A Memória Do Trabalho Industrial Na Região Metropolitana De Porto Alegre
Coordenador(a):
Moisés Waismann
E-mail:
moises.waismann@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Memória, Cultura e Gestão
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Este projeto busca explorar a memória do trabalho industrial na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), articulando os campos da memória social, patrimônio industrial e saberes do trabalhador. A RMPA, com sua rica história industrial e diversidade cultural, oferece um campo fértil para essa investigação. A pesquisa se justifica pela relevância de preservar a identidade cultural da região, valorizar o trabalho e o trabalhador, e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e projetos de turismo industrial. Tem como objetivos geral: Aproximar os campos da Memória Social e do Patrimônio Industrial, por meio dos saberes do trabalho nas indústrias da RMPA, construindo a memória do trabalho industrial que são desdobrados em: Compreender a relação das indústrias da RMPA no desenvolvimento regional; construir os saberes do trabalho como Patrimônio Industrial Imaterial e Produzir o entendimento da memória do trabalho industrial através dos saberes do trabalhador. A trata-se de uma abordagem mista, que recorre a pesquisa Documental para coleta de dados sobre a história industrial da RMPA, utilizando fontes como RAIS e FIERGS, que serão tratados com elementos da estatística descritiva para identificar padrões e tendências e para a análise qualitativa de entrevistas com trabalhadores para interpretar seus saberes e experiências recorre-se a análise de conteúdo. É um estudo aplicado visto que busca a aplicação prática da pesquisa para a preservação do patrimônio e valorização do trabalhador assim como busca descrever as características da memória do trabalho industrial da RMPA. Tem como resultados esperados a criação de um banco de dados sobre a memória do trabalho industrial na RMPA, a produção de um relatório com os resultados da pesquisa, disseminação dos resultados em eventos e publicações e contribuir para a construção de políticas públicas a respeito do tema.
A Memória Do Trabalho Industrial Na Região Metropolitana De Porto Alegre
A formação e o ofício do professor: história, memória e identidade
Coordenador(a):
Clóvis Trezzi
E-mail:
clovis.trezzi@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
A formação de educadores não se restringe ao espaço acadêmico, embora encontre nele um campo fértil para a constituição do sujeito como educador. Esta constituição se estende ao longo de toda a vida da pessoa. Portanto, quando se fala em formação de professores é preciso considerar todo o itinerário percorrido pelo sujeito ao longo da sua vida como educador. Isso inclui a formação recebida ou a ausência dela. Este projeto de pesquisa parte da questão: como a concepção de educação implícita na formação inicial ou permanente dos professores influencia na formação da sua identidade como educador? Esta pergunta se desdobra em outra: como pode ser pensado um programa de formação de professores que seja humanizador e forme educadores conscientes da sua identidade? O objetivo é propor itinerários formativos para professores que tenham em vista fortalecer a identidade do educador a partir de um olhar humanizador. Para o desenvolvimento do projeto serão estudados referenciais teóricos que ajudem a formar uma base consistente para que sejam pensados itinerários formativos para educadores. Ao longo do desenvolvimento do projeto, o pesquisador, como participante de comissões encarregadas pela formação na Província La Salle Brasil-Chile, utilizará os elementos da pesquisa como referencial para a construção de itinerários formativos para educadores da Rede La Salle de educação. Além disso, ao longo da pesquisa está prevista a publicação de artigos em periódicos qualificados, de preferência A1 e A2, bem como a divulgação dos resultados em eventos de impacto na área.
A formação e o ofício do professor: história, memória e identidade
As Narrativas de Memória e Reconhecimento Social das Trabalhadoas em Cargos de Liderança nos Setores Produtivos da RMPA: Promoção de Igualdade de Gênero
Coordenador(a):
Estelamaris de Barros Dihl
E-mail:
estelamaris.dihl@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Memória, Cultura e Gestão
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
O protagonismo das mulheres em cargos de liderança no mercado de trabalho no setor produtivo ainda é desafiador e motivado por modelos discriminatórios e segregatórios. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) vem motivando no Brasil a implantação de políticas de promoção de igualdade de gênero em todos os setores produtivos. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa é produzir as narrativas memoriais sobre o reconhecimento social das mulheres trabalhadoras nos setores produtivos que ocupam cargos de lideranças e nas políticas de promoção de
igualdade de gênero, nos distritos dos setores produtivos nos municípios de Cachoeirinha, Gravataí e Canoas nos últimos 5 anos (2019-2024) a luz da teoria de Axel Honneth. Os objetivos específicos são: 1) Contextualizar e analisar historicamente as categorias de reconhecimento social através das narrativas memoriais nas empresas do setor produtivo que possuem mulheres em cargos de lideranças nos municípios, com prioridade para aquelas empresas aquelas consideradas de grande porte nos distritos de Cachoeirinha, Gravataí e Canoas nos últimos 5 anos. 2) Analisar através das narrativas de memórias os processos de institucionalização dessas lideranças femininas e as práticas de gestão que geram
reconhecimento social nos distritos dos setores produtivos gaúchos selecionados. 3) Analisar as trajetórias normativas das mulheres no mercado de trabalho, explorando gestões tradicionais e inovadores na promoção de políticas de igualdade de gênero, os padrões legais, as políticas de gênero, as visões divergentes e conexões, desenvolvendo as dimensões a partir do reconhecimento social. Adota-se como proposta metodológica, com abordagem qualitativa, descritiva, onde os dados serão produzidos através de pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Infere-se, que as entrevistadas, mesmo exercendo lideranças, ainda estejam inseridas em situações de conflitos e desrespeito, e falta de reconhecimento social que pretende ser documentada através da memória social.
