A formação e o ofício do professor: história, memória e identidade
Coordenador(a):
Clóvis Trezzi
E-mail:
clovis.trezzi@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
A formação de educadores não se restringe ao espaço acadêmico, embora encontre nele um campo fértil para a constituição do sujeito como educador. Esta constituição se estende ao longo de toda a vida da pessoa. Portanto, quando se fala em formação de professores é preciso considerar todo o itinerário percorrido pelo sujeito ao longo da sua vida como educador. Isso inclui a formação recebida ou a ausência dela. Este projeto de pesquisa parte da questão: como a concepção de educação implícita na formação inicial ou permanente dos professores influencia na formação da sua identidade como educador? Esta pergunta se desdobra em outra: como pode ser pensado um programa de formação de professores que seja humanizador e forme educadores conscientes da sua identidade? O objetivo é propor itinerários formativos para professores que tenham em vista fortalecer a identidade do educador a partir de um olhar humanizador. Para o desenvolvimento do projeto serão estudados referenciais teóricos que ajudem a formar uma base consistente para que sejam pensados itinerários formativos para educadores. Ao longo do desenvolvimento do projeto, o pesquisador, como participante de comissões encarregadas pela formação na Província La Salle Brasil-Chile, utilizará os elementos da pesquisa como referencial para a construção de itinerários formativos para educadores da Rede La Salle de educação. Além disso, ao longo da pesquisa está prevista a publicação de artigos em periódicos qualificados, de preferência A1 e A2, bem como a divulgação dos resultados em eventos de impacto na área.
A formação e o ofício do professor: história, memória e identidade
Convivências e Rede(s): Configuração de ecossistemas de aprendizagem
Coordenador(a):
Luciana Backes
E-mail:
luciana.backes@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
O aprender e a construção do conhecimento ocorrem na ampliação da convivência e, consequentemente, transformam a educação. O espaço de convivência se configura na interação e no compartilhamento entre os seres humanos em congruência com o meio, através da autoprodução. Assim, o conhecimento é construído, rompendo a dicotomia entre ser humano e objeto de conhecimento. Na convivência em redes de diferentes naturezas, constituímos a rede, que é dinâmica em seus processos, ações, encontros, interações, emoções (MATURANA, 1999). Nessas redes são definidas a maneira de se identificar, expressar e articular em ecossistemas de aprendizagens, contemplando a dialética pela diversidade e o diálogo entre os diferentes. As convivências e as redes são fluxos dinâmicos e complexos de conexões. Os ecossistemas de aprendizagem são habitados por estudantes, tutores, professores, profissionais, familiares, amigos, conteúdos, informações, práticas, instituições, dispositivos, artefatos, entre outros. Logo, a problemática da pesquisa é: Como articular as diferentes convivências e redes para a configuração de ecossistemas de aprendizagem, explorando horizontes outros? Para isso, o objetivo geral é: Compreender as articulações entre diferentes convivências e redes nos diversos contextos sociais e configurar ecossistemas de aprendizagem explorando horizontes outros. As convivências e a(s) rede(s) irão configurar o ecossistema de aprendizagem no desenvolvimento do projeto, através de ações criadas e cocriadas nas práticasteoriaspráticas nos cotidianos, incluindo artefatos de diferentes naturezas, a partir dos movimentos da pesquisa, tais como: identificar e caracterizar convivências e redes nos cotidianos; instigar e refletir sobre a comunicação, interação e expressão; criar, colaborativamente, práticas pedagógicas potencializadoras para a aprendizagem, na perspectiva do hibridismo; analisar a configuração dos ecossistemas de aprendizagem. A educação, dessa forma, consiste no processo de transformação pela, na e da convivência, que ocorre em todas as dimensões, por meio de redes.
Convivências e Rede(s): Configuração de ecossistemas de aprendizagem
Curricularização da Extensão: a ampliação do diálogo entre universidade e sociedade e seus impactos na formação dos estudantes.
