PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Educação

CONCEITO CAPES:
school
Duração do Mestrado
24 meses
school
Duração do Doutorado
48 meses
access_time
Turno
Tarde e Noite
menu_book
Modalidade
Acadêmico
APRESENTAÇÃO

Visão Geral

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Unilasalle iniciou sua trajetória em 2007, com a aprovação do Mestrado. Em 2014, com a aprovação Doutorado, consolida-se, a partir de suas três linhas de pesquisa, enquanto espaço de desenvolvimento de estudos e pesquisas na Área da Educação para aprimorar a formação e a qualificação profissional de mestres e doutores na produção e na divulgação do conhecimento científico, com postura ética e atitude cidadã. Assume o compromisso com a Educação Inclusiva e Equitativa, a igualdade de gênero, a Educação em Direitos Humanos, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a Educação para a Cidadania Global, a Cultura de Paz e não violência, a educação e a aprendizagem ao longo da vida e a valorização da diversidade cultural.

Registre o seu interesseConfira os Processos Seletivos
FIQUE POR DENTRO

Seja o primeiro a saber sobre nossos programas.

PARA QUEM QUER

Preencha o formulário para registrar seu interesse.

check_circle
Seu interesse foi registrado com sucesso!
Oops! Um erro ocorreu.

Linhas de Pesquisa

Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Saiba mais
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Saiba mais
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Saiba mais
Nos siga nas redes sociais:

COORDENAÇÃO

imagem temporária de perfil
Hildegard Susana Jung
hildegard.jung@unilasalle.edu.br

COORDENAÇÃO ADJUNTA

imagem temporária de perfil
Dirleia Fanfa Sarmento
dirleia.sarmento@unilasalle.edu.br
Educação

Comissão Interna de Seleção e Avaliação de Programas de Bolsas da CAPES (CIB) - PPGE

Coordenador(a) do PPG:
Hildegard Susana Jung
Suplente:
Representante Docente:
Paulo Fossatti
Suplente:
Ingridi Vargas Bortolaso
Representante Discente:
Idio Fridolino Altmann
Comissão Interna de Autoavaliação
Conheça picture_as_pdf
Comissão Interna de Seleção e Avaliação de Programas de Bolsas da CAPES (CIB)
Conheçanorth_east
INGRESSO

Processos Seletivos Atuais

educacao

PROEXTPG 2025/2

calendar_today
Inscrições
15/04/2025
a
22/04/2025
monetization_on
de desconto em todo o curso!
monetization_on
de desconto em todo o curso!
monetization_on
de desconto em todo o curso!
monetization_on
de desconto em todo o curso!
PROEXTPG 2025/2

Comunidades Educativas Rede La Salle PPGE 2025/2 - CRONOGRAMA II

calendar_today
Inscrições
25/04/2025
a
22/05/2025
monetization_on
de desconto em todo o curso!
monetization_on
de desconto em todo o curso!
monetization_on
de desconto em todo o curso!
monetization_on
de desconto em todo o curso!
Comunidades Educativas Rede La Salle PPGE 2025/2 - CRONOGRAMA II

Comunidades Educativas Rede La Salle PPGE 2025/2

calendar_today
Inscrições
25/04/2025
a
22/05/2025
monetization_on
de desconto em todo o curso!
monetization_on
de desconto em todo o curso!
monetization_on
de desconto em todo o curso!
monetization_on
de desconto em todo o curso!
Comunidades Educativas Rede La Salle PPGE 2025/2

Aluno Especial

A modalidade de ingresso denominada Aluno Especial destina-se aos interessados em cursar componentes curriculares isolados nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, sem vínculo regular. Por meio desta modalidade o candidato pode aprofundar conhecimentos abordados em componentes curriculares específicos e aproximar-se do Programa de Pós-graduação (Mestrado ou Doutorado) no qual deseja ingressar futuramente como aluno regular para conhecer a proposta, os docentes e estudantes e iniciar o processo de construção de sua proposta de pesquisa para participação no processo seletivo regular, posteriormente, tendo a possibilidade de aproveitar os créditos cursados como aluno especial.  

O ingresso como aluno especial poderá ser realizado em componentes curriculares que disponibilizam vagas para esta modalidade de matrícula nos Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em:

  • Direito (Mestrado e Doutorado)
  • Educação (Mestrado e Doutorado)
  • Memória Social e Bens Culturais (Mestrado e Doutorado)
  • Saúde e Desenvolvimento Humano (Mestrado e Doutorado)

Para inscrição nos Cursos de Mestrado, o candidato deve possuir diploma de curso de graduação.

Confira as Normas de Ingresso
PPG

Mestrado

Sobre o Mestrado

O PPG em Educação da Unilasalle oferece componentes curriculares eletivos comuns ao Mestrado e Doutorado, assegurando a flexibilidade curricular, que focalizam o aprofundamento teórico e incursão analítica-reflexiva em pressupostos atinentes às temáticas abordadas. No Mestrado são obrigatórios a Metodologia da Pesquisa em Educação e o componente Atividade Programada. Esta contempla a comprovação de produções intelectuais de natureza bibliográfica (relacionadas à temática investigativa) e produção técnica e/ou tecnológica, em consonância com campo da Educação, no decorrer do curso. Ao final do percurso formativo são contabilizados 4 créditos para a Orientação de Dissertação. 

A proficiência em língua estrangeira, exigida pela Capes e o cumprimento dos créditos obrigatórios, deverá ocorrer até a qualificação do projeto (até o 12o mês). A defesa tem o prazo máximo de 24 meses, mediante o cumprimento dos 28 créditos mínimos, o exame de proficiência e a comprovação das atividades programadas.

É possível cursar até 10 créditos na modalidade aluno especial.

Matriz Curricular

São 28 créditos, divididos em:

a) 18 créditos de disciplinas Eletivas

b) 06 créditos de disciplinas Obrigatórias

c) 04 créditos de Orientação de Dissertação

Disciplina
Carga Horária
Mestrado
Mestrado e Doutorado
Doutorado
Ementa

Atividade direcionada à produção intelectual, visando a formação de pesquisadores de alto nível. Comprovação de duas produções intelectuais publicadas, de natureza bibliográfica relacionadas à temática investigativa da dissertação, e de uma produção de natureza técnica e ou tecnológica, em consonância com o campo da Educação, no decorrer do curso.