As Narrativas de Memória e Reconhecimento Social das Trabalhadoas em Cargos de Liderança nos Setores Produtivos da RMPA: Promoção de Igualdade de Gênero
Ações educativas do Museu Histórico La Salle
Coordenador(a):
Cleusa Maria Gomes Graebin
E-mail:
cleusa.graebin@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Memória, Cultura e Identidade
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Como museu universitário, com museografia voltada para relatar as escolas e educação lassalista ao longo do tempo, o Museu Histórico La Salle (MAHLS) promove o estudo, a conservação, a socialização de suas coleções, a fruição do patrimônio cultural por diversos públicos e o seu estudo, tanto por pesquisadores da Universidade La Salle, como por aqueles exteriores a ela. Com o objetivo geral de executar ações educativas adequadas à missão e à vocação do MAHLS, em diálogo com: a missão da Universidade La Salle, o Plano Museológico do Museu para o quadriênio 2017-2020, Plano de Desenvolvimento Institucional e Políticas e Programas de Extensão. Para melhor atingir aos propósitos museológicos, apresenta-se o projeto ―Ações educativas do Museu Histórico La Salle (MAHLS)‖. Especificamente, pretende-se: (1) possibilitar a transposição didática de conhecimentos produzidos no MAHLS para as comunidades e grupos dos espaços de atuação da Universidade La Salle; (2) promover a cidadania, a inclusão e os direitos humanos; e (3) incentivar a parceria com instituições e entidades nacionais e internacionais. Teoricamente, trabalha-se a extensão, compreendendo-a como forma de executar ações que são fundamentais para os compromissos sociopolíticos do museu, com foco em comunicação e educação. Para tanto, leva-se em conta, para além do que é básico, ou seja, preservar e disponibilizar acervos, as questões relacionais, já que o museu afeta e é afetado pelo social. Metodologicamente, as ações educativas que resultam de demandas internas e externas, estão organizadas levando em consideração metas temporais e quantitativas. A avaliação do projeto será realizada por meio de dimensões estratégicas e indicadores voltados para o universo acadêmico e para as relações da Universidade com a comunidade. Palavras-Chave: MAHLS. Projeto de Extensão. Ações educativas.
Ações educativas do Museu Histórico La Salle
Cultura e Memória na Era Digital: Dinâmicas Sócio-Urbanas em Ambientes Digitais
Coordenador(a):
Douglas Vaz
E-mail:
douglas.vaz@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Memória e Linguagens Culturais
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
O avanço da digitalização tem transformado profundamente as dinâmicas culturais e sociais, especialmente em contextos urbanos, configurando as mídias sociais como espaços privilegiados para a troca cultural, construção de memórias coletivas e representação de culturas locais. Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar como as dinâmicas culturais em plataformas digitais, especialmente mídias sociais, promovem a troca cultural, a construção da memória coletiva em contextos urbanos e a representação de culturas locais em espaços geográficos e virtuais diversos. Como objetivos específicos, propõe: analisar as práticas e expressões culturais de grupos urbanos em ambientes digitais, identificando como estas contribuem para a troca e preservação cultural; examinar as interações e a convivência entre indivíduos e grupos em espaços virtuais e como elas influenciam a construção de identidades e memórias coletivas; avaliar o impacto das plataformas digitais na representação de culturas locais e no fortalecimento de identidades culturais em contextos híbridos (físico e virtual); e identificar desafios e oportunidades na preservação e ressignificação da memória cultural em ambientes digitais. Para alcançar os objetivos propostos, será adotada uma abordagem qualitativa com base na netnografia (Kozinets, 2014), método que permite a imersão e análise de práticas culturais em espaços virtuais. A coleta de dados será realizada em diferentes espaços digitais, com foco em grupos urbanos que promovem narrativas culturais relevantes. Os dados serão analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2016), possibilitando a identificação de padrões, temas e categorias relacionados às práticas culturais e memórias compartilhadas nesses espaços. Espera-se que o estudo contribua para o campo interdisciplinar das ciências sociais e tecnológicas, ampliando a compreensão sobre cibercultura, memória e cultura em ambientes digitais. Além disso, almeja-se oferecer diretrizes para a valorização e preservação de memórias culturais em um mundo cada vez mais digitalizado, fortalecendo políticas de preservação e promovendo discussões sobre a relevância das tecnologias digitais na formação de identidades culturais urbanas.
Cultura e Memória na Era Digital: Dinâmicas Sócio-Urbanas em Ambientes Digitais
De Senhoras do Sagrado a Guardiões da Memória: epistemologias outras na formação continuada de professores
Coordenador(a):
Gilberto Ferreira da Silva
E-mail:
gilberto.silva@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Memória, Cultura e Identidade
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Esta proposta de pesquisa dá continuidade ao trabalho iniciado em pesquisa anterior (2022-24), voltando-se agora ao público masculino, uma vez que as catástrofes climáticas que se abateram sobre o estado do Rio Grande do Sul, em maio de 2024, obrigando o deslocamento forçado da população de suas casas para abrigos públicos improvisados. Tal situação acabou impedindo a realização da proposta de pesquisa, originalmente idealizada. Como medida de adaptação centrou-se o estudo com líderes de religiões de matriz africana do gênero feminino (Mães-de-santo), o que acabou por estimular, de forma inusitada, a criação e publicação de uma coleção, composta por quatro obras de caráter infato-juvenil, denominada: Senhoras do Sagrado (no prelo). Esta coleção sintetiza as trajetórias das ialorixás com as quais tivemos oportunidade de conversar. Um dos traços evidentes das narrativas é marcado pelo esfacelamento da memória, fragmentos reunidos que esforçam-se por constituir um conjunto coeso e que faça sentido para quem produz a narrativa e para os que habitam o seu entorno social e afetivo. A insurgência da população negra, em reivindicar espaços onde se produzem respostas criativas, como é o caso das Comunidades Tradicionais de Terreiro, se levantam contra os apagamentos impostos por grupos hegemônicos, desvelando o que ficou oculto pela diferença colonial. Na escuta atenta, durante os diálogos (conversas), observou-se a proeminência do lugar de fala, indiciando elementos que apontam para a superação das narrativas fraturadas, e é neste espaço discursivo que se localiza a emergência das sabedorias ancestrais insurgentes. Asssim posto, o acesso às histórias, conhecimentos e sabedorias alinham-se ao que preconiza a lei 10.639/03. Tal dinâmica nos impele a apresentar esta proposta de pesquisa, no sentido de complementaridade à pesquisa que antecedeu. Assim, o objetivo é o de conhecer, mapear e descrever, pela escuta ativa de sábios (griôts/djélis) das comunidades de terreiro (Pais-de-santo) do Município de Canoas(Rs), os saberes ancestrais que insurgem e se renovam no tempo presente, alimentando formas de (re) existência outras. Nestes lugares de travessias circulam, se produzem e se mantêm saberes ancestrais insurgentes, apontando para horizontes de sentidos, contemplando mais do que visões de mundo, indicando cosmopercepções. As metodologias são colocadas sob rasura, possibilidades outras de produção horizontal do conhecimento são buscadas (narrativas, do estar com, das existencialidades expressadas na arena do cotidiano da vida). Metodologicamente o estudo se ampara na ideia de uma escuta que maximiza a importância da pergunta que provêm de quem, em estudos clássicos de pesquisa, seria o objeto, ou seja, aquele que responde, que oferece o dado; neste estudo é compreendido como participante, portanto, aquele que também faz a pergunta. O estudo propõe exercitar a criação de estratégias formativas transformadoras, inspiradas nas práticas cotidianas das Comunidades de Terreiro, onde educadores e sábios possam se alternar nas construções e vivências de espaços de saber. Práticas cotidianas que inspiram e podem contribuir para configurar modos outros de produzir a formação continuada de professores.
