ao mesmo tempo, há uma desvalorização das experiências de documentação pedagógica no cotidiano escolar? Quais princípios sustentam a pesquisa sobre mini-histórias e como elas podem transformar a realidade? Pretende-se estabelecer uma rede de pesquisa cooperativa, para explorar tais experiências em relações com a prática pedagógica, por meio do assessoramento e formação de professores das escolas, engajando os professores em discussões sobre a documentação pedagógica, sistematização de registros, metodologias e avaliação educacional, tendo como objetivo comum construir um referencial para a produção cultural de mini-histórias. Tal trabalho de pesquisa requer a adoção de diferentes posturas no campo da formação humana e social desde a infância e novas sensibilidades no decorrer dos processos pedagógicos, aqui propostos pela construção de mini-histórias e registros para ampliar o leque de conhecimentos, temas, ritmos e sentidos humanos, trazendo impactos formativos e educacionais de constituir a infância como cidadania.
Desafios Contemporâneos por Mini-Histórias: Documentação, Memórias e Narrativas Pedagógicas
Documentação Pedagógica por Mini-Histórias: laboratórios científico-tecnológicos e ateliês de formação
Coordenador(a):
Elaine Conte
E-mail:
elaine.conte@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Memória e linguagens culturais
Fomento:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
A proposta de investigação Documentação Pedagógica por Mini-Histórias: laboratórios científico-tecnológicos e ateliês de formação busca apoiar os professores na construção permanente de registros da prática pedagógica da Educação Infantil (EI) e de Anos Iniciais (AI)no cenário atual. Trata-se de criar estratégias para espaços de experimentação e realização de mini-histórias, que conjugam imagem/fotos e narrativa/palavras, símbolos visuais e signos do cotidiano escolar, promovendo o desenvolvimento científico-tecnológico de professores no trabalho cotidiano com capacidade crítica. A ideia é investigar, a partir da pesquisa-formação somada à dimensão praxiológica, experiências de documentação e construir laboratórios e ateliês de mini-histórias na EI e AI. Com base na perspectiva das escolas de Reggio Emilia, no trabalho interdisciplinar e coletivo, calcado num programa educacional, político, ético e estético, projetamos ações conjuntas para o desenvolvimento de mini-histórias entre o Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação e uma rede de pesquisadores (da UnB; UFPel; UNIR; UMA/México) e os professores de quatro escolas da região metropolitana de Porto Alegre/RS, voltados à formação e à produção de livros de mini-histórias em uma cultura audiovisual, ateliês de formação. Ao debater sobre as mini-histórias à construção de uma pedagogia das imagens e à apropriação de sentidos produzidos nas interações com as culturas da infância, despertamos a importância dos registros pedagógicos que visibilizam e constituem histórias e vínculos formativos (entre crianças, professores, famílias e escolas), para o desenvolvimento de conhecimentos científico-tecnológicos e socioculturais, repercutindo na produção de práticas compartilhadas. A proposta visa também desenvolver o letramento científico e tecnológico das professoras e de estudantes da Educação Básica, a partir de estudos coordenados pela proponente. Centra-se em um estudo que promove intervenções na formação de professores e para o letramento científico e tecnológico no mundo digital, configurando potencial para produção de impacto científico. Pretende-se estabelecer uma rede de pesquisa cooperativa, para explorar tais experiências em relações com a prática pedagógica, por meio do assessoramento e formação de professores das escolas, engajando os professores em discussões sobre a documentação pedagógica, sistematização de registros, metodologias e avaliação educacional, tendo como objetivo comum construir um referencial para a produção cultural de mini-histórias.