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Produção técnica: grupo de trabalho. Brasília: MEC; CAPES, 2019. ELIAS, V. M. da S., & Silva, S. L. Multimodalidade na escrita de artigos científicos: aspectos teórico-analíticos e contribuições para o ensino. Linha D'Água, v.31, n.1, p.111-125, 2018. HARTLEY, J. New ways of making academic articles easier to read. International Journal of Clinical and Health Psychology, v.12, n.1, p.143-160, 2012. LÓPEZ HERNÁNDEZ,D., Torres, A., Brito, L., López, M. L. Cómo redactar y organizar un artículo científico original. Revista de Especialidades Médico-Quirúrgicas, v. 19, n.2, p. 236-24, 2014. BANDEIRA, D. Materiais didáticos. Curitiba, PR: IESDE, 2009. BIANCOLINO, César Augusto; KNIESS, Cláudia Terezinha; MACCARI, Emerson Antonio; RABECHINI JR., Roque. Protocolo para Elaboração de Relatos de Produção Técnica. Revista de Gestão e Projetos, [S. I.], v. 3, n. 2, p. 294-307, 2012. DINIZ, D; TERRA, A. Plágio: palavras escondidas. Brasília, Rio de Janeiro: Letras Livres, Editora Fiocruz, 2014. PINHEIRO, F. F. do P. S.; AIRES, J. P. Um levantamento de produtos técnicos e tecnológicos desenvolvidos na pós-graduação. Manaus, Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, e196722, 2022. RINCK, F.; BOCH, F.; ASSIS, J.A. (Org.). Letramento e formação universitária: formar para a escrita e pela escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. RODRIGUES, W. Orientações para a escrita de artigos científicos. Revista Humanidades & Educação, p. 91-99, 2021. VALENTIM, D. Y. de Q.; PAIVA NETO, J. E. de; BESSA, J. C. R. Uso de fontes de pesquisa na escrita de artigos científicos de pesquisadores experientes. Entrepalavras, [S.I.], v. 10, n. 2, ago. 2020.

Ementa

Reflexão sobre as concepções de mundo, ciência, ser humano e natureza do conhecimento científico. Perspectiva epistemológica das principais correntes da teoria do conhecimento: empirismo, idealismo, racionalismo, modernismo, pós-modernismo e outras. Relações entre as diferentes correntes epistemológicas e as teorias educacionais.

Bibliografia

ALBUQUERQUE, K. C. C.; PORTILHO, E. M. L. As contribuições da Fenomenologia Hermenêutica para pesquisas em Educação. Conjecturas, [S. I.], v. 22, n. 3, p. 384-396, 2022. ALVES-MAZZOTTI, A. J. O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 96, p. 15-23, 2013. COSTA, J. M.; KIPNIS, B.. O debate epistemológico na formação do pesquisador da educação: reflexões a partir de alguns epistemólogos modernos. Educação em Perspectiva (Online), v.5, п.1, p.9-29, 2014. HERMANN, N. Hermenêutica e Educação. Rio de Janeiro: DP & A., 2002. OLIVEIRA, R. E. de et al (Orgs.) Compêndio de Epistemologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022. SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó SC: Argos, 2012. RÖHR, F. Reflexões em torno de um possível objeto epistêmico próprio da educação. Pro posições, v. 18, n. 1, p. 51-70, 2007. SANTOS, B. de S.; MENEZES, M. P.(org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. STOLTZ, S. A. Phenomenology and phenomenography in educational research: A critique, Educational Philosophy and Theory, v.52, n.10, 1077-1096, 2020. TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. A produção do conhecimento em educação: o Pós-estruturalismo como potência epistemológica. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, p.772-787.

Ementa

A pesquisa em educação no Brasil: evolução e tendências temáticas. Reflexão sobre os fundamentos das diferentes tipologias e abordagens teórico-metodológicas da pesquisa em educação. Estrutura e aportes teórico-metodológicos para o delineamento do projeto de dissertação. Rigor científico e ética na pesquisa em educação.

Bibliografia

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO- ANPED. Ética e Pesquisa em Educação: subsídios. Rio de janeiro: ANPED, 2019. BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2002. BRANDÃO, C.R; STRECK, D. R. Pesquisa Participante: a Partilha do Saber. São Paulo: Ideias & Letras, 2006. GATTI, B. A. Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Editora Liber Livro, 2008. KEMMIS, S., MCTAGGART, R.; NIXON, R. "Critical Participatory Action Research". In: ZUBER-SKERRITT, O.; Wood, L. (Ed.). Action Learning and Action Research: Genres and Approaches. Emerald Publishing Limited, Bingley, 2019, . 179-192. LÜDKE, A.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação - abordagens qualitativas. 2ed. Rio de Janeiro:Editora LTC, 2013. SÁNCHEZ GAMBOA, S. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos - a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013. SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M.. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.61, p.21-44, 2017. POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Ementa

Aprofunda a reflexão em torno dos fundamentos teórico-epistemológicos que sustentam as discussões sobre método no campo da Educação, justificando a necessária coerência entre tais fundamentos, as escolhas metodológicas e as formas de operacionalização das pesquisas. Discute diferentes abordagens metodológicas e suas particularidades no campo da pesquisa educacional. Instrui o delineamento metodológico dos projetos de tese a partir das problemáticas concretas de investigação, cogitando diferentes arranjos possíveis entre as bases teórico-epistemológicas, as metodologias e as técnicas adotadas.

Bibliografia

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. EARLEY, M. A synthesis of the literature on research methods education. Teaching in Higher Education, v. 19, n.3, p. 242-253, 2014. FEYRABEND, P. Contra o método. São Paulo: Editora UNESP, 2007. KARSENTI, T. La recherche en éducation: Étapes et approches. 4e édition revue et mise à jour. Les Presses de l'Université de Montréal, 2018. MEYER, D. E.; PARAISO, M. A. (orgs). Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. MILLS, G. E.; GAY, L. R. Educational research: competencies for analysis and applications. 12. ed. New York: Pearson, 2019. MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. MINAYO, M. C. de S.; COSTA, A. P. Fundamentos teóricos das técnicas de investigação qualitativa. Revista Lusófona de Educação, n. 40, p. 11-25, 2018. POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2011 QUÉRÉ, O. De la recherche en éducation aux pratiques éducatives. Revue Internationale d'éducation de Sèvres, n. 74, p. 24-29, 2017.

Ementa

Encontros individuais entre orientador e orientando cuja centralidade é a construção da dissertação por meio do acompanhamento e orientação para o desenvolvimento, conclusão e apresentação do relatório final da pesquisa.

Bibliografia

BIANCHETTI, L., MACHADO, Ana Maria (orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis: Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 2002 UNIVERSIDADE LA SALLE. Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos da Universidade La Salle [recurso eletrônico] / [elaboração Cristiane Pozzebom, Samarone Guedes Silveira]. 3. ed. - Dados eletrônicos. 2021. Referências específicas de cada dissertação.

Ementa

Encontros individuais entre orientador e orientando cuja centralidade é a construção da tese por meio do acompanhamento e da orientação para o desenvolvimento, conclusão e apresentação do relatório final da pesquisa.

Bibliografia

OLIVEIRA, M. O. de. Como "produzir clarões" nas pesquisas em educação? Revista de Educação Pública [online]. v.24, n.56, p.443-454, 2015. UNIVERSIDADE LA SALLE. Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos da Universidade La Salle [recurso eletrônico] / [elaboração Cristiane Pozzebom, Samarone Guedes Silveira]. - 3. ed. - Dados eletrônicos. 2021. Referências específicas de cada tese.

Ementa

Inserção dos doutorandos na Linha de Pesquisa: temáticas abordadas, enfoque dos projetos de pesquisa em desenvolvimento e ações de inserção social. Revisão das tendências contemporâneas da pesquisa em educação.

Bibliografia

Referências variam conforme a Linha de Pesquisa: a) Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, b) Gestão, Educação e Políticas Públicas, c) Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação.

Ementa

Inserção dos orientandos no desenvolvimento das atividades de pesquisa e inserção social realizada pelo docente orientador. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais necessários à elaboração do Projeto de Tese.