De Senhoras do Sagrado a Guardiões da Memória: epistemologias outras na formação continuada de professores
Desafios Contemporâneos por Mini-Histórias: Documentação, Memórias e Narrativas Pedagógicas
Coordenador(a):
Elaine Conte
E-mail:
elaine.conte@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Memória e Linguagens Culturais
Fomento:
Edital FAPERGS 09/2023 - Programa Pesquisador Gaúcho-PQG
A proposta de investigação Desafios Contemporâneos por Mini-Histórias: Documentação, Memórias e Narrativas Pedagógicas tem como objetivo apoiar os professores na construção contínua de registros das práticas pedagógicas na Educação Infantil (EI) e nos Anos Iniciais (AI). As mini-histórias carregam marcas de diferentes ações performatizadas por imagens e histórias narradas, apoiando as relações e os desafios da atualidade para pensar com os participantes, materializando formas de agir no mundo à autocompreensão das crianças em coautoria com os professores. Trata-se de uma pesquisa-ação-formação com os professores de quatro escolas da região metropolitana de Porto Alegre/RS, que busca, fundamentalmente, respostas aos seguintes questionamentos: Como trabalhar pedagogicamente a construção de registros na educação básica se, ao mesmo tempo, há uma desvalorização das experiências de documentação pedagógica no cotidiano escolar? Quais princípios sustentam a pesquisa sobre mini-histórias e como elas podem transformar a realidade? Pretende-se estabelecer uma rede de pesquisa cooperativa, para explorar tais experiências em relações com a prática pedagógica, por meio do assessoramento e formação de professores das escolas, engajando os professores em discussões sobre a documentação pedagógica, sistematização de registros, metodologias e avaliação educacional, tendo como objetivo comum construir um referencial para a produção cultural de mini-histórias. Tal trabalho de pesquisa requer a adoção de diferentes posturas no campo da formação humana e social desde a infância e novas sensibilidades no decorrer dos processos pedagógicos, aqui propostos pela construção de mini-histórias e registros para ampliar o leque de conhecimentos, temas, ritmos e sentidos humanos, trazendo impactos formativos e educacionais de constituir a infância como cidadania.
Desafios Contemporâneos por Mini-Histórias: Documentação, Memórias e Narrativas Pedagógicas
Documentação Pedagógica por Mini-Histórias: laboratórios científico-tecnológicos e ateliês de formação
Coordenador(a):
Elaine Conte
E-mail:
elaine.conte@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Memória e Linguagens Culturais
Fomento:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
A proposta de investigação Documentação Pedagógica por Mini-Histórias: laboratórios científico-tecnológicos e ateliês de formação busca apoiar os professores na construção permanente de registros da prática pedagógica da Educação Infantil (EI) e de Anos Iniciais (AI)no cenário atual. Trata-se de criar estratégias para espaços de experimentação e realização de mini-histórias, que conjugam imagem/fotos e narrativa/palavras, símbolos visuais e signos do cotidiano escolar, promovendo o desenvolvimento científico-tecnológico de professores no trabalho cotidiano com capacidade crítica. A ideia é investigar, a partir da pesquisa-formação somada à dimensão praxiológica, experiências de documentação e construir laboratórios e ateliês de mini-histórias na EI e AI. Com base na perspectiva das escolas de Reggio Emilia, no trabalho interdisciplinar e coletivo, calcado num programa educacional, político, ético e estético, projetamos ações conjuntas para o desenvolvimento de mini-histórias entre o Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação e uma rede de pesquisadores (da UnB; UFPel; UNIR; UMA/México) e os professores de quatro escolas da região metropolitana de Porto Alegre/RS, voltados à formação e à produção de livros de mini-histórias em uma cultura audiovisual, ateliês de formação. Ao debater sobre as mini-histórias à construção de uma pedagogia das imagens e à apropriação de sentidos produzidos nas interações com as culturas da infância, despertamos a importância dos registros pedagógicos que visibilizam e constituem histórias e vínculos formativos (entre crianças, professores, famílias e escolas), para o desenvolvimento de conhecimentos científico-tecnológicos e socioculturais, repercutindo na produção de práticas compartilhadas. A proposta visa também desenvolver o letramento científico e tecnológico das professoras e de estudantes da Educação Básica, a partir de estudos coordenados pela proponente. Centra-se em um estudo que promove intervenções na formação de professores e para o letramento científico e tecnológico no mundo digital, configurando potencial para produção de impacto científico. Pretende-se estabelecer uma rede de pesquisa cooperativa, para explorar tais experiências em relações com a prática pedagógica, por meio do assessoramento e formação de professores das escolas, engajando os professores em discussões sobre a documentação pedagógica, sistematização de registros, metodologias e avaliação educacional, tendo como objetivo comum construir um referencial para a produção cultural de mini-histórias.