Coordenador(a):
Moana Meinhardt
E-mail:
moana.meinhardt@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
O presente projeto de pesquisa, de abordagem qualitativa, volta-se à análise do ensino de graduação no cenário atual, considerando a missão da universidade e as exigências do século XXI no que se refere à formação, à vida social e ao mundo do trabalho. Nesse contexto, focaliza a integração entre o ensino e a extensão frente à exigência da curricularização da extensão e suas possibilidades para ampliar a aproximação entre universidade e sociedade e qualificar a formação dos estudantes, por meio do desenvolvimento de projetos. Assim, caracteriza-se como um estudo de caso que analisará dados provenientes dos projetos integradores, de caráter extensionista, desenvolvidos em cursos de graduação da Universidade La Salle, abrangendo a análise de documentos e a realização de questionários com estudantes e comunidade externa parceira, tendo como foco a seguinte questão problema: Como a curricularização da extensão, por meio da inserção dos projetos integradores no currículo dos cursos de graduação, pode impactar positivamente a a prática pedagógica dos docentes, a formação dos estudantes e a comunidade externa parceira? Assume como objetivo analisar os impactos da curricularização da extensão, por meio da inserção dos projetos integradores no currículo dos cursos de graduação, na formação dos estudantes, na prática pedagógica dos docentes e na aproximação da Universidade com a sociedade. A análise contará com o aporte teórico de autores referência no campo da educação superior, que abordam a universidade e o ensino universitário, a interdisciplinaridade, a aprendizagem baseada em projetos, a extensão universitária, considerando, ainda, a legislação e os demais documentos orientadores vigentes. Como resultado espera-se proporcionar uma visão sistêmica do processo de curricularização da extensão universitária, a partir da integração entre a visão dos estudantes e da comunidade externa, que permita identificar potencialidades e fragilidades que sirvam de subsídio para a gestão dos projetos integradores, contribuindo para que a Universidade La Salle cumpra com sua missão junto à sociedade, sendo reconhecida pela excelência e inovação em suas atividades.
Curricularização da Extensão: a ampliação do diálogo entre universidade e sociedade e seus impactos na formação dos estudantes.
De Senhoras do Sagrado a Guardiões da Memória: epistemologias outras na formação continuada de professores
Coordenador(a):
Gilberto Ferreira da Silva
E-mail:
gilberto.silva@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Esta proposta de pesquisa dá continuidade ao trabalho iniciado em pesquisa anterior (2022-24), voltando-se agora ao público masculino, uma vez que as catástrofes climáticas que se abateram sobre o estado do Rio Grande do Sul, em maio de 2024, obrigando o deslocamento forçado da população de suas casas para abrigos públicos improvisados. Tal situação acabou impedindo a realização da proposta de pesquisa, originalmente idealizada. Como medida de adaptação centrou-se o estudo com líderes de religiões de matriz africana do gênero feminino (Mães-de-santo), o que acabou por estimular, de forma inusitada, a criação e publicação de uma coleção, composta por quatro obras de caráter infato-juvenil, denominada: Senhoras do Sagrado (no prelo). Esta coleção sintetiza as trajetórias das ialorixás com as quais tivemos oportunidade de conversar. Um dos traços evidentes das narrativas é marcado pelo esfacelamento da memória, fragmentos reunidos que esforçam-se por constituir um conjunto coeso e que faça sentido para quem produz a narrativa e para os que habitam o seu entorno social e afetivo. A insurgência da população negra, em reivindicar espaços onde se produzem respostas criativas, como é o caso das Comunidades Tradicionais de Terreiro, se levantam contra os apagamentos impostos por grupos hegemônicos, desvelando o que ficou oculto pela diferença colonial. Na escuta atenta, durante os diálogos (conversas), observou-se a proeminência do lugar de fala, indiciando elementos que apontam para a superação das narrativas fraturadas, e é neste espaço discursivo que se localiza a emergência das sabedorias ancestrais insurgentes. Asssim posto, o acesso às histórias, conhecimentos e sabedorias alinham-se ao que preconiza a lei 10.639/03. Tal dinâmica nos impele a apresentar esta proposta de pesquisa, no sentido de complementaridade à pesquisa que antecedeu. Assim, o objetivo é o de conhecer, mapear e descrever, pela escuta ativa de sábios (griôts/djélis) das comunidades de terreiro (Pais-de-santo) do Município de Canoas(Rs), os saberes ancestrais que insurgem e se renovam no tempo presente, alimentando formas de (re) existência outras. Nestes lugares de travessias circulam, se produzem e se mantêm saberes ancestrais insurgentes, apontando para horizontes de sentidos, contemplando mais do que visões de mundo, indicando cosmopercepções. As metodologias são colocadas sob rasura, possibilidades outras de produção horizontal do conhecimento são buscadas (narrativas, do estar com, das existencialidades expressadas na arena do cotidiano da vida). Metodologicamente o estudo se ampara na ideia de uma escuta que maximiza a importância da pergunta que provêm de quem, em estudos clássicos de pesquisa, seria o objeto, ou seja, aquele que responde, que oferece o dado; neste estudo é compreendido como participante, portanto, aquele que também faz a pergunta. O estudo propõe exercitar a criação de estratégias formativas transformadoras, inspiradas nas práticas cotidianas das Comunidades de Terreiro, onde educadores e sábios possam se alternar nas construções e vivências de espaços de saber. Práticas cotidianas que inspiram e podem contribuir para configurar modos outros de produzir a formação continuada de professores.