Bibliografia

Referências variam conforme a Linha de Pesquisa: a) Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, b) Gestão, Educação e Políticas Públicas, c) Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação.

Ementa

Reflexão sobre o lugar da ciência na construção do conhecimento. Análise das relações entre a produção do conhecimento hegemônico eurocentrado e o conhecimento produzido fora do âmbito do pensamento moderno ocidental.

Bibliografia

AGAMBEM, G. Signatura Rerum: sobre o método. (Trad. Andrea Santurbano, Patricia Peterle). São Paulo: Boitempo, 2019. BELGRANO, Mateo. World and Paradigm in Heidegger and Kuhn. Bogotá, Franciscanum, Revista de las Ciencias del Espíritu. v. 63, n. 175, p. 2, 2021. GIULIANO, F. Bases modernas/coloniales de la razón evaluadora: racismo epistémico, eurocentrismo, violencias. Pedagogía y Saberes, n.56, p. 117-133, 2022. GOES, J. "Ciência sucessora e a (s) epistemologia (s): saberes localizados". Florianópolis, Revista Estudos Feministas, v. 27, n. 1, 2019. INCLAN SOLIS, D. Contra la ventriloquia: notas sobre los usos y abusos de la traducción de los saberes subalternos en Latinoamérica. Cultura, Hombre y Sociedad, Temuco, v. 26, n. 1, p. 61-80, 2016. MILLS, C.W. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. OLIVEIRA, L. F. de; CUNHA, L. do C. O.. Produzir conhecimento é um pensar militante. Revista Pensamiento Actual, v. 17, п. 28, . 54-65, 2017. PONS BONALS, L.; ESPINOSA TORRES, I.de J. Protagonistas de la investigación educativa: Investigador-investigado en construcción recíproca. Revista Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales, v. 10, n.1, e068, 2020. SIRIMARCO, M. Lo narrativo antropológico. Apuntes sobre el rol de lo empírico en la construcción textual. Revista Runa, n. 40, v. 1, p. 37-52, 2019. SPIVAK L'HOSTE, A.; HUBERT, M. De científico a científico-tecnólogo: estrategia y compromiso en relatos de conversión de investigadores científicos. Ciencia docencia tecnologia. Concepción del Uruguay, n. 58, p. 39-63, 2019.

Ementa

Aprofundamento das questões teórico-metodológicas dos projetos de tese dos pós- graduandos. Socialização dos projetos de tese.

Bibliografia

ÁLVAREZ ÁLVAREZ, C. La etnografía como modelo de investigación en educación. Gazeta de Antropología, v.24, n.1, s/p. 2008. BOTELLA, J.; ZAMORA, Á. El meta-análisis: una metodología para la investigación en educación. Educación XXI: revista de la Facultad de Educación, v.20, п.2, p. 17-38, 2017. COSTA, M. A. F. da; COSTA, M. de F. B. da; ANDRADE, V. A. de. Caminhos (e descaminhos) dos objetivos em dissertações e teses: um olhar voltado para a coerência metodológica. REVISTA PRÁXIS, n. 11, p. 11-24, 2014. GUEVARA ALBAN, G. P.; VERDESOTO ARGUELLO, A. E.; CASTRO MOLINA, N. E. Metodologías de investigación educativa (descriptivas, experimentales, participativas, y de investigación-acción). RECIMUNDO, v. 4, п. 3, p. 163-173, 2020. MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, [S. I.], v. 40, n. 1, p. 101-116, 2014. ROMANOWSKI, J. P.;ENS, R. T.. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Revista Diálogo Educacional [online]. v. 6, n.19, p.37-50, 2006. FRANCO, M. F. de; SOLÓRZANO, J. L.V. Paradigmas, enfoques y métodos de investigación: análisis teórico. v. 3, n. 1, p. 1-24, 2020. PEREIRA, M. V. A escrita acadêmica - do excessivo ao razoável. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n.52, p.213-244, 2013. SOUZA, E. C. De; MEIRELES, M.M. Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 39, p. 282-383, 2018. SOUZA, E. C. de. Investigación (auto) biográfica como acontecimiento: diálogos epistémico-metodológicos. Márgenes Revista de Educación de la Universidad de Málaga, [S. I.], v. 1, n. 3, p. 16-33, 2020.

Ementa

Aprofundamento das questões teórico-metodológicas dos projetos de tese dos doutorandos com foco nos procedimentos de análise de dados. Suporte teórico-metodológico aos doutorandos para a escrita da tese. Socialização dos projetos de pesquisa dos discentes.

Bibliografia

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, Persona, 2011. CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. 3 ed. São Paulo: Contexto. FRANCO, M.L.P.B. Análise de Conteúdo. 2 ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2005. GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. O que é isso que se mostra: o fenômeno na análise textual discursiva? Atos de Pesquisa em Educação, [S.I.], v. 15, n. 4, p. 1167-1184, 2020. LOURO, G. L. Educação, Sociedade & Culturas, n.25, p.235-245, 2007. MAINGUENEAU, D. Gênese dos Discursos. (Trad. de Sírio Possenti). Curitiba: Criar Edições, 2005. MILLS, G. E.; GAY, L. R. Educational research: competencies for analysis and applications. 12. ed. New York: Pearson, 2019. MORAES, R.; GALIAZZI. M. do C. Análise textual discursiva. [recurso eletrônico] 3. ed. rev. e ampl. ljuí: Ed. Unijuí, 2020. SIDI, P. M. CONTE, Elaine. A hermenêutica como possibilidade metodológica à pesquisa em educação. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, v. 12, p. 1942-1954, 2017. URBANO, P. Análisis de datos cualitativos. Revista Fedumar Pedagogía y Educación, v.3, n.1, p.113-126, 2016.

Disciplina
Carga Horária
Doutorado
Mestrado
Mestrado e Doutorado
Ementa

Introdução à pesquisa e às concepções culturais, tecnológicas e educacionais, com ênfase em diferentes linguagens e tecnologias, como formas de mediar a construção do saber/conhecimento e suas expressões culturais na atualidade. Novos paradigmas de compreensão das relações entre educação, cultura e tecnologia na sociedade da informação e comunicação. Implicações didático pedagógicas da noção de culturas digitais.

Bibliografia

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1987. BARON, Georges-Louis. Les technologies dans l'enseignement scolaire: regard rétrospectif et perspectives. Les Sciences de l'éducation-Pour l'ère nouvelle, v. 52, n. 1, p. 103-122, 2019. BECK, U. A metamorfose do mundo: novos conceitos para uma nova realidade. Tradução de Maria Luiza Borges. 1 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2018. NUSSBAUM, M. Sin fines de lucro. Por qué la democracia necesita de las humanidades. Buenos Aires: Katz Editores, 2010. CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: Estrategias para entrar y salir de la modernidad, México: Grijalbo, 1989. CHARLOT, B. Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. São Paulo: Cortez, 2020. VIEIRA PINTO, Á. O Conceito de Tecnologia. v. 1. Contraponto: Rio de Janeiro, 2005. PRETTO, N. de L. Educações, culturas e hackers: escritos e reflexões. Salvador, BA: Edufba, 2017. LÉVY, Pierre. Cyberdémocratie. Paris: Odile Jacob, 2002. SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

Ementa

Estudo sobre as bases históricas da profissão docente. Análise da constituição docente vista sob a perspectiva do desenvolvimento pessoal, da profissionalização, da socialização e do processo de construção da identidade profissional. Reflexão sobre o papel da formação inicial e continuada na constituição docente.