Documentação Pedagógica por Mini-Histórias: laboratórios científico-tecnológicos e ateliês de formação
Educação Empreendedora: A Convergência da Memória, Inovação e Tecnologias Digitais
Coordenador(a):
Ingridi Vargas Bortolaso
E-mail:
ingridi.bortolaso@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Memória, Cultura e Gestão
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
O presente estudo lança luz sobre as implicações entre inovação, tecnologias digitais e estudos no campo da memória social para as práticas educativas contemporâneas. A educação empreendedora, entendida como uma metodologia que coloca o aprendente no centro do processo de aprendizagem, cria um ambiente educacional rico e dinâmico, onde os aprendentes são encorajados a aprender a partir das experiências, inovar no presente e usar tecnologia para moldar o futuro. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar as dinâmicas de interação entre inovações e tecnologias digitais com o campo de estudos de memória social na educação, buscando compreender as implicações desta interseção para práticas educativas contemporâneas. A metodologia apresenta uma abordagem qualitativa e será desenvolvida por meio do estudo de caso múltiplo. O objeto de estudo concentra-se em instituições participantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), que refere-se ao maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul (RS), composto por 14 Instituições de Ensino, espalhadas por todo o RS. Assim, o estudo abordará uma universidade de cada região definida pela delimitação do Programa Inova/RS, selecionando instituições com cursos de licenciatura ativos, garantindo representatividade e diversidade regional dentro do Rio Grande do Sul. A coleta de dados incluirá múltiplas fontes: entrevistas, observações, documentos e materiais audiovisuais. As observações serão documentadas por notas de campo, e as entrevistas, conduzidas por meio de um roteiro semiestruturado, serão entrevistados no mínimo cinco membros de cada comunidade educativa, abrangendo diversas funções institucionais, desde a administração até o corpo discente. As entrevistas serão gravadas e transcritas para análise. Quanto aos documentos, serão analisados materiais públicos variados, e, para os materiais audiovisuais, serão examinadas páginas de websites, vídeos e outros conteúdos pertinentes. A estratégia de análise de dados será a análise de conteúdo, seguindo as cinco fases e interações propostas por Yin (2017). Como resultados esperados, pode-se citar: contribuição científica em tecnologia educacional e integração do campo de estudo de memória social, proposição desenvolvimento de uma nova ferramenta tecnológica para educação e cultura, e inovação com framework e modelos pedagógicos baseados em tecnologia.
Educação Empreendedora: A Convergência da Memória, Inovação e Tecnologias Digitais
Escritas de si e as memórias em silenciamento
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Memória e Linguagens Culturais
O projeto de pesquisa volta-se às escritas de si como estudo de memórias e silenciamentos existentes em publicações da literatura brasileira e suas reflexões em futuras publicações. Desde o início dos primeiros registros de textos considerados como literatura genuinamente brasileira ou com indícios de assim o serem, há memórias e descrições de momentos vivenciados por pessoas que deixaram suas marcas e tentaram evitar a continuidade de seus silenciamentos. Consideraremos como texto literário as produções escritas e orais, as quais chamaremos de oralitura advindas das bibliotecas vivas, ritual de escrita de memórias de iniciados nas religiões de matriz afro. A partir dessa constatação, temos como problema de pesquisa o estudo da forma como os textos literários submergem memórias silenciadas nas escritas de si a partir de situações traumáticas vivenciadas, escritas e/ou advindas da oralitura a partir da formação de bibliotecas vivas. O objetivo geral é elucidar memórias silenciadas e ou traumáticas, bem como superações de adversidades reveladas em escritas de si, que estejam materializadas em textos literários escritos e em conversas ou depoimentos textualizados.A metodologia a ser utilizada diz respeito a estudos bibliográficos referentes a leituras de textos literários que tragam memórias traumáticas e suas repercussões sociais, bem como serão ouvidas pessoas imigrantes acolhidas na cidade de Esteio-RS. Da mesma forma, serão estudados os livros da série de contos da Editora Unilasalle, produzidos pelos acadêmicos da universidade quanto aos aspectos memoriais e silenciamentos existentes nas narrativas. Espera-se com esta pesquisa que sejam melhor compreendidos os traumas e dificuldades enfrentadas por escritores, por imigrantes e por estudantes universitários. Para este estudo serão considerados como autores teóricos de base Halbwachs (2003), Ricceur (2007), Huston (2010), Assmann (2011), Candau (2012), Le Goff (2013), Bernd e Kayser (2017), Harari (2018), Bernd (2018), entre outros.
Escritas de si e as memórias em silenciamento
Escritas de si e construção de memórias: ensaios poéticos de estudantes de letras Unilasalle
Coordenador(a):
Lúcia Regina Lucas da Rosa
E-mail:
lucia.rosa@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Memória e Linguagens Culturais
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
O presente projeto de pesquisa dá continuidade à pesquisa Escritas de si e memórias em silenciamento desenvolvido nesta Universidade, priorizando entrevistas com funcionários da cidade de Esteio em acolhimento a imigrantes e produção de livros de autoficção por
estudantes do curso de Letras. Após a realização dessa pesquisa, percebeu-se a necessidade de mais dedicação a essa temática em um voltar-se às escritas de si como estudo de construção de memórias de estudantes do curso de Letras. Desde o início dos primeiros registros de
textos considerados como literatura genuinamente brasileira ou com indícios de assim o serem, há memórias e descrições de momentos vivenciados por pessoas que deixaram suas marcas pessoais, suas dificuldades e enfrentamentos registrados por escrito. Consideraremos
como texto literário as produções escritas desses estudantes instigados por eventos organizados na universidade, reconhecendo-a como local de criação e de vivência significativa para seus estudantes. A partir dessa constatação, temos como problema de pesquisa o estudo da forma como os textos literários submergem construção de memórias nas escritas de si a partir de situações vivenciadas e transcritas em eventos artísticos dentro da universidade e em produção de livros literários. O objetivo geral é elucidar memórias de vivências bem como superações de adversidades reveladas em escritas de si, que estejam materializadas em textos literários escritos e em conversas ou depoimentos textualizados.