De Senhoras do Sagrado a Guardiões da Memória: epistemologias outras na formação continuada de professores
Desafios Contemporâneos por Mini-Histórias: Documentação, Memórias e Narrativas Pedagógicas
Coordenador(a):
Elaine Conte
E-mail:
elaine.conte@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento:
Edital FAPERGS 09/2023 - Programa Pesquisador Gaúcho-PQG
A proposta de investigação Desafios Contemporâneos por Mini-Histórias: Documentação, Memórias e Narrativas Pedagógicas tem como objetivo apoiar os professores na construção contínua de registros das práticas pedagógicas na Educação Infantil (EI) e nos Anos Iniciais (AI). As mini-histórias carregam marcas de diferentes ações performatizadas por imagens e histórias narradas, apoiando as relações e os desafios da atualidade para pensar com os participantes, materializando formas de agir no mundo à autocompreensão das crianças em coautoria com os professores. Trata-se de uma pesquisa-ação-formação com os professores de quatro escolas da região metropolitana de Porto Alegre/RS, que busca, fundamentalmente, respostas aos seguintes questionamentos: Como trabalhar pedagogicamente a construção de registros na educação básica se, ao mesmo tempo, há uma desvalorização das experiências de documentação pedagógica no cotidiano escolar? Quais princípios sustentam a pesquisa sobre mini-histórias e como elas podem transformar a realidade? Pretende-se estabelecer uma rede de pesquisa cooperativa, para explorar tais experiências em relações com a prática pedagógica, por meio do assessoramento e formação de professores das escolas, engajando os professores em discussões sobre a documentação pedagógica, sistematização de registros, metodologias e avaliação educacional, tendo como objetivo comum construir um referencial para a produção cultural de mini-histórias. Tal trabalho de pesquisa requer a adoção de diferentes posturas no campo da formação humana e social desde a infância e novas sensibilidades no decorrer dos processos pedagógicos, aqui propostos pela construção de mini-histórias e registros para ampliar o leque de conhecimentos, temas, ritmos e sentidos humanos, trazendo impactos formativos e educacionais de constituir a infância como cidadania.
Desafios Contemporâneos por Mini-Histórias: Documentação, Memórias e Narrativas Pedagógicas
Desenvolvimento de competências científicas no currículo da rede municipal de ensino de Nova Santa Rita
Coordenador(a):
Dirleia Fanfa Sarmento
E-mail:
dirleia.sarmento@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento:
Prefeitura de Santa Rita CNPq EDITAL FAPERGS 07/2021 - PROGRAMA PESQUISADOR GAÚCHO – PqG
O estudo em tela dá continuidade à pesquisa financiada pelo CNPq, intitulada A implantação da Base Nacional Comum Curricular como uma política pública articulada ao ideário do direito a educação de qualidade: perspectivas e desafios para a sua efetivação na Rede Municipal de Ensino de Nova Santa Rita. Dispositivos difundidos pela ONU e UNESCO têm enfatizado o direito à educação como um dos direitos fundamentais à efetividade dos demais direitos humanos e para o cumprimento da Agenda 2030. O currículo é essencial para a efetividade do direito à educação. Da mesma forma, o desenvolvimento de competências científicas e de projetos investigativos interdisciplinares que transversalizam o currículo contribuem no processo de educação para a cidadania global. Ao eleger os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como condutor dos projetos, questões locais e globais que afetam a humanidade são abordadas. Assim, o problema da pesquisa é: Quais são os contributos do desenvolvimento de competências científicas no currículo da Rede Municipal de Ensino de Nova Santa Rita para a efetividade do direito à educação, à formação para a cidadania global e à iniciação científica no Ensino Fundamental dessa rede? A pesquisa ação-colaborativa será desenvolvida em três fases, contemplando-se em cada uma delas as etapas previstas de formação docente e planejamento das ações (os professores serão instrumentalizados para trabalharem com seus alunos o desenvolvimento de competências científicas); aplicação de estratégias de ação, processo de observação-registro e avaliação; (desenvolvimento e socialização de projetos de iniciação científica com alunos, que abordem temáticas relacionadas a algum dos ODS); reflexão e reorganização (avaliação geral do processo). Na fase I, serão convidados os professores das cinco escolas candidatas no Programa Escolas Associadas da UNESCO (PEA/UNESCO). Nas fases II e III, o processo da fase I é replicado, sendo convidados 100 professores (50 em cada) das demais escolas da rede. Os dados coletados, por meio do questionário, da observação e dos registros no Diário de Campo serão analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo.