Bibliografia

ACUÑA RUZ, F.; NÚÑEZ-MOSCOSO, J.; MALDONADO DÍAZ, C. La formación inicial docente como cultura: exploración y constitución de un campo de estudio desde la literatura. RMIE, Revista Mexicana de Investigación Educativa.vol.28, no.96, ene./mar. 2023. CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999. IMBERNÓN, F.; NETO, A. S.; FORTUNATO, I. (org.). Formação permanente de professores: experiências iberoamericanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019. Formadores de docentes em seis países de América Latina: instituciones, practicas y visiones. Santiago del Chile: Universidade Diego Portales/UNESCO, 2021. GORZONI, S. de P.; DAVISO, C. Conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa v.47 n.166 p.1396-1413, 2017. MORALES ESCOBAR, I. del R.; TABORDA CARO, M. A. La investigación biográfico narrativa: significados y tendencias en la indagación de la identidad profesional docente. Folios, Bogotá, n. 53, p. 171-182, 2021. NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. 2. ed. Porto [Portugal]: Porto, 1999. REIS, A. Τ.; ANDRÉ, M. E. A. D; PASSOS; L. F. Políticas de Formação de Professores no Brasil, pós LDB 9.394/96. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, v. 12, n. 23, p. 33-52, 2020. SCHERER, R. P. Modos de constituição da docência brasileira: tradicionalismo, competência, técnica e boas práticas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 175, p. 274-293, 2020.

Ementa

Abordagem dos pressupostos sobre o Direito à Educação presentes nos dispositivos legais nacionais e nos internacionais difundidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A Educação para os Direitos Humanos, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a Educação para a Cidadania Global, e a Educação ao longo da vida no contexto do direito à educação. Reflexão sobre o direito à educação do público-alvo da Educação Especial e a perspectiva da Educação Inclusiva. Políticas públicas educacionais relativas a efetividade do direito à educação na Educação Básica.

Bibliografia

AUSTRALIAN RESEARCH ALLIANCE FOR CHILDREN AND YOUTH (ARACY). Inclusive Education for Students with Disability: A review of the best evidence in relation to theory and practice. 2013. BOBBIO, Norberto. Era dos direitos. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2004. CURY, C.R. J. A qualidade da educação brasileira como direito. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1053-1066, 2014. FIGUEIREDO, R.V.de; BONETI, L.W.; POULIN, J-R. Da epistemologia clássica da educação à inclusão escolar: desafios e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 959-977, 2017. GIL PÉREZ, D; VILCHES, A. Educación para la sostenibilidad y educación en derechos humanos: dos campos que deben vincularse. Teoria de la educación, v.29, n.1-2017, p. 79-100 ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y LA CULTURA-UNESCO. Educación para um futuro sostenible: una visión transdisciplinaria para una acción concertada. Paris: UNESCO, 1997. ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y LA CULTURA-UNESCO. Llamado a la Acción de Cork para las Ciudades del Aprendizaje. Objetivos globales, acciones locales: hacia un aprendizaje a lo largo de toda la vida para todos en 2030. UNESCO, 2017. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA -UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015. ROSS, K. N., GENEVOIS, I. J. Cross-national studies of the quality of education:planning their design and managing their impact. Paris: International Institute for Educational Planning. UNESCO, 2006. TORRES, C. A. Fundamentos teóricos e empíricos da educação para a cidadania global crítica. Caxias do Sul, RS: Educs, 2023.

Ementa

Reflexão sobre a Educação online a partir de concepções filosóficas e pedagógicas e definição das modalidades de Educação por meio da legislação vigente. Constituição de diferentes Redes na contemporaneidade e suas decorrências para as práticas educativas. Diferentes plataformas para aprendizagem na configuração de espaços digitais virtuais e questões teórico-metodológicas para a Educação nas modalidades presencial e ou a distância.

Bibliografia

BANNELL, R.I. Uma faca de dois gumes. In: FERREIRA, G. M. dos S. et al. (Org.). Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017. p. 17-49. CONTE, E.; OURIQUE, M. L. H. Interlocuções das pesquisas em tecnologias na educação. Educação e Pesquisa (USP), v. 44, p. 1-15, 2018. GOMEZ, M. V. Cibercultura, formação e atuação docente em rede: guia para professores. Brasília: Liberlivro, 2010. LEMOS, A. L. M.; BITENCOURT, E. C.; DOS SANTOS, J. G. B. Fake news as fake politics: the digital materialities of YouTube misinformation videos about Brazilian oil spill catastrophe. Media Culture & Society, p. 016344372097730-20, 2020. MORIN, E. Epílogo - A missão da educação para a era Planetária. In: MORIN, E. Educar na Era Planetária: O pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez Editora, 2003. SANTOS, E.; CARVALHO, F. Teorizações Iniciais: Práticas Educativas e Tecnologiais Digitais em Rede. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, p. 01-11, 2021. SCHLEMMER, E.; BACKES, L. Learning in Metaverses: Co-existing in Real Virtuality. Hershey: IGI Global, 2015, v.1. SCHLEMMER, E.; OLIVEIRA, L. C.; SANTOS, A. W. Digital citizenship and invention: the ecosystem inhabiting of education for social transformation. Journal Of E-Learning And Knowledge Society, v. 18, . 140-150, 2022. SILVA, M. Sala de aula interativa. São Paulo: Edições Loyola, 2014. TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: SENAC; Escola do futuro, 2010.

Ementa

Reflexão sobre o status epistemológico, o reconhecimento e a prática do campo de saber denominado Ciência da Educação. Abordagem das interações e interfaces entre: História da Educação, Ciência da Educação, Educação, Pedagogia, Conhecimento Científico e Pesquisa em Educação.

Bibliografia

BRANDÃO, C. R. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 2013. BURBULES, N. C; RAYBECK, N. Philosophy of education: current trends. In: Encyclopedia of education, 2.ed, New York: Macmillan, 2012, . 1880-1885. CASAGRANDE, C. A.; FLORES, C. G. C. Educação e prática pedagógica em tempos de crise: revisitando alguns conceitos do campo educacional. In: CASAGRANDE, C. A.; BIELUCZYK, J. A.; FLORES, C. G. C. (Orgs.). A educação lassalista no contexto da pandemia: práticas, impactos e transformações. Canoas, RS: Ed. Unilasalle, 2022, p. 13-24. CHARLOT, B. A questão antropológica na Educação quando o tempo da barbárie está de volta. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 73, p. 161-180, jan./fev. 2019. CHIZZOTTI, A. As ciências humanas e as ciências da educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.4, p. 1556-1575, 2016. FRANCO, M. A. do R. S. Pedagogia como ciência da educação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008. FRANKENA, W. K. Philosophy of education: historical overview. In: Encyclopedia of education, 2.ed., New York: Macmillan, 2012, p. 1877- 1880. GAUTHIER, C.; TARDIF, M. (orgs.). A pedagogia: Teoria e práticas da antiguidade a nossos dias. 3. ed., Petrópolis: Vozes, 2014. HERMANN, N. Pensar arriscado: a relação entre filosofia e educação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.41, n.1, p. 217-228,2015. MIALARET, G. Ciências da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2013. TARDIF, M. A Profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação e Sociedade, v.34, 2013.