A metodologia a ser utilizada é de pesquisa qualitativa com estudos referentes a leituras de textos literários autorais de estudantes e de professores que tragam construção de memórias e sua relação com a docência. Para atingir o objetivo serão estudados os livros da série de contos da Editora Unilasalle desde 2016 e suas marcas de ensaios poéticos para a formação docente, bem como, as apresentações nos saraus do curso de Letras, falas no LiterArtes: clube de leituras artísticas e contraponto com escritas de professores da Unilasalle e de escolas públicas integrantes do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/Capes. Espera-se com esta pesquisa que seja melhor compreendida a formação de docentes nos cursos de licenciatura, especialmente Letras, e a importância da construção de memórias. Para este estudo serão considerados como autores teóricos de base Halbwachs (2003), Ricceur (2007), Huston (2010), Assmann (2011), Candau (2012), Harari (2018), Octavio Paz (2012 e 2017), entre outros.
Escritas de si e construção de memórias: ensaios poéticos de estudantes de letras Unilasalle
Etnopaisagens, patrimônio etnológico e jogos de memórias: etnografias em contextos metropolitanos
Coordenador(a):
Margarete Fagundes Nunes
E-mail:
margarete.nunes@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Memória, Cultura e Identidade
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
O projeto Etnopaisagens, patrimônio etnológico e jogos de memórias: etnografias em contextos metropolitanos vincula-se à linha de pesquisa Memória, Cultura e Identidade do Programa em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, Canoas/RS. Tem como objetivo geral investigar o fenômeno da memória à luz do patrimônio etnológico da cidade, por meio do estudo de narrativas biográficas e trajetórias de habitantes da região metropolitana de Porto Alegre/Vale dos Sinos, na sua relação com as paisagens e territorialidades urbanas, podendo englobar outras localidades. Tanto o locus de investigação quanto o universo de pesquisa não são aqui absolutos, ao contrário, abrem-se para os objetos de investigação dos orientandos/coorientandos, bem como dos parceiros institucionais de pesquisa, quando for o caso. As narrativas serão registradas e organizadas na forma de texto, som e imagem a fim de compor um acervo de coleções etnográficas. O acervo deve subsidiar a criação de um banco de dados multimídia sobre o fenômeno da memória e patrimônio etnológico, integrando-se a outros resultados de pesquisa de docentes e discentes vinculados ao projeto. Do ponto de vista teórico-metodológico, o projeto filia-se à etnografia da duração, por meio da qual as categorias cidade, paisagem, memória, patrimônio etnológico e territorialidades são analisadas em uma perspectiva espaço-temporal, fazendo convergir outras categorias explicativo-interpretativas tais como: identidade, relações étnico-raciais, itinerários urbanos, trajetórias, ocupação urbana etc. A constituição do banco de dados e o compartilhamento público através de repositório digital de pesquisa dar-se-á pela parceria com o Banco de Imagens e Efeitos Visuais BIEV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde a proponente atua como pesquisadora associada.
Etnopaisagens, patrimônio etnológico e jogos de memórias: etnografias em contextos metropolitanos
Hub Pró Reciclagem para conscientização ambiental (Fapergs PqG)
Coordenador(a):
Maria de Lourdes Borges
E-mail:
maria.borges@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Memória, Cultura e Gestão
Fomento:
Chamada Fapergs Pesquisador Gaúcho 09/23. Processo: 24/2551-0001431-4
Em Canoas/RS, 92,3 dos resíduos recicláveis vão parar no aterro sanitário de forma errônea e acabam sendo subaproveitadas. Uma das possíveis causas é a falta de educação ambiental da população. Assim, se identifica uma lacuna passível de investigação quando analisada a partir das bases teóricas da dissonância cognitiva. Desta forma, propõe-se que a educação ambiental possa favorecer o espírito/cultura do cooperativismo a partir de um portal que centraliza informações e congrega diversos atores de distintas esferas. O mesmo será projetado para produzir uma mudança comportamental pró reciclagem nos cidadãos/usuários. O objetivo é criar um espaço de aprendizagem centralizado na criação de um portal (Hub Pró-Reciclagem), servindo como repositório memorial de mudança comportamental em favor da reciclagem como ferramenta de impacto social e econômico para cooperativas de catadores. O portal (Hub Pró-Reciclagem) servirá como um projeto piloto para a criação da Tecnologia Social Hub Pró-Reciclagem, uma vez que será escalável para outros municípios brasileiros, viabilizado por tutoriais e outros materiais de educação ambiental em um serviço de hospedagem gratuito. A originalidade centra-se sobre as dissonâncias cognitivas dos cidadãos em relação à reciclagem, suplantando o calcanhar de Aquiles dos projetos de educação ambiental. O projeto possui relevância ambiental (reutilização de materiais que iriam para aterro sanitário), social (abrandamento da situação de vulnerabilidade social) e econômica (aumento de postos de trabalho e faturamento das cooperativas, economia aos cofres públicos). A aplicabilidade refere-se ao desenho e construção do portal de maneira simples, intuitiva e replicável. A metodologia baseia-se no design science research, com uma fase qualitativa (tomada de consciência do problema e identificação das dissonâncias cognitivas dos cidadãos por meio da etnometodologia), seguida das fases de sugestões (utilizando-se mecanismos de mudança comportamental), desenvolvimento, conclusão da aplicação e acompanhamento (Chamada Fapergs Pesquisador Gaúcho 09/23. Processo: 24/2551-0001431-4) CONSEPE 99/2024.