Documentação Pedagógica por Mini-Histórias: laboratórios científico-tecnológicos e ateliês de formação
Escritas de si e as memórias em silenciamento
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Memória e linguagens culturais
O projeto de pesquisa volta-se às escritas de si como estudo de memórias e silenciamentos existentes em publicações da literatura brasileira e suas reflexões em futuras publicações. Desde o início dos primeiros registros de textos considerados como literatura genuinamente brasileira ou com indícios de assim o serem, há memórias e descrições de momentos vivenciados por pessoas que deixaram suas marcas e tentaram evitar a continuidade de seus silenciamentos. Consideraremos como texto literário as produções escritas e orais, as quais chamaremos de oralitura advindas das bibliotecas vivas, ritual de escrita de memórias de iniciados nas religiões de matriz afro. A partir dessa constatação, temos como problema de pesquisa o estudo da forma como os textos literários submergem memórias silenciadas nas escritas de si a partir de situações traumáticas vivenciadas, escritas e/ou advindas da oralitura a partir da formação de bibliotecas vivas. O objetivo geral é elucidar memórias silenciadas e ou traumáticas, bem como superações de adversidades reveladas em escritas de si, que estejam materializadas em textos literários escritos e em conversas ou depoimentos textualizados.A metodologia a ser utilizada diz respeito a estudos bibliográficos referentes a leituras de textos literários que tragam memórias traumáticas e suas repercussões sociais, bem como serão ouvidas pessoas imigrantes acolhidas na cidade de Esteio-RS. Da mesma forma, serão estudados os livros da série de contos da Editora Unilasalle, produzidos pelos acadêmicos da universidade quanto aos aspectos memoriais e silenciamentos existentes nas narrativas. Espera-se com esta pesquisa que sejam melhor compreendidos os traumas e dificuldades enfrentadas por escritores, por imigrantes e por estudantes universitários. Para este estudo serão considerados como autores teóricos de base Halbwachs (2003), Ricceur (2007), Huston (2010), Assmann (2011), Candau (2012), Le Goff (2013), Bernd e Kayser (2017), Harari (2018), Bernd (2018), entre outros.
Escritas de si e as memórias em silenciamento
Etnopaisagens, patrimônio etnológico e jogos de memórias: etnografias em contextos metropolitanos
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Memória, cultura e identidade
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
O projeto Etnopaisagens, patrimônio etnológico e jogos de memórias: etnografias em contextos metropolitanos vincula-se à linha de pesquisa Memória, Cultura e Identidade do Programa em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, Canoas/RS. Tem como objetivo geral investigar o fenômeno da memória à luz do patrimônio etnológico da cidade, por meio do estudo de narrativas biográficas e trajetórias de habitantes da região metropolitana de Porto Alegre/Vale dos Sinos, na sua relação com as paisagens e territorialidades urbanas, podendo englobar outras localidades. Tanto o locus de investigação quanto o universo de pesquisa não são aqui absolutos, ao contrário, abrem-se para os objetos de investigação dos orientandos/coorientandos, bem como dos parceiros institucionais de pesquisa, quando for o caso. As narrativas serão registradas e organizadas na forma de texto, som e imagem a fim de compor um acervo de coleções etnográficas. O acervo deve subsidiar a criação de um banco de dados multimídia sobre o fenômeno da memória e patrimônio etnológico, integrando-se a outros resultados de pesquisa de docentes e discentes vinculados ao projeto. Do ponto de vista teórico-metodológico, o projeto filia-se à etnografia da duração, por meio da qual as categorias cidade, paisagem, memória, patrimônio etnológico e territorialidades são analisadas em uma perspectiva espaço-temporal, fazendo convergir outras categorias explicativo-interpretativas tais como: identidade, relações étnico-raciais, itinerários urbanos, trajetórias, ocupação urbana etc. A constituição do banco de dados e o compartilhamento público através de repositório digital de pesquisa dar-se-á pela parceria com o Banco de Imagens e Efeitos Visuais BIEV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde a proponente atua como pesquisadora associada.