Ementa

Perspectivas teóricas sobre os processos de ensino e aprendizagem. Processos de ensino e de aprendizagem e práticas educativas nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica e da Educação Superior. Diferenças individuais e estilos de aprendizagem.

Bibliografia

ARAGÓN GARCÍA, M.; JIMÉNEZ GALÁN, Y. I. Diagnóstico de los estilos de aprendizaje en los estudiantes: Estrategia docente para elevar la calidad educativa. México, CPU-e, Revista de Investigación Educativa, n.9, p. 1-21, 2009. CEPEDA, H. I.F. et al. Análisis crítico del conductismo y constructivismo, como teorías de aprendizaje en educación. Open Journal Systems en Revista. Revista de Entrenamiento, v. 4, n. 1, . 01-12, 2018. FRANCO, M.A. S. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. São Paulo, Educação e Pesquisa, v. 41, n. 3, p. 601-614, 2015. GARCÍA, A. E. Estilos de aprendizaje y rendimiento académico. Revista Boletín Redipe, v. 7, n. 7, p. 218-228, 2018. GARDNER, Howard. Frames of mind: the theory of multiple intelligences. New York: Basic Books, 2011. MARTÍN, G.M. et al. Acercamiento a las Teorías del Aprendizaje en la Educación Superior. Revista UNIANDES Episteme, v. 4, n. 1, 2017, p. 48-60. MOREIRA, M.Α. Ensino e Aprendizagem Significativa. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. PIAGET, J. Aprendizagem e Conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1979. VANHORN, S. et al. Exploring active learning theories, practices, and contexts. Communication Research Trends, v. 38, n. 3, p. 5-25, 2019. VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. IN: VIGOTSKII, L. S., LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. (Trad. de Maria da Penha Villalobos). São Paulo: Ícone, 1988, p. 103-117.

Ementa

Reflexão sobre os fundamentos teórico-legais e a estrutura da gestão escolar na perspectiva democrática. Articulações entre os campos da Administração e da Educação no planejamento com foco em resultados e nas práticas de gestão escolar. Competências da equipe de gestão escolar. A gestão escolar: interfaces com a qualidade social da educação e a efetividade do direito à educação.

Bibliografia

HEVIA, F. J.; VERGARA-LOPE, S. ¿Accountability Educativo o Accountability Social en educación? Semejanzas, tensiones y diferencias. Accountability Working Paper, n.5, p. 1-64, 2019. BRASLAVSKY, C.; ACOSTA, F. JABIF, I. Módulos de formación en competencias para la gestión escolar en contextos de pobreza. Orientaciones conceptuales e didácticas. IIPE UNESCO Buenos Aires, 2004. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009. LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A.W.B; CLEMENTINO, A. M. A nova gestão pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as). RBPAE, v. 33, n. 3, p. 707726, 2017. OLIVEIRA, I. C.; VASQUES-MENEZES I. Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos de Pesquisa, v.48 n.169 p.876-900, 2018. PACCO MIRANDA, R. Z., & Dávila Rojas, O. M. La gestión escolar: una revisión de las investigaciones. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, v.6, n.4. p.3002-3029, 2022. PARO, V. H. Gestão, política, economia e ética na educação. São Paulo: FEUSP, 2023. PASSONE, E. F. K. Gestão escolar e democracia: o que nos ensinam os estudos de eficácia escolar. Sorocaba, Laplage em Revista, v.5, n.2, p.142-156, 2019. VAILLANT, D. Liderazgo escolar, evolución de políticas y prácticas y mejora de la calidad educativa. Education for All Global Monitoring Report 2015. Education for All 2000-2015: achievements and challenges, 2015.

Ementa

Reflexão sobre a Gestão da Inovação e do Empreendedorismo de Instituições de Ensino Superior, seus fundamentos e práticas, desde a administração, passando pela gestão, até a governança. Envorinmental, Social and Governance (ESG), tendências contemporâneas em gestão da educação. Ο perfil do gestor universitário, fundamentos e práticas da governança universitária. Cases de gestão de Boas Práticas de Inovação em Gestão Universitária.

Bibliografia

DE QUEIROZ MACHADO, D.; MATOS, F.R.N.; DE MESQUITA, R.F. Relations between innovation management and organisational sustainability: a case study in a Brazilian higher education institution. Environ Dev Sustain, v. 24, p. 11127-11152, 2022. FOSSATTI, P. et ali. What do (should) we know to leverage students' employability and entrepreneurship? A systematic guide to researchers and managers. The International Journal of Management Education, v. 21, p. 100788-15, 2023. FOSSATTI, P.; DANESI, L. C. MONTICELLI, J. M. Which scenarios reflect innovation at the brazilian university? International journal for innovation education and research, v. 10, p. 1 17, 2022. GLOBAL REPORTING INITIATIVE - GRI. Standards. 2023. INSTITUTO SEMESP. Diretrizes de política pública para o ensino superior brasileiro. ed. ampl. São Paulo: Instituto SEMESP, 2023. INSTITUTO SEMESP. Mapa do ensino superior. 13. ed. São Paulo: Instituto SEMESP, 2023. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. UNESCO. Policy brief: The contribution of higher education institutions to lifelong learning. 2022. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. UNESCO. Transforming higher education institutions into lifelong learning institutions. 2022. TRUBITSYNA, O.; DEMCHENKO, V. Management of higher education institutions: application of innovation. Social Work and Education, v. 7, n. 3, p. 383-393, 2020. VAZ, D. ; FOSSATTI, P. Gestão Universitária em tempos de pandemia: Decisões ágeis adotadas por uma instituição de ensino superior. Humanidades & Inovação. v. 8, p. 137-158, 2022.

Ementa

Aprofundamento teórico e incursão analítica-reflexiva de presuspostos basilares atinentes a temática investigativa do pós-graduando, visando o desenvolvimento da dissertação ou tese.

Bibliografia

MENDES, M. das D. N.; MATOS, J. W. V. A leitura acadêmica como prática discursiva para o ensino de metodologia científica. Revista da ABRALIN, [S. I.], v. 20, n. 3, p. 1104-1118, 2021. PIRES. Ε.Α. de N. A importância do hábito da leitura na universidade. Florianópolis, Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 17, n. 2, p.365-381, 2012. RODRIGUES, S.C. ETD [online], v. 16, n. 1, p.36-47, 2014. Referências a serem definidas, observando-se a temática investigativa do pós-graduando.

Ementa

Estrutura e organização do sistema educacional brasileiro. Marcos legais reguladores da educação a partir da Constituição Federal de 1988. Reflexão sobre as políticas públicas educacionais no Brasil: fundamentos, tendências e decorrências para a gestão educacional e das instituições de ensino. Influência dos organismos internacionais nas políticas públicas educacionais.