Desenvolvimento de competências científicas no currículo da rede municipal de ensino de Nova Santa Rita
Documentação Pedagógica por Mini-Histórias: laboratórios científico-tecnológicos e ateliês de formação
Coordenador(a):
Elaine Conte
E-mail:
elaine.conte@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
A proposta de investigação Documentação Pedagógica por Mini-Histórias: laboratórios científico-tecnológicos e ateliês de formação busca apoiar os professores na construção permanente de registros da prática pedagógica da Educação Infantil (EI) e de Anos Iniciais (AI)no cenário atual. Trata-se de criar estratégias para espaços de experimentação e realização de mini-histórias, que conjugam imagem/fotos e narrativa/palavras, símbolos visuais e signos do cotidiano escolar, promovendo o desenvolvimento científico-tecnológico de professores no trabalho cotidiano com capacidade crítica. A ideia é investigar, a partir da pesquisa-formação somada à dimensão praxiológica, experiências de documentação e construir laboratórios e ateliês de mini-histórias na EI e AI. Com base na perspectiva das escolas de Reggio Emilia, no trabalho interdisciplinar e coletivo, calcado num programa educacional, político, ético e estético, projetamos ações conjuntas para o desenvolvimento de mini-histórias entre o Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação e uma rede de pesquisadores (da UnB; UFPel; UNIR; UMA/México) e os professores de quatro escolas da região metropolitana de Porto Alegre/RS, voltados à formação e à produção de livros de mini-histórias em uma cultura audiovisual, ateliês de formação. Ao debater sobre as mini-histórias à construção de uma pedagogia das imagens e à apropriação de sentidos produzidos nas interações com as culturas da infância, despertamos a importância dos registros pedagógicos que visibilizam e constituem histórias e vínculos formativos (entre crianças, professores, famílias e escolas), para o desenvolvimento de conhecimentos científico-tecnológicos e socioculturais, repercutindo na produção de práticas compartilhadas. A proposta visa também desenvolver o letramento científico e tecnológico das professoras e de estudantes da Educação Básica, a partir de estudos coordenados pela proponente. Centra-se em um estudo que promove intervenções na formação de professores e para o letramento científico e tecnológico no mundo digital, configurando potencial para produção de impacto científico. Pretende-se estabelecer uma rede de pesquisa cooperativa, para explorar tais experiências em relações com a prática pedagógica, por meio do assessoramento e formação de professores das escolas, engajando os professores em discussões sobre a documentação pedagógica, sistematização de registros, metodologias e avaliação educacional, tendo como objetivo comum construir um referencial para a produção cultural de mini-histórias.
Documentação Pedagógica por Mini-Histórias: laboratórios científico-tecnológicos e ateliês de formação
Educação Empreendedora: A Convergência da Memória, Inovação e Tecnologias Digitais
Coordenador(a):
Ingridi Vargas Bortolaso
E-mail:
ingridi.bortolaso@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
O presente estudo lança luz sobre as implicações entre inovação, tecnologias digitais e estudos no campo da memória social para as práticas educativas contemporâneas. A educação empreendedora, entendida como uma metodologia que coloca o aprendente no centro do processo de aprendizagem, cria um ambiente educacional rico e dinâmico, onde os aprendentes são encorajados a aprender a partir das experiências, inovar no presente e usar tecnologia para moldar o futuro. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar as dinâmicas de interação entre inovações e tecnologias digitais com o campo de estudos de memória social na educação, buscando compreender as implicações desta interseção para práticas educativas contemporâneas. A metodologia apresenta uma abordagem qualitativa e será desenvolvida por meio do estudo de caso múltiplo. O objeto de estudo concentra-se em instituições participantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), que refere-se ao maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul (RS), composto por 14 Instituições de Ensino, espalhadas por todo o RS. Assim, o estudo abordará uma universidade de cada região definida pela delimitação do Programa Inova/RS, selecionando instituições com cursos de licenciatura ativos, garantindo representatividade e diversidade regional dentro do Rio Grande do Sul. A coleta de dados incluirá múltiplas fontes: entrevistas, observações, documentos e materiais audiovisuais. As observações serão documentadas por notas de campo, e as entrevistas, conduzidas por meio de um roteiro semiestruturado, serão entrevistados no mínimo cinco membros de cada comunidade educativa, abrangendo diversas funções institucionais, desde a administração até o corpo discente. As entrevistas serão gravadas e transcritas para análise. Quanto aos documentos, serão analisados materiais públicos variados, e, para os materiais audiovisuais, serão examinadas páginas de websites, vídeos e outros conteúdos pertinentes. A estratégia de análise de dados será a análise de conteúdo, seguindo as cinco fases e interações propostas por Yin (2017). Como resultados esperados, pode-se citar: contribuição científica em tecnologia educacional e integração do campo de estudo de memória social, proposição desenvolvimento de uma nova ferramenta tecnológica para educação e cultura, e inovação com framework e modelos pedagógicos baseados em tecnologia.