Etnopaisagens, patrimônio etnológico e jogos de memórias: etnografias em contextos metropolitanos
Hub Pró Reciclagem para conscientização ambiental (Fapergs PqG)
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Memória e gestão cultural
Fomento:
Chamada Fapergs Pesquisador Gaúcho 09/23. Processo: 24/2551-0001431-4
Em Canoas/RS, 92,3 dos resíduos recicláveis vão parar no aterro sanitário de forma errônea e acabam sendo subaproveitadas. Uma das possíveis causas é a falta de educação ambiental da população. Assim, se identifica uma lacuna passível de investigação quando analisada a partir das bases teóricas da dissonância cognitiva. Desta forma, propõe-se que a educação ambiental possa favorecer o espírito/cultura do cooperativismo a partir de um portal que centraliza informações e congrega diversos atores de distintas esferas. O mesmo será projetado para produzir uma mudança comportamental pró reciclagem nos cidadãos/usuários. O objetivo é criar um espaço de aprendizagem centralizado na criação de um portal (Hub Pró-Reciclagem), servindo como repositório memorial de mudança comportamental em favor da reciclagem como ferramenta de impacto social e econômico para cooperativas de catadores. O portal (Hub Pró-Reciclagem) servirá como um projeto piloto para a criação da Tecnologia Social Hub Pró-Reciclagem, uma vez que será escalável para outros municípios brasileiros, viabilizado por tutoriais e outros materiais de educação ambiental em um serviço de hospedagem gratuito. A originalidade centra-se sobre as dissonâncias cognitivas dos cidadãos em relação à reciclagem, suplantando o calcanhar de Aquiles dos projetos de educação ambiental. O projeto possui relevância ambiental (reutilização de materiais que iriam para aterro sanitário), social (abrandamento da situação de vulnerabilidade social) e econômica (aumento de postos de trabalho e faturamento das cooperativas, economia aos cofres públicos). A aplicabilidade refere-se ao desenho e construção do portal de maneira simples, intuitiva e replicável. A metodologia baseia-se no design science research, com uma fase qualitativa (tomada de consciência do problema e identificação das dissonâncias cognitivas dos cidadãos por meio da etnometodologia), seguida das fases de sugestões (utilizando-se mecanismos de mudança comportamental), desenvolvimento, conclusão da aplicação e acompanhamento (Chamada Fapergs Pesquisador Gaúcho 09/23. Processo: 24/2551-0001431-4) CONSEPE 99/2024.
Hub Pró Reciclagem para conscientização ambiental (Fapergs PqG)
Memória Lassalista
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Memória, cultura e identidade
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
O Projeto de Pesquisa Memória Lassalista é motivado pelo Grupo de Pesquisa Temáticas Lassalistas do Programa de Pós-Graduação em Educação, bem como do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, do Museu Histórico La Salle e da Província La Salle Brasil-Chile. Sua principal ação, BioLaSalle: narrativas biográficas de Irmãos Lassalistas, tem como objetivo a produção literária e acadêmica, com o objetivo de preservar a história e memória dos Irmãos que marcaram a trajetória educacional entre os lassalistas. A iniciativa parte da valorização das memórias individuais como forma de compreender os contextos históricos, sociais e culturais em que esses religiosos estiveram inseridos, destacando suas contribuições para a formação de comunidades educativas baseadas em princípios humanos, éticos e cristãos. Alinhado à missão lassalista — que tem como pilares a fé, a fraternidade e o zelo, e que defende uma educação integral voltada à transformação social, especialmente dos mais vulneráveis — o projeto busca fortalecer a identidade institucional e o legado pedagógico deixado por eles. Por meio da história oral e da análise de documentos históricos, as narrativas são coletadas e sistematizadas a partir de entrevistas e registros presentes nos acervos do Museu Histórico La Salle (MAHLS) e da Província La Salle Brasil-Chile. Os relatos, além de reconstruírem trajetórias marcadas pela dedicação e compromisso com a educação, são interpretados dentro de uma perspectiva temática, oferecendo um panorama rico das práticas, valores e desafios enfrentados ao longo do tempo. Os resultados esperados incluem a ampliação do acervo de memórias lassalistas disponíveis para consulta e uso pedagógico, a publicação das narrativas em diferentes formatos acessíveis ao público e o incentivo a novas pesquisas no campo da Memória Social e dos Bens Culturais e da educação confessional. Assim, a ação BioLaSalle não apenas preserva o passado, mas também inspira o presente e projeta o futuro de uma educação transformadora e comprometida com a dignidade humana.