Bibliografia

ARRETCHE, M.; MARQUES, E.; FARIA, C. A. P. (orgs). As políticas da política: desigualdades e inclusão nos governos do PSDB e do PT. São Paulo: Editora Unesp, 2019. BALL, S. J.; MAINARDES, Jefferson. (org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2022. [livro eletrônico]. CUNHA, C. da (coord.) et al. O MEC pós-Constituição. Brasília: Liber Livros, 2016. MOREIRA, L. P. Enfoques e abordagens para a análise de políticas educacionais: primeiras aproximações. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. I.], v. 2, . 1-14, 2017. LIBÂNEO, J. C. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Tema em Destaque. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 159, 2016. MEJIA GONZALEZ, L., CUJIA BERRÍO, S. E., y LIÑAN CUELLO, Y. I. Políticas educativas en América Latina: Del modelo economicista a la educación para la sustentabilidad. Revista Venezolana de Gerencia, v. 27, n. 100, p.1489-1501, 2022. GUERRA, D.; FIGUEIREDO, I. M. Z. Proposições do Banco Mundial para a política educacional brasileira (2016-2018). São Paulo, Educação e Pesquisa, v. 47, e231359, 2021. SALCEDO FLORES, J. L.; CARBONELL INFANTE, J.; ESCUDERO VÍLCHEZ, F. E. Análisis de la política pública educativa, 2019-2021. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, v. 6, n. 3, p. 838-858, 2022. SAVIANI, D. Políticas educacionais em tempos de golpe: retrocessos e formas de resistência. Roteiro, Joaçaba, v. 45, e21512, 2020. TELLO, C. Es el Estado el objeto de estudio de la política educativa? Contextualizaciones histórico-epistemológicas. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. I.], v. 7, p. 1-26, 2022.

Ementa

Reflexão sobre a relação entre teoria e prática. Estudo sobre os saberes docentes e a epistemologia da prática profissional. Saberes docentes mobilizados nas práticas educativas na Educação Básica e Superior.

Bibliografia

ARROYO, M. G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 6 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro, Editora Vozes: 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. Unujuí, 1998. KEMMIS, S. Understanding professional practice: a synoptic framework. IN: GREEN, B. Understanding Professional Practice. Rotterdam: Sense Publishers, 2009.p. 19-38. NÓVOA, A. Escolas e Professores: Proteger, Transformar, Valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022. SCHÖN, D. Educating the reflective practitioner: toward a new design for teaching and learning in the professions. 1ed. San Francisco: Jossey-Bass, 1987. TARDIF, M. Saberes docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014. TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005. MORO, V.; JUNG, H. S. A Contribuição da Formação Continuada na (re)construção de Saberes Docentes. Educación XXXI, n. 61, p. 76-92, 2022. VALLADARES, L. La "práctica educativa" y su relevancia como unidad de análisis ontológico, epistemológico y sociohistórico en el campo de la educación y la Pedagogía. Perfiles Educativos, vol. XXXIX, n. 158, . 186-213, 2017.

Ementa

Discussão sobre temáticas definidas em parceria com os pós-graduandos, tendo-se presente as problemáticas investigativas dos projetos de pesquisa. Aprofundamento teórico e incursão analítica-reflexiva em presuspostos basilares atinentes às temáticas abordadas, visando o desenvolvimento da Dissertação ou Tese.

Bibliografia

ABREU-TARDELLI, L. S.; VOLTERO, K. M. O papel da ficha de avaliação e da escuta no ensino do gênero seminário. Londrina, Entretextos, v. 19, n. 1, p. 13-42, 2019. BUENO, Luzia; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição (org.). Gêneros orais no ensino. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 139-168. GONÇALVES, Adair Vieira; BERNARDES, Elizete de Souza. O gênero seminário: usos e dimensões ensináveis. São Carlos, Revista Linguasagem, 2010. Referências a serem definidas, observando-se as temáticas a serem contempladas no Seminário.

Ementa

Pesquisa sobre a sociedade informacional, global, em redes e a formação de professores: entraves, complexidades, dilemas e desafios. Análise e discussão das políticas públicas e proposta de formação de professores atinentes às novas tecnologias.

Bibliografia

CASTELLS, M. A sociedade em rede. v. 1. 7. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2003. CHARDEL, P-A. Société du risque, nouveaux médias et conscience morale. Pour une écologie informationnelle. In: Conflit des interprétations dans la société de l'information. Ethique et politique de l'environnement, Pierre-Antoine Chardel, Bernard Reber et Cédric Gossart (sous la direction de), Paris, Hermès Editions, 2012. ENEAU, J.; SIMONIAN, S. Desafio sociales en la formación de adultos en la era digital. Equidad y ética. El uso de las TIC en las universidades: espejismos et disimulos, Universidad Autónoma del Estado de Morelos, 2013. LA ROCCA, F. Territórios híbridos: conectividade e experiências comunicativas tecnometropolitanas. Revista FAMECOS (Online) mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre, v. 23, n. 3. 2016. LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia. São Paulo: Paulus, 2010. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010. MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011. SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: representações na cultura e na educação. Comunicação ubíqua: representações na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2014. SCHLEMMER, E.; MORETTI, G.; BACKES, L. Spazi di convivenza ibrida e multimodale: ipotesi e sfide per l'apprendimento. QWERTY - Rivista interdisciplinare di tecnologia, cultura e formazione, v. 10, p. 78, 2015. ZUIN, A. Á. S. Cyberbullying contra professores: dilemas da autoridade dos educadores na era da concentração dispersa. São Paulo: Edições Loyola, 2017.

Ementa

Discussão sobre a emergência de novas formas de subjetivação e sociabilidade na cultura atual sob o impacto das transformações psicossociais características da modernidade tardia, com seus desdobramentos éticos, estéticos e políticos. Estudo do caráter intersubjetivo de práticas educativas marcadas pela diversidade cultural, buscando compreender os efeitos formativos das múltiplas formas de existir e conviver na atualidade. Perspectivas do diálogo multi, inter e transcultural.

Bibliografia

BERARDI, F. Extremo: Crônicas da psicodeflação. São Paulo: UBU, 2020. CANCLINI, N. G. La sociedad sin relato: antropología y estética de la inminencia. Katz editores, 2010. DUBET, F. El declive de la instituición: profesiones, sujetos e individuos en la modernidad. Barcelona: Gedisa, 2006. SIMMEL, G. Philosophie de la modernité. Paris: Payot, 2004. LECCARDI, C. Para um novo significado do futuro: mudança social, jovens e o tempo. Tempo Social, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 35-57, 2005. REGUILLO, R. Itinerarios (para salir) y estrategias (para entrar) a la intemperie en tiempos de tormenta. Versión. Estudios de Comunicación y Política, n. Especial 3, p. 183-198, 2019. SENNETT, R. O Declínio do Homem Público: as tiranias da intimidade. Tradução: Lygia Araújo Watanabe. São Paulo: Companhia das Letras, 1999 SCHÉRER, R. Hospitalités. Paris: Anthropos, 2004. TÜRCKE, C. A sociedade excitada: filosofia da sensação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010. WALSH, Catherine. Decolonial Praxis: Sowing existence-life in times of dehumanities. In: International Academy of Practical Theology. Conference Series. 2021.

Proficiência em língua estrangeira

- Prazo máximo: 12 meses.


- Orientação para o Exame de Proficiência: Este Exame é uma exigência da CAPES e está previsto pelos art. 41 e 42 do Regulamento da Pós-graduação da Universidade La Salle (Resolução CONSUN n.º 667/14).