Educação Empreendedora: A Convergência da Memória, Inovação e Tecnologias Digitais
Efetividade da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: contributos da responsabilidade social universitária no contexto da América Latina
Coordenador(a):
Jardelino Menegat
E-mail:
jardelino.menegat@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Refletir sobre os contributos das ações de Responsabilidade Social Universitária,desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior Lassalistas situadas na América Latina, para a efetividade da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.
Efetividade da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: contributos da responsabilidade social universitária no contexto da América Latina
Ferramentas de Inteligência Artificial na Educação: Revisão da Produção Científica
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
O termo Inteligência Artificial (IA) está associado a um tipo de aplicativo que faz os computadores realizarem funções dos seres humanos, cujo desenvolvimento teve início na década de 50, restrito a laboratórios de pesquisa, à ficção científica e a questões teóricas. A partir da década de 2010, a IA está mais presente no cotidiano, motivada pela disseminação dos dispositivos móveis com maior poder computacional, as redes de alta velocidade e a gigantesca carga de dados gerados. A IA tem sido aplicada em muitos setores, entre os quais se destaca a Educação, considerando suas potencialidades para auxiliar nos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação, bem como para a educação baseada em computador e mineração de dados; o uso de assistentes virtuais; a criação de conteúdo com o ChatGPT, o Microsoft Copilot e o Google Genie (este último sendo um modelo de IA que cria mundos virtuais interativos). Assim, a presente pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como problemática investigativa: Quais são as contribuições e os desafios da implantação e do uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no contexto da Educação Superior, segundo os autores de artigos publicados em periódicos dos âmbitos nacional e internacional, localizados na Base de Dados Scopus? O corpus investigativo será composto por artigos que focalizam a IA no campo da Educação, localizados na Base de Dados Scopus, os quais serão analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. A proposição da referida pesquisa é um dos quesitos necessários ao processo de inserção docente do pesquisador proponente, na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, sob a tutoria da Profa. Dra. Ingridi Bortolaso. Almeja-se, com os resultados do estudo, contribuir para o avanço do estado do conhecimento atinente à IA; à formação de recursos humanos (mestres e doutores) com aportes na temática investigativa, bem como à proposição de ferramentas de IA a serem implantadas na Educação Superior.
Ferramentas de Inteligência Artificial na Educação: Revisão da Produção Científica
Formação e prática docente: correlações entre as práticas pedagógicas e a aprendizagem significativa
Coordenador(a):
Hildegard Susana Jung
E-mail:
hildegard.jung@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
A educação no contexto pós-pandemia do coronavírus não pode furtar-se à realidade que se descortinou, mostrando a necessidade de compreendermos a tecnologia como fator de interconectividade. Por outro lado, ficou evidente a ameaça à garantia da educação para todos enquanto um direito fundamental do ser humano. Contudo, a inclusão das tecnologias digitais, por si só, não garante a aprendizagem significativa. Nesse sentido, como as práticas pedagógicas podem romper com o que está ultrapassado, voltando-se para o alcance de uma educação que seja acolhedora, inclusiva, criativa, transformadora da vida em sociedade, contribuindo para uma cultura de justiça e de paz para todos? A aprendizagem significativa no século XXI implica levar em conta aspectos como a imprevisibilidade, a colaboração, a criticidade, tendo como companheira a tecnologia e uma visão sobre um mundo sustentável e de convívio harmônico para todos os seres vivos, independentemente da raça, sexo, nacionalidade e/ou cultura. A partir dessa perspectiva, o objetivo do presente projeto consiste em propor práticas pedagógicas disruptivas com vistas a problematizar sua relação com a aprendizagem significativa. A perspectiva metodológica é de uma Investigação-Formação-Ação, posto que os docentes envolvidos estarão imersos em suas práticas pedagógicas, mas em atitude de aprendizes. Para tanto, o projeto prevê três fases: a primeira consiste em propor um curso de extensão gratuito sobre práticas pedagógicas disruptivas, aberto a docentes da rede pública dos municípios da região metropolitana de Porto Alegre, em formato híbrido. Na segunda fase, estes docentes atuarão em suas escolas como multiplicadores das práticas desenvolvidas no curso, promovendo oficinas de partilha e de prática colaborativa, e/ou em outros projetos de extensão da Universidade La Salle. Por fim, a terceira fase busca os envolvidos que desejarem participar de rodas de conversa e de reflexão sobre a Investigação-Formação-Ação desenvolvida, sendo convidados a sistematizar sua experiência em forma de relato escrito para compor um e-book que será compartilhado gratuitamente em todas as escolas da região. Dentre os resultados esperados, estão a partilha de experiências e de práticas pedagógicas disruptivas pelos docentes em escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre, visando uma educação inclusiva, acolhedora e criativa, que leve a uma aprendizagem significativa e transformadora.