Memória Lassalista
Memória Organizacional nos Processos de Avaliação da Universidade La Salle: Estudo dos Planos de Desenvolvimento Institucional (2010-2025)
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Memória e gestão cultural
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Este projeto de inserção docente no PPG Memória Social e Bens Culturais propõe a investigação da memória organizacional na Universidade La Salle, no que se refere aos processos de avaliação externa do SINAES e os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) entre 2010 e 2025. A memória organizacional possui papel fundamental nos processos de avaliação institucional, uma vez que ela conecta os dados, informações e conhecimentos acumulados ao longo do percurso institucional, importante para a melhoria dos resultados em futuras avaliações, constituído como calcanhar de Aquiles das IES em processo avaliativo. Diante disso, o objetivo geral é analisar como a memória organizacional relativa aos processos de avaliação externa do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) da Universidade La Salle, se estrutura a partir do estudo dos três Planos de Desenvolvimento Institucional (2010-2025). A abordagem metodológica é qualitativa, descritiva do tipo estudo de caso, analisando dados primários (entrevistas, grupos focais) e secundários (documentos, PDIs, evidências, relatórios, etc.) por meio da análise de conteúdo. Como resultados, espera-se o desenvolvimento de uma tecnologia para que o acervo documental fique mais acessível, promovendo melhorias nos processos avaliativos e de gestão.
Memória Organizacional nos Processos de Avaliação da Universidade La Salle: Estudo dos Planos de Desenvolvimento Institucional (2010-2025)
Memórias de Imigrantes: Histórias de Vida e (Re)Construção de Identidades
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Memória, cultura e identidade
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Este projeto de pesquisa, a partir do campo de estudos em memória social, busca articulação com o propósito do projeto Universidade La Salle Inclui, contribuindo com possibilidades de construção de memórias. O objetivo geral é o de registrar histórias de vida de imigrantes atendidos no projeto Universidade La Salle Inclui. Serão analisados elementos culturais e identitários das populações imigrantes, no contexto de adaptação a novas práticas culturais. A pesquisa resultará na construção de um banco de dados digital de áudio e texto (transcrições das entrevistas) disponível para a consulta da comunidade acadêmica. Também será realizado um mapeamento das instituições de apoio que contribuem para o acolhimento e inserção dos imigrantes na sociedade, bem como para a manutenção de um senso de comunidade, buscando a realização de parcerias. Em relação à metodologia, a pesquisa classifica-se como qualitativa, utilizando técnicas de história oral, como a construção de histórias de vida, com triangulação de diferentes ferramentas para a coleta e análise dos dados. Dentre os resultados esperados, estão a criação de um acervo documental de referência sobre o tema; a contribuição para o desenvolvimento de projetos extensionistas interdisciplinares com estudantes de graduação, abrindo a possibilidade de vinculação com as disciplinas de Projetos Integradores; a captação de estudantes de graduação (em especial do curso de Licenciatura em História) para realização de Iniciação Científica voluntária vinculada ao projeto; o incentivo à produção de TCCs de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado que dialoguem com a temática e as fontes produzidas na pesquisa.
Memórias de Imigrantes: Histórias de Vida e (Re)Construção de Identidades
Mulheres imigrantes em Canoas/RS: constituição de identidades e territórios em diálogo com gênero e sexualidade
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Memória, cultura e identidade
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
O presente projeto insere-se no PPG em Memória Social e Bens Culturais, na Linha de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade e tem como objetivo analisar como se dá a dinâmica de constituição de memórias, identidades e territórios das mulheres imigrantes, considerando os marcadores de gênero esexualidade. Como principal aporte teórico é utilizado o conceito de territóriooriundo dos estudos de Deleuze e Guattari, conceito este que contemplaquestões relacionadas à memória e identidade. Considera-se, também,estudos sobre imigração e a interlocução com gênero e sexualidade. O projetoprevê, a partir da coleta de dados primários e secundários, o mapeamento dedados sobre centros de assistência e instituições de apoio a mulheres migrantes na cidade de Canoas - RS; a descrição acerca das iniciativas e políticas públicas de apoio voltadas para mulheres migrantes na cidade de Canoas - RS; a análise do perfil e das motivações da mulheres migrantes residentes em Canoas; e a verificação de como se dá a constituição de memórias, identidades e territórios dessas mulheres migrantes, considerando questões relativas a gênero e sexualidade. Por fim, objetiva-se sugerir possibilidades de endereçamento de ações inclusivas e de apoio para mulheres migrantes a partir dos achados de pesquisa. Dentre os resultados esperados, almeja-se contribuir para a possibilidade de mapeamento e conhecimento da rede de apoio e a situação de mulheres migrantes na cidade de Canoas - RS; a constituição de políticas inclusivas em esferas públicas e privadas, a partir da análise sobre a constituição de territórios e identidades de mulheres migrantes; a geração de oportunidades de políticas públicas voltadas para a inclusão de mulheres migrantes, especialmente no que diz respeito à gênero e sexualidade e a interlocução com diferentes atores que trabalham tendo como público-alvo mulheres migrantes.