Banca de qualificação do projeto de dissertação

- Prazo máximo: 12 meses;


- Requisito: ter cursado todos os créditos das disciplinas obrigatórias; e ter sido aprovado em Exame de Proficiência em idioma estrangeiro.

Banca de defesa pública de Dissertação:

- Prazo máximo: 24 meses;


- Requisito: ter completado 28 (vinte e oito) créditos relativos às disciplinas obrigatórias, eletivas, orientação de dissertação e obrigatória da sua linha de pesquisa; ter sido aprovado em Exame de Qualificação.

Aluno Especial

A modalidade de ingresso denominada Aluno Especial destina-se aos interessados em cursarem componentes curriculares isolados nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, sem vínculo regular. Por meio desta modalidade o candidato pode aprofundar conhecimentos abordados em componentes curriculares específicos e aproximar-se do Programa de Pós-graduação (Mestrado ou Doutorado) no qual deseja ingressar futuramente como aluno regular para conhecer a proposta, os docentes e estudantes e iniciar o processo de construção de sua proposta de pesquisa para participação no processo seletivo regular, posteriormente, tendo a possibilidade de aproveitar os créditos cursados como aluno especial.  

Acesse as Normas de Ingresso de Aluno Especial
https://www.unilasalle.edu.br/uploads/files/f9ba476be5a357aaa2257d9848807bb6.pdf

Horário das Aulas do Semestre Atual

Mestrado
Mestrado/Doutorado
Doutorado
Nível
Tipo de Turma (1)
Tipo
Característica
Nome da Disciplina
Dia da Aula 
(2)
Horário
Modalidade das Aulas (3)
Periodicidade das Aulas
Data de Início
Data de Fim
Mestrado/Doutorado
Mestrado/Doutorado
Sede
Disciplina
Eletiva
Constituição Docente e Trajetórias na Formação de Professores
33 e 71
19h às 22h
Híbrida
Semanais
26/07/2025
04/11/2025
Constituição Docente e Trajetórias na Formação de Professores
Mestrado/Doutorado
Mestrado/Doutorado
Sede
Disciplina
Eletiva
Educação On-line, Redes e Plataformas para Aprendizagem
53 e 71
19h às 22h
Híbrido
Semanais
26/07/2025
09/10/2025
Educação On-line, Redes e Plataformas para Aprendizagem
Mestrado
Mestrado
Sede
Disciplina
Eletiva
Gestão Escolar: Fundamentos e Práticas
21 e 63
8h às 12h e 19h às 22h
Híbrido
Intensivo
21/07/2025
14/11/2025
Gestão Escolar: Fundamentos e Práticas
Dias 21/07/2025, das 8h às 12h, no Campus da Unilasalle em Canoas
Mestrado/Doutorado
Mestrado/Doutorado
Sede
Disciplina
Eletiva
Gestão de Instituições de Ensino Superior: Fundamentos e Práticas
21 e 63
8h às 12h e 19h às 22h
Híbrido
Intensivo
21/07/2025
14/11/2025
Gestão de Instituições de Ensino Superior: Fundamentos e Práticas
Dias 21/07/2025, das 8h às 12h, no Campus da Unilasalle em Canoas
Mestrado/Doutorado
Mestrado/Doutorado
Sede
Disciplina
Eletiva
Leitura Dirigida
La Salle: Carisma, Espiritualidade e Ideário Educativo
32, 42 e 52
13h30 às 17h30
Híbrido
Intensivo
22/07/2025
24/07/2025
Leitura Dirigida
Dias 22, 23 e 24/07/2025, das 13h30min às 17h30min no Campus da Unilasalle em Canoas
Mestrado
Mestrado
Sede
Disciplina
Obrigatória
Metodologia da Pesquisa em Educação
71
8h30 às 12h
Presencial
Semanais
16/08/2025
08/11/2025
Metodologia da Pesquisa em Educação
MESTRADO - Dias 21 e 25/07/2025, das 13h30min às 17h30min e 22, 23 e 24/07/2025, das 19h às 22h no Campus da Unilasalle em Canoas
Mestrado
Mestrado
Sede
Disciplina
Obrigatória
Metodologia da Pesquisa em Educação
23, 33, 43, 53, 63
19h às 22h
Híbrido
Intensivo
21/07/2025
15/10/2025
Metodologia da Pesquisa em Educação
Doutorado
Doutorado
Sede
Disciplina
Obrigatória
Metodologia da Pesquisa em Educação
23, 33, 43, 53,63
19h às 22h
Híbrido
Intensivo
21/07/2025
15/10/2025
Metodologia da Pesquisa em Educação
DOUTORADO - Dias 21, 22, 23, 24, 25/07/2025, das 19h às 22h no Campus da Unilasalle em Canoas
Mestrado
Mestrado
Sede/Minter
Disciplina
Obrigatória
Orientação de Dissertação
Agendar com orientador(a)
Agendar com orientador(a)
Híbrida
Agendar com orientador(a)
-
-
Orientação de Dissertação
Doutorado
Doutorado
Sede
Disciplina
Obrigatória
Orientação de Tese
Agendar com orientador(a)
Agendar com orientador(a)
Híbrida
Agendar com orientador(a)
-
-
Orientação de Tese
Mestrado/Doutorado
Mestrado/Doutorado
Sede
Disciplina
Eletiva
Seminário Temático
Empreendedorismo e inovação nos contextos educacionais
31, 41, 51, 61, 71
08h às 12h e 13h30 às 17h30
Híbrido
Intensivo
22/07/2025
24/11/2025
Seminário Temático
Dias 22, 23, 24 e 25/07/2025, das 8h às 12 e dia 26/07/2025, das 8h às 12h e 13h30min às 17h30min no Campus da Unilasalle em Canoas
Mestrado/Doutorado
Mestrado/Doutorado
Sede
Disciplina
Eletiva
Seminário Temático
Entre Saberes e Lutas: releituras de Paulo Freire
32
14H às 17h
Híbrido
Semanais
19/08/2025
21/10/2025
Seminário Temático
Mestrado/Doutorado
Mestrado/Doutorado
Sede
Disciplina
Eletiva
Seminário Temático
Desafios educacionais contemporâneos nos contextos latino-americano e africano
23
19h às 21h30
Híbrido
Semanais
11/08/2025
27/10/2025
Seminário Temático
Mestrado/Doutorado
Mestrado/Doutorado
Sede
Disciplina
Eletiva
Seminário Temático
Pesquisa baseada em design
53
19h30 às 21h
Híbrido
Semanais
14/08/2025
27/11/2025
Seminário Temático
Doutorado
Doutorado
Sede
Disciplina
Obrigatória
Seminário de Pesquisa I
71 e 71
9h às 12h, 8h às 12h e 13h às 18h
Híbrido
Intensivo
06/12/2025
10/01/2025
Seminário de Pesquisa I
Dias 21/07/2025, das 13h30min às 17h30min no Campus da Unilasalle em Canoas
Doutorado
Doutorado
Sede
Disciplina
Obrigatória
Seminário de Pesquisa II
Agendar com orientador(a)
Agendar com orientador(a)
Híbrida
Agendar com orientador(a)
-
-
Seminário de Pesquisa II
Doutorado
Doutorado
Sede
Disciplina
Obrigatória
Seminário de Pesquisa III
22 e 62
13h30 às 17h30
Híbrido
Intensivo
21/07/2025
15/12/2025
Seminário de Pesquisa III
Dias 25/07/2025, das 13h30min às 17h30min no Campus da Unilasalle em Canoas