Formação e prática docente: correlações entre as práticas pedagógicas e a aprendizagem significativa
Gestão da inovação nas Universidades Brasileiras: Estratégias exitosas
Coordenador(a):
Paulo Fossatti
E-mail:
paulo.fossatti@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
A Temática deste projeto é a Gestão da Inovação nas Universidades Brasileiras em suas estratégias exitosas. Tem por objetivo geral: Formular estratégias de Gestão da Inovação nas Universidades Brasileiras. O estudo está inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - (Unilasalle) de Canoas RS Brasil. A questão norteadora desta investigação é: Quais são as estratégias exitosas intervenientes na Gestão da Inovação nas Universidades Brasileiras? A Metodologia contempla pesquisa qualitativa, exploratória, caracterizada como estudo de caso múltiplo, ao considerar o estudo das universidades brasileiras. Os instrumentos de coleta de dados comportam dados primários e secundários. Os primários centram-se em: análise do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Política de inovação, entrevista e questionário no Google Forms para os gestores das respectivas universidades. Já os dados secundários centram-se em: revisão de literatura; análise dos dispositivos legais. Como resultado, visa-se: contribuição gerencial com a oferta de material qualificado para tomada de decisão, principalmente dos gestores das universidades brasileiras; geração de conhecimento para formação de gestores educacionais e de outras instituições parceiras, bem como de Stakeholders do setor educacional; e por fim, avanço no conhecimento científico da área por meio de publicações qualificadas e de socialização em eventos científicos.
Gestão da inovação nas Universidades Brasileiras: Estratégias exitosas
Gestão de Instituições Educativas: Boas Práticas na Educação Básica e Superior
Coordenador(a):
Jardelino Menegat
E-mail:
jardelino.menegat@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
A pesquisa teórica, de cunho bibliográfico, tem como temática investigativa as boas práticas na gestão de instituições educativas, tanto no âmbito da Educação Básica quanto na Educação Superior. O problema de investigação é: Quais são os fundamentos teóricos e as estratégias que estruturam as boas práticas na gestão de instituições educativas, tanto no âmbito da Educação Básica quanto na Educação Superior, que promovem os desempenhos acadêmico e econômico-financeiros satisfatórios? Partimos do pressuposto que a oferta de uma educação de qualidade social requer uma ação gestora com foco em resultados. Diferente das instituições de ensino públicas, nas instituições de ensino privadas (com ou sem fins lucrativos) a consideração do desempenho econômico-financeiro, juntamente com o desempenho acadêmico, é primordial para a continuidade e sobrevivência destas instituições. O referencial teórico será construído a posteriori, tendo como ponto de partida os fundamentos teóricos das boas práticas de gestão (identificadas na web), que irão constituir o corpus investigativo, articulados ao aprofundamento de artigos, dissertações e teses bem como de livros que abordam tal temática, presentes na revisão de literatura. Os dados coletados serão categorizados em eixos temáticos, e interpretados seguindo as orientações da Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. O referido estudo, inserido na Linha de Pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Educação e no Grupo de Pesquisa Direito à Educação e Políticas Públicas Educacionais, constituindo-se como uma pesquisa guarda-chuva. Ou seja, uma pesquisa que promove a construção, a difusão e socialização do conhecimento técnico-científico, articulando a investigação ao ensino, à extensão, à inserção social e nos contextos educacionais e à orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses em temáticas relacionadas e ou derivadas do seu foco investigativo.
Gestão de Instituições Educativas: Boas Práticas na Educação Básica e Superior
O direito à Educação de Qualidade: Fundamentos, Políticas Públicas Educacionais e modos de efetivação na Educação Básica.
Coordenador(a):
Dirleia Fanfa Sarmento
E-mail:
dirleia.sarmento@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
A pesquisa tem como temática investigativa a efetividade do direito à educação de qualidade no contexto da Educação Básica, compreendida a partir do que preconizam os dispositivos difundidos nos âmbitos nacional (a partir de 1988), internacional (a partir de 1990) e as Políticas Públicas Educacionais. A delimitação do ano de 1988, como ponto de partida para a análise documental dos dispositivos nacionais, justifica-se porque que foi nesse ano que ocorreu a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil. Essa Constituição institui o Estado Democrático de Direito, positivando o direito à educação. No que se refere ao ano de 1990, toma-se como referência a mobilização internacional coordenada pela UNESCO, resultante da Declaração Mundial sobre Educação para Todos, a qual se constitui numa das referências acerca do direito à educação, bem como fundamento para os demais dispositivos difundidos por essa agência especializada da ONU, após os anos 90. O corpus investigativo está composto por dispositivos nacionais e internacionais, dissertações e teses, artigos, livros e coletâneas que discutem as temáticas em tela. A análise documental segue as orientações de Cellard e, a bibliográfica, é realizada por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, desenvolvida por Bardin, articulada a abordagem da hermenêutica, proposta por Gadamer. A investigação em tela mobiliza e articula as demais pesquisas realizadas pelos integrantes do Grupo de Pesquisa Direito à Educação e Políticas Públicas Educacionais, seja no âmbito da Iniciação Científica, das dissertações ou das teses.