Hub Pró Reciclagem para conscientização ambiental (Fapergs PqG)
Memória Lassalista
Coordenador(a):
Cleusa Maria Gomes Graebin
E-mail:
cleusa.graebin@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Memória, Cultura e Identidade
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
O Projeto de Pesquisa Memória Lassalista é motivado pelo Grupo de Pesquisa Temáticas Lassalistas do Programa de Pós-Graduação em Educação, bem como do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, do Museu Histórico La Salle e da Província La Salle Brasil-Chile. Sua principal ação, BioLaSalle: narrativas biográficas de Irmãos Lassalistas, tem como objetivo a produção literária e acadêmica, com o objetivo de preservar a história e memória dos Irmãos que marcaram a trajetória educacional entre os lassalistas. A iniciativa parte da valorização das memórias individuais como forma de compreender os contextos históricos, sociais e culturais em que esses religiosos estiveram inseridos, destacando suas contribuições para a formação de comunidades educativas baseadas em princípios humanos, éticos e cristãos. Alinhado à missão lassalista — que tem como pilares a fé, a fraternidade e o zelo, e que defende uma educação integral voltada à transformação social, especialmente dos mais vulneráveis — o projeto busca fortalecer a identidade institucional e o legado pedagógico deixado por eles. Por meio da história oral e da análise de documentos históricos, as narrativas são coletadas e sistematizadas a partir de entrevistas e registros presentes nos acervos do Museu Histórico La Salle (MAHLS) e da Província La Salle Brasil-Chile. Os relatos, além de reconstruírem trajetórias marcadas pela dedicação e compromisso com a educação, são interpretados dentro de uma perspectiva temática, oferecendo um panorama rico das práticas, valores e desafios enfrentados ao longo do tempo. Os resultados esperados incluem a ampliação do acervo de memórias lassalistas disponíveis para consulta e uso pedagógico, a publicação das narrativas em diferentes formatos acessíveis ao público e o incentivo a novas pesquisas no campo da Memória Social e dos Bens Culturais e da educação confessional. Assim, a ação BioLaSalle não apenas preserva o passado, mas também inspira o presente e projeta o futuro de uma educação transformadora e comprometida com a dignidade humana.
Memória Lassalista
Memória Organizacional nos Processos de Avaliação da Universidade La Salle: Estudo dos Planos de Desenvolvimento Institucional (2010-2025)
Coordenador(a):
Renaldo Vieira de Souza
E-mail:
renaldo.souza@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Memória, Cultura e Gestão
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Este projeto de inserção docente no PPG Memória Social e Bens Culturais propõe a investigação da memória organizacional na Universidade La Salle, no que se refere aos processos de avaliação externa do SINAES e os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) entre 2010 e 2025. A memória organizacional possui papel fundamental nos processos de avaliação institucional, uma vez que ela conecta os dados, informações e conhecimentos acumulados ao longo do percurso institucional, importante para a melhoria dos resultados em futuras avaliações, constituído como calcanhar de Aquiles das IES em processo avaliativo. Diante disso, o objetivo geral é analisar como a memória organizacional relativa aos processos de avaliação externa do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) da Universidade La Salle, se estrutura a partir do estudo dos três Planos de Desenvolvimento Institucional (2010-2025). A abordagem metodológica é qualitativa, descritiva do tipo estudo de caso, analisando dados primários (entrevistas, grupos focais) e secundários (documentos, PDIs, evidências, relatórios, etc.) por meio da análise de conteúdo. Como resultados, espera-se o desenvolvimento de uma tecnologia para que o acervo documental fique mais acessível, promovendo melhorias nos processos avaliativos e de gestão.
Memória Organizacional nos Processos de Avaliação da Universidade La Salle: Estudo dos Planos de Desenvolvimento Institucional (2010-2025)
Memórias de Imigrantes: Histórias de Vida e (Re)Construção de Identidades
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Memória, Cultura e Identidade
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Este projeto de pesquisa, a partir do campo de estudos em memória social, busca articulação com o propósito do projeto Universidade La Salle Inclui, contribuindo com possibilidades de construção de memórias. O objetivo geral é o de registrar histórias de vida de imigrantes atendidos no projeto Universidade La Salle Inclui. Serão analisados elementos culturais e identitários das populações imigrantes, no contexto de adaptação a novas práticas culturais. A pesquisa resultará na construção de um banco de dados digital de áudio e texto (transcrições das entrevistas) disponível para a consulta da comunidade acadêmica. Também será realizado um mapeamento das instituições de apoio que contribuem para o acolhimento e inserção dos imigrantes na sociedade, bem como para a manutenção de um senso de comunidade, buscando a realização de parcerias. Em relação à metodologia, a pesquisa classifica-se como qualitativa, utilizando técnicas de história oral, como a construção de histórias de vida, com triangulação de diferentes ferramentas para a coleta e análise dos dados. Dentre os resultados esperados, estão a criação de um acervo documental de referência sobre o tema; a contribuição para o desenvolvimento de projetos extensionistas interdisciplinares com estudantes de graduação, abrindo a possibilidade de vinculação com as disciplinas de Projetos Integradores; a captação de estudantes de graduação (em especial do curso de Licenciatura em História) para realização de Iniciação Científica voluntária vinculada ao projeto; o incentivo à produção de TCCs de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado que dialoguem com a temática e as fontes produzidas na pesquisa.