Mulheres imigrantes em Canoas/RS: constituição de identidades e territórios em diálogo com gênero e sexualidade
Observatório La Salle Cultural: Artes, Memória Social e Humanidades
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Memória e gestão cultural
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Promove pesquisas acerca do mundo das artes, da cultura, da Memória Social e das Humanidades no que toca a gestão, as políticas públicas, e suas relações com a dinâmica socioeconômica nas regiões geográficas, do Brasil, do Rio Grande do Sul, do Consinos, do município de Canoas, assim como na área de abrangência política do UNILASSALE, com vistas a oferecer subsídios, aos alunos, professores e pesquisadores da Instituição, bem como visibilizar e visualizar o papel da cultura no sentido de problematizar a contribuição deste importante segmento socioeconômico, assim como se colocar em diálogo com gestor público, o setor produtivo (empresários e trabalhadores), com a sociedade organizada e a comunidade acadêmica com a intenção de intensificar as relações entre Universidade La Salle e a comunidade.
Observatório La Salle Cultural: Artes, Memória Social e Humanidades
Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Memória e gestão cultural
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Promove pesquisas acerca do mundo do trabalho, e de sua relação com a gestão, bem como as políticas públicas, e seus vínculos com a dinâmica econômica nas regiões geográficas, do Brasil, do Rio Grande do Sul, do Consinos, do município de Canoas, assim como na área de abrangência política do UNILASSALE, com vistas a oferecer subsídios, aos alunos, professores e pesquisadores da Instituição, bem como ao setor produtivo, ao setor público e a sociedade civil organizada com a intenção de intensificar as relações entre Universidade La Salle e a comunidade.
Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas
Tendências e Desafios em Educação Matemática na Formação de Professores: Memória, Cultura e Inovação
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Memória e linguagens culturais
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Este projeto se insere no campo da Educação Matemática, mais especificamente voltado à investigação das tendências metodológicas e desafios da docência na formação inicial ou continuada de professores que ensinam matemática, inclusive de seus formadores, em todos os níveis e modalidades de ensino e contextos socioculturais de aprendizagem docente. Neste campo, entende-se por tendências as diferentes abordagens consideradas importantes quando aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem da matemática, como por exemplo a educação matemática crítica, a etnomatemática, a modelagem matemática, o uso de tecnologias, a relação entre escrita e matemática, a resolução de problemas, a história da matemática e o uso do lúdico. O objetivo do trabalho é identificar como essas tendências são abordadas na formação de professores e a relação entre memória, cultura e inovação nos cursos de formação de professores. A metodologia da pesquisa terá caráter qualitativo e será desenvolvida por meio de estudo de caso múltiplo, pretendendo investigar cursos de licenciatura em matemática e em pedagogia na região metropolitana de Porto Alegre. Durante os dois anos de desenvolvimento do projeto, será possível contar com bolsistas do curso de Licenciatura em Matemática EAD, do projeto de Extensão Olimpíada e Clube de Matemática, orientar TCCs, dissertações e teses relacionadas ao tema do projeto tanto no PPGMSBC quanto PPGEDU. Espera-se que o estudo contribua não apenas para mapear o desenvolvimento dessas tendências, mas também qualificar a formação de professores na área. Aprovado no CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE - RESOLUÇÃO N. 006/24, DE 08 DE MARÇO DE 2024.
Tendências e Desafios em Educação Matemática na Formação de Professores: Memória, Cultura e Inovação