O direito à Educação de Qualidade: Fundamentos, Políticas Públicas Educacionais e modos de efetivação na Educação Básica.
Observatório de sociabilidades juvenis: fronteiras da educação, clínica e cultura [fase IV: sofrimento psicossocial de jovens estudantes migrantes]
Coordenador(a):
Cleber Gibbon Ratto
E-mail:
cleber.ratto@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Fomento:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade La Salle - Canoas - Outra.
O projeto apresentado é desdobramento de investigação concluída fevereiro de 2024. Já foram desenvolvidas: Fase I (PQ. CA Educação 2015/2018. Processo 313592/2014-4). Fase II (PQ. CA Educação 2018/2021. Processo CNPq 307820/2017-3). Fase III (PQ. CA Educação 2021/2024. Processo CNPq 308981/2020-0). Trata-se agora de proposição da Fase IV sofrimento psicossocial entre jovens estudantes migrantes e refugiados em Canoas/RS, cujo objetivo central consiste em compreender os percursos e percalços socioeducacionais e psíquicos implicados na ocorrência, expressão e manejo do sofrimento psicossocial vivido por jovens estudantes migrantes e refugiados em Canoas/RS, com vistas a implementar e avaliar tecnologias sociais capazes de favorecer a produção de saúde e qualidade de vida destas populações. Teoricamente está articulado entre os campos da Psicanálise (FREUD; BIRMAN; FREIRE COSTA; KEHL) e da Teoria Social (BENJAMIN; ADORNO; ARENDT; HONNETH) lançando mão da produção acumulada nos estudos de juventudes, especialmente latino-americanos (CANCLINI; REGUILLO; FEIXA; PAIS; SPOSITO; DAYRELL; CARRANO) e aqueles com foco nas migrações e refúgios (HENDEL, DIEZ, NOVARO, BARTLETT; ROSA). Trata- se de pesquisa com caráter exploratório e descritivo, servindo-se de design metodológico experimentado e consolidado nas fases II e III. A investigação filia-se a uma perspectiva socioantropológica da pesquisa em Educação, justificada pela necessidade de conhecer os jogos de sentidos que operam na realidade em estudo, a partir do maior número de perspectivas implicadas e através do diálogo intercultural. O campo de estudo será constituído por escolas públicas (Estaduais e Municipais) situadas em Canoas/RS, onde estejam matriculados jovens migrantes e refugiados entre 15 e 29 anos, envolvendo três etapas. ETAPA 1) Delinear os percursos e percalços desses jovens em suas histórias socioeducacionais, a partir do mapeamento e identificação da população juvenil especificada, regularmente matriculada na rede escolar. ETAPA 2) Analisar o material narrativo produzido nos grupos de acolhimento psicossocial (grupos de discussão) a jovens migrantes e refugiados, com vistas a produção de um "programa de formação intercultural" para educadores das redes de ensino envolvidas. ETAPA 3) Analisar o trabalho desenvolvido em oficinas de formação continuada para educadores alcançados pela pesquisa, avaliando as práticas de formação intercultural ligadas ao tema do sofrimento psicossocial da população pesquisada. O marco geral de análise constrói-se a partir da Análise do Discurso desenvolvida por Michel Foucault.