Memórias de Imigrantes: Histórias de Vida e (Re)Construção de Identidades
Memórias do Cárcere: Violência, dignidade e reconhecimento em grupos privados da liberdade
Coordenador(a):
Marcos Flávio Rolim
E-mail:
marcos.rolim@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Memória, Cultura e Identidade
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
A violência sofrida nos marcos do Estado Democrático de Direito pelas pessoas privadas de liberdade é, em larga medida, legitimada socialmente. O estigma que condenados e egressos, adultos e adolescentes, enfrentam evidencia um processo de exclusão social bem mais amplo do que aquele condicionado por variáveis socioeconômicas. Este projeto de pesquisa pretende investigar as características da memória social construída pela experiência de privação de liberdade de adultos e adolescentes do Rio Grande do Sul e seu problema consiste em compreender como a memória coletiva dos encarcerados traduz a busca por dignidade e reconhecimento, considerando as interações violentas e os estigmas sociais. O delineamento da pesquisa é sequencial e exploratório com metodologia mista, quali-quanti. A coleta de dados quantitativos será feita nos moldes das pesquisas de vitimização, com questionário estruturado aplicado em estabelecimentos prisionais e unidades socioeducativas para cumprimento de medidas em meio fechado. O campo empírico com dados qualitativos será formado pelas respostas colhidas em entrevistas em profundidade e em grupos focais sobre o processo de construção e compartilhamento de memórias. Mais do que as memórias da violência, nos interessa reconstituir o processo pelo qual a memória coletiva opera como instrumento ativo de resistência. Espera-se que o estudo possa contribuir para a formação de uma agenda de pesquisas no Brasil sobre memórias da violência e que seus resultados estimulem o delineamento de políticas públicas de prevenção à vitimização e de reparação.
Memórias do Cárcere: Violência, dignidade e reconhecimento em grupos privados da liberdade
Mulheres e Meninas Esquecidas nas Enchetes de 2024 no Rio Grande do Sul: Diagnóstico sobre as Respostas de Garantia de Direitos em Canoas e Rio Grande
Coordenador(a):
Paula Pinhal de Carlos
E-mail:
paula.carlos@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Memória e Linguagens Culturais
Este projeto de pesquisa foi aprovado pela FAPERGS no Edital 6/2024, voltado a desastres climáticos e possui caráter interdisciplinar e congrega pesquisadoras e pesquisadores que atuam na instituição co-partícipe, à qual está vinculada a proponente e coordenadora, e a instituições parceiras. Tais docentes atuam em diferentes áreas do conhecimento, como Direito, Sociologia, Economia e Ciência da Computação. A proposta resulta sobretudo de discussões efetuadas no grupo de pesquisa CNPq “Efetividade dos direitos e Poder Judiciário”, vinculado à UNILASALLE e liderado pela coordenadora principal deste projeto, e no Laboratório de Acesso à Justiça e Direitos Humanos, vinculado à FURG e liderado pela coordenadora adjunta deste projeto. Baseia-se, ainda, nas experiências de abrigamento de pessoas atingidas pelas enchentes das universidades envolvidas na proposta. No que se refere especificamente à UNILASALLE, destaca-se a presença de docentes com vínculo tanto ao Programa de Pós-Graduação em Direito, quanto ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais. No que tange à FURG, tanto a coordenadora substituta quanto o outro pesquisador estão vinculados ao Mestrado em Direito e Justiça Social. Dessa forma, seis programas de pós-graduação de quatro universidades diferentes do Rio Grande do Sul estão inseridos na proposta, além de pesquisadoras e pesquisadores independentes, com vínculo ou sem vínculo com universidades do Estado.
Mulheres e Meninas Esquecidas nas Enchetes de 2024 no Rio Grande do Sul: Diagnóstico sobre as Respostas de Garantia de Direitos em Canoas e Rio Grande
Mulheres imigrantes em Canoas/RS: constituição de identidades e territórios em diálogo com gênero e sexualidade
Coordenador(a):
Vanessa Amaral Prestes
E-mail:
vanessa.prestes@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Memória, Cultura e Identidade
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
O presente projeto insere-se no PPG em Memória Social e Bens Culturais, na Linha de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade e tem como objetivo analisar como se dá a dinâmica de constituição de memórias, identidades e territórios das mulheres imigrantes, considerando os marcadores de gênero esexualidade. Como principal aporte teórico é utilizado o conceito de territóriooriundo dos estudos de Deleuze e Guattari, conceito este que contemplaquestões relacionadas à memória e identidade. Considera-se, também,estudos sobre imigração e a interlocução com gênero e sexualidade. O projetoprevê, a partir da coleta de dados primários e secundários, o mapeamento dedados sobre centros de assistência e instituições de apoio a mulheres migrantes na cidade de Canoas - RS; a descrição acerca das iniciativas e políticas públicas de apoio voltadas para mulheres migrantes na cidade de Canoas - RS; a análise do perfil e das motivações da mulheres migrantes residentes em Canoas; e a verificação de como se dá a constituição de memórias, identidades e territórios dessas mulheres migrantes, considerando questões relativas a gênero e sexualidade. Por fim, objetiva-se sugerir possibilidades de endereçamento de ações inclusivas e de apoio para mulheres migrantes a partir dos achados de pesquisa. Dentre os resultados esperados, almeja-se contribuir para a possibilidade de mapeamento e conhecimento da rede de apoio e a situação de mulheres migrantes na cidade de Canoas - RS; a constituição de políticas inclusivas em esferas públicas e privadas, a partir da análise sobre a constituição de territórios e identidades de mulheres migrantes; a geração de oportunidades de políticas públicas voltadas para a inclusão de mulheres migrantes, especialmente no que diz respeito à gênero e sexualidade e a interlocução com diferentes atores que trabalham tendo como público-alvo mulheres migrantes.