Observatório de sociabilidades juvenis: fronteiras da educação, clínica e cultura [fase IV: sofrimento psicossocial de jovens estudantes migrantes]
Planejamento e Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem: Concepções e Práticas Pedagógicas
Coordenador(a):
Moana Meinhardt
E-mail:
moana.meinhardt@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
O presente projeto de pesquisa, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação, volta-se à análise do planejamento e da avaliação do processo ensino-aprendizagem, suas concepções e práticas pedagógicas, caracterizando-se como um projeto guarda-chuva ao qual poderão agregar-se projetos de pesquisa específicos, especialmente estudos de caso, propostos pelos orientandos de mestrado e doutorado que se vincularem ao tema. Assim, tem como objetivo geral compreender a concepção e o lugar atribuído ao planejamento e à avaliação na proposta pedagógica das instituições de ensino e a forma como se articulam e se concretizam nas práticas educativas. Para tanto, caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa que adotará como procedimentos técnicos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A análise contará com o aporte teórico de autores referência no estudo do planejamento e da avaliação do processo ensino-aprendizagem, como Pacheco (2019), Candau (2013), Luckesi (2021; 2022; 2023), Perrenoud (2014), Charlot (2014), dentre outros, considerando, ainda, normativas legais e demais documentos orientadores vigentes. São esperados resultados acadêmicos e científicos, que contribuam para a avanço das discussões e reflexões sobre o tema da pesquisa, por meio de produções intelectuais e orientação de dissertações e teses, bem como contribuições sociais e educacionais, como a proposição de temáticas voltadas à formação de professores, qualificação de práticas pedagógicas, bem como a disseminação de boas práticas, abrangendo a articulação entre planejamento e avaliação de modo a inspirar e encorajar novas experiências com foco na qualidade da educação.
Planejamento e Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem: Concepções e Práticas Pedagógicas
Por uma Pedagogia da Expresão: Culturas, Linguagens e as Capacitações no Campo Educacional
Coordenador(a):
Fabrício Pontin
E-mail:
fabricio.pontin@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Este projeto propõe uma "Pedagogia da Expressão" para promover a autonomia, o uso crítico da linguagem e a alfabetização midiática em alunos do Ensino Fundamental e médio, incluindo a população imigrante de Canoas. Em resposta às limitações das abordagens liberais clássicas da liberdade de expressão na era da desinformação, o estudo integra as perspectivas filosóficas de Paulo Freire, John Dewey e Martha Nussbaum com a fenomenologia de Merleau-Ponty e a teoria das emoções morais de Anthony Steinbock. O projeto investiga como a liberdade de expressão, compreendida como a capacidade de "ler o mundo e a palavra de forma crítica", pode ser efetivamente integrada a práticas pedagógicas. A metodologia qualitativa e longitudinal, com observação, análise de produções estudantis e entrevistas, visa compreender a experiência subjetiva dos alunos. Para alunos imigrantes, o projeto desenvolverá ações pedagógicas contínuas e transversais, como programas de Português como Língua de Acolhimento (PLA) com abordagem fenomenológica, oficinas de narrativas e educação em cidadania, promovendo sua plena expressão e combatendo preconceitos. A iniciativa busca formar cidadãos críticos, responsáveis e autônomos, capazes de navegar e transformar suas realidades em um mundo complexo e interconectado.
Por uma Pedagogia da Expresão: Culturas, Linguagens e as Capacitações no Campo Educacional
Práxis Pedagógica e Educação: uma Leitura Crítico-Reconstrutiva
Coordenador(a):
Cledes Antonio Casagrande
E-mail:
cledes.casagrande@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo teórica e com delineamento hermenêutico, tem como tema o conceito de práxis pedagógica e suas correlações com a Educação e a Pedagogia. Ela tem o objetivo de compreender, numa perspectiva crítico-reconstrutiva, a gênese e a evolução do conceito de práxis pedagógica e suas implicações à educação contemporânea. Possui, também, os seguintes objetivos complementares: a) Rastrear, na História da Educação e do pensamento ocidental, o conceito de práxis pedagógica e suas relações com a Pedagogia e a Educação; b) Discutir, numa perspectiva hermenêutica, os pressupostos teórico-práticos que fundamentam o conceito de práxis pedagógica; c) Analisar produções teóricas atuais, no campo da educação, sobre os conceitos de práxis pedagógica, prática educativa, Pedagogia e Educação; d) Propor, a partirdos dados advindos da pesquisa, ações formativas de educadores da Educação Básica. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa propõe-se realizar um exercício hermenêutico, com revisão bibliográfica de livros, capítulos de livros, artigos e teses que dialoguem com o foco investigativo e cuja base teórica discuta os seguintes eixos temáticos: i) o conceito de práxis pedagógica; ii) as relações entre práxis pedagógica, Educação e Pedagogia. A investigação insere-se na Linha de Pesquisa ‘Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas’ do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Da pesquisa, espera-se os seguintes resultados: a) acadêmico e científico, que contribua para o avanço das reflexões acerca da práxis pedagógica; a difusão e a socialização da produção intelectual oriunda dos resultados da investigação; o aprofundamento dos conceitos e dimensões presentes na temática investigativa em dissertações e teses orientadas pelo pesquisador; b) educacional e social, por meio da proposição de temáticas para a formação continuada de educadores que exercem a docência na Educação Básica; com a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.
Práxis Pedagógica e Educação: uma Leitura Crítico-Reconstrutiva