Mulheres imigrantes em Canoas/RS: constituição de identidades e territórios em diálogo com gênero e sexualidade
Narrativas de Si na Clínica Contemporânea: Psicoterapia, Psicopatologia e Memória Social
Coordenador(a):
Luan Paris Feijó
E-mail:
luan.feijo@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Memória, Cultura e Identidade
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
O presente projeto propõe investigar como a psicoterapia pode contribuir como um dispositivo de reinscrição simbólica de narrativas de si em pacientes com transtornos de pesonalidade, integrando o campo da pesquisa em psicoterapia à teoria da memória social. Partindo da ideia de que o sofrimento psíquico está relacionado a falhas no desenvolvimento da intersubjetividade e à uptura dos quadros sociais de memória, este estudo pretende compreender como a clínica psicoterapêutica pode contribuir para reconstrução de narrativas fragmentadas. A fundamentação teórica considera a psicopatologia como resultado de um desamparo simbólico e social, e a psicoterapia como prática de escuta e validação intersubjetiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e transversal, que envolverá entrevistas semiestruturadas com psicoterapeutas e pacientes em processo psicoterápico. Os dados serão analisados por meio de análise temática, buscando comprender como a escuta psicoterapêutica possibilita a simbolizaço de memória e a reconstrução de identidades. Espera-se evidenciar que a psicoterapia funciona como espaço de reconstrução intersubjetiva pessoal e social, contribuindo para a reorganização de experiências emocionais e a inserção do sujeito em contextos coletivos de significação. O estudo oferece ubsíodios para práticas psicoterapêuticas mais sensíveis aos atravessamentos históricos, culturais e relacionais do sofrimento psiquíco.
Narrativas de Si na Clínica Contemporânea: Psicoterapia, Psicopatologia e Memória Social
Observatório La Salle Cultural: Artes, Memória Social e Humanidades
Coordenador(a):
Moisés Waismann
E-mail:
moises.waismann@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Memória, Cultura e Gestão
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Promove pesquisas acerca do mundo das artes, da cultura, da Memória Social e das Humanidades no que toca a gestão, as políticas públicas, e suas relações com a dinâmica socioeconômica nas regiões geográficas, do Brasil, do Rio Grande do Sul, do Consinos, do município de Canoas, assim como na área de abrangência política do UNILASSALE, com vistas a oferecer subsídios, aos alunos, professores e pesquisadores da Instituição, bem como visibilizar e visualizar o papel da cultura no sentido de problematizar a contribuição deste importante segmento socioeconômico, assim como se colocar em diálogo com gestor público, o setor produtivo (empresários e trabalhadores), com a sociedade organizada e a comunidade acadêmica com a intenção de intensificar as relações entre Universidade La Salle e a comunidade.
Observatório La Salle Cultural: Artes, Memória Social e Humanidades
Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas
Coordenador(a):
Moisés Waismann
E-mail:
moises.waismann@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Memória, Cultura e Gestão
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Promove pesquisas acerca do mundo do trabalho, e de sua relação com a gestão, bem como as políticas públicas, e seus vínculos com a dinâmica econômica nas regiões geográficas, do Brasil, do Rio Grande do Sul, do Consinos, do município de Canoas, assim como na área de abrangência política do UNILASSALE, com vistas a oferecer subsídios, aos alunos, professores e pesquisadores da Instituição, bem como ao setor produtivo, ao setor público e a sociedade civil organizada com a intenção de intensificar as relações entre Universidade La Salle e a comunidade.
Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas
Sustentabilidade e inclusão de minorias: desafios e memórias na gestão e nas políticas públicas
Coordenador(a):
Maria de Lourdes Borges
E-mail:
maria.borges@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Memória, Cultura e Gestão
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
O projeto aborda uma lacuna existente em práticas de gestão e políticas públicas que considerem a inclusão de minorias como elemento estratégico para enfrentar os desafios da sustentabilidade. O objetivo é propor novas perspectivas teórico-metodológicas para abordar os desafios de sustentabilidade por meio de processos de inclusão que incorporem as contribuições das minorias, promovendo avanços nas
ações de gestão e nas políticas públicas, considerando o campo da memória social. O projeto adota uma abordagem qualitativa com técnicas como história oral, pesquisa baseada na comunidade, entrevistas e observação participante. A triangulação de dados integrará diferentes fontes, incluindo documentos e narrativas de minorias, para compreender sua contribuição à sustentabilidade e gestão. A análise temática permitirá identificar padrões e significados nos dados coletados. A partir dos resultados do projeto, espera-se publicar artigos científicos, orientações de teses e dissertações, participar de eventos acadêmicos e de editais com fomento externo, além de impactar diretamente os contextos pesquisados com propostas de tecnologias sociais e capacitações. O projeto visa influenciar políticas públicas que promovam a inclusão de minorias e práticas sustentáveis considerando o campo da memória social.
Sustentabilidade e inclusão de minorias: desafios e memórias na gestão e nas políticas públicas
Tendências e Desafios em Educação Matemática na Formação de Professores: Memória, Cultura e Inovação
Coordenador(a):
Rute Henrique da Silva Ferreira
E-mail:
rute.ferreira@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Memória e Linguagens Culturais
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Este projeto se insere no campo da Educação Matemática, mais especificamente voltado à investigação das tendências metodológicas e desafios da docência na formação inicial ou continuada de professores que ensinam matemática, inclusive de seus formadores, em todos os níveis e modalidades de ensino e contextos socioculturais de aprendizagem docente. Neste campo, entende-se por tendências as diferentes abordagens consideradas importantes quando aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem da matemática, como por exemplo a educação matemática crítica, a etnomatemática, a modelagem matemática, o uso de tecnologias, a relação entre escrita e matemática, a resolução de problemas, a história da matemática e o uso do lúdico. O objetivo do trabalho é identificar como essas tendências são abordadas na formação de professores e a relação entre memória, cultura e inovação nos cursos de formação de professores. A metodologia da pesquisa terá caráter qualitativo e será desenvolvida por meio de estudo de caso múltiplo, pretendendo investigar cursos de licenciatura em matemática e em pedagogia na região metropolitana de Porto Alegre. Durante os dois anos de desenvolvimento do projeto, será possível contar com bolsistas do curso de Licenciatura em Matemática EAD, do projeto de Extensão Olimpíada e Clube de Matemática, orientar TCCs, dissertações e teses relacionadas ao tema do projeto tanto no PPGMSBC quanto PPGEDU. Espera-se que o estudo contribua não apenas para mapear o desenvolvimento dessas tendências, mas também qualificar a formação de professores na área. Aprovado no CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE - RESOLUÇÃO N. 006/24, DE 08 DE MARÇO DE 2024.
Tendências e Desafios em Educação Matemática na Formação de Professores: Memória, Cultura e Inovação