Detalhamento das disciplinas ofertadas em regime intensivo:

Legenda

(1) DIA DA AULA: O 1° número indica o dia da semana (ex: 2 = segunda). O 2° número indica o turno (ex: 3 = noite). Dia da aula 43 = quarta-feira à noite ou 71 = sábado de manhã.
(2) MODALIDADE DAS AULAS - DISCIPLINAS HÍBRIDAS: Disciplina presencial com a possibilidade de encontros síncronos e da participação síncrona de estudantes e convidados de regiões distantes

Pessoas

Mestrado
Nome
E-mail
Linha de Pesquisa
Links
Nome
E-mail
Linha de Pesquisa
Links
Nome
E-mail
Linha de Pesquisa
Links
imagem temporária de perfil
Cristiane Gomes
Linha 2 - Memória e Linguagens Culturais
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Cristiane Pozzebom
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
08/04/2024
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Cristiane Rollsing Teixeira
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
19/12/2023
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Cristiano de Oliveira Dias
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
29/05/2014
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Cristiele Borges dos Santos
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
07/12/2021
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Cristiele Borges dos Santos Cardoso
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Cristine Gabriela de Campos Flores
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
25/04/2016
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Cristine Gabriela de Campos Flores
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
16/08/2021
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Cristine Gabriela de Campos Flores
Data de Defesa
Estágio Pós-Doutoral
Doutorado
imagem temporária de perfil
Célia de Fátima Rosa da Veiga
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
06/05/2015
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
César Bresolin Salvaro
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
18/12/2019
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Dagma Gonçalves Rosa
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
01/07/2021
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Daiane dos Santos
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
19/04/2024
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Dalcifran Taveira de Oliveira
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
05/12/2024
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Daniel Andrade Geraldi
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
27/03/2024
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Daniel Marcelo Benvenutti de Sales
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
10/12/2021
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Daniela dos Santos Cardoso
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
12/12/2016
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Danielle Cardoso de Oliveira
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
David Stival
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
28/08/2020
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Debora Cristina Costa de Rosso
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
22/03/2016
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Deivid de Souza Soares
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
27/02/2019
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Denise da Rosa Wedman
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
05/12/2013
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Dirleia Fanfa Sarmento
PROFESSOR PERMANENTE
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
Docente
Mestrado e Doutorado
imagem temporária de perfil
Dânia Barro
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
22/02/2021
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Débora Lopes Paim
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
16/07/2024
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Débora Tamilis Follmann
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Edgar Abrahão Pereira
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Eduardo Bugallo de Araujo
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
17/12/2020
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Eduardo Ferreira
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Eduardo Lorini Carneiro
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
20/02/2019
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Eduardo Rangel Ingrassia
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
31/03/2015
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Elaine Conte
PROFESSOR PERMANENTE
PROFESSOR PERMANENTE
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Linha 2 - Memória e Linguagens Culturais
Data de Defesa
Docente
Mestrado e Doutorado
imagem temporária de perfil
Elba Gamino da Silva
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
26/06/2013
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Eliab Sousa de Vasconcelos
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Eliana de Freitas Soares
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
28/02/2023
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Eliete Ribeiro Falcão
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
16/12/2014
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Eline Ribeiro Minuzzo dos Santos
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
20/12/2021
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Elisabete de Freitas Teixeira
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
08/04/2015
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Elisangela Krafchinski Trentin
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
20/05/2014
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Elisângela Cristina Almeida dos Santos
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
27/02/2023
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Elizandra Souza dos Reis
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
26/11/2022
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Elizete Helena Lima Mendes
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Elmer Erico Link
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
31/03/2015
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Eloa Giosane Brum Rambo de Ávila
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
28/08/2015
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Emanuelli Coletti Barbosa
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Erenice dos Santos Butzke Furquim
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Erica Cecília Noronha da Boit
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Erica Cristina Silva Conceição
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
12/12/2024
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Ery Clóvis Petry Jardim Junior
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Fabiana Moreno das Neves
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
07/10/2021
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Fabiana Schumacher D'avila
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
31/03/2022
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Fabiane Aparecida Parcianello de Almeida
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Fabiane Borges Pavani
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
19/03/2015
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Fabiane Franciscone
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
31/08/2018
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Fabiane Rodrigues dos Santos
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
21/12/2023
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Fabricia Py Tortelli Noronha
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
16/12/2016
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Fabrícia Py Tortelli Noronha
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
26/08/2022
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Fabrício Pontin
PROFESSOR COLABORADOR
PROFESSOR PERMANENTE
Linha 1 - Efetividade do Direito na Sociedade
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
Docente
Mestrado e Doutorado
imagem temporária de perfil
Fabíola dos Santos Kucybala
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Fabíula Campos Falcão Fagundes
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
18/12/2019
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Fadua Ionara Andrade de Andrade
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
25/11/2016
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Felipe André Angst
Data de Defesa
Estágio Pós-Doutoral
Doutorado
imagem temporária de perfil
Fernanda Cristina Brenner
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Fernanda Cristina Melo Pereira
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
10/12/2021
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Fernanda Fontes Preto
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
13/12/2017
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Fernanda Kleber Birck
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
16/12/2016
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Fernanda Roth da Costa
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
25/08/2022
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Fernando Cezar Orlandi
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Filipi Vieira da Silva
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Flávio Antônio Thiesen
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
04/04/2014
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Francieli Ziel
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Francisco Coelho Cuogo
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
19/05/2014
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Francisco Fernandes de Oliveira Neto
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
09/12/2024
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Francisco Gomes Viana
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
10/12/2024
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Francisco José Souza Bezerra
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
09/12/2021
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Fávaro Alex Menger Lummertz
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
08/05/2013
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Gabriela Bieger Reyes
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Gabriela Mazoti Klein
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Gabriele Bonotto Silva
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
25/11/2014
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Gabriele Daiana Thiecker
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
07/07/2014
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Gabrielle dos Santos
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Gelson Vanderlei Weschenfelder
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
23/10/2017
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Geremias Chitafane Tivane
Data de Defesa
Estágio Pós-Doutoral
Doutorado
imagem temporária de perfil
Gerson Batistella
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
05/09/2024
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Gilbernilson Oliveira da Silva
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
20/12/2024
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Gilberto Ferreira da Silva
PROFESSOR PERMANENTE
PROFESSOR PERMANENTE
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Linha 1 - Memória, Cultura e Identidade
Data de Defesa
Docente
Mestrado e Doutorado
imagem temporária de perfil
Gilmara Lima Mendes
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
31/03/2022
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Giorgia Fabiana Vieira dos Santos
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
25/07/2016
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Gisele Bervig Martins
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
30/11/2015
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Glauce Stumpf
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Glaucia Silva da Rosa
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
29/04/2016
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Graziele Halmenschlager
Data de Defesa
Estágio Pós-Doutoral
Doutorado
imagem temporária de perfil
Grazielli Fernandes
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
15/03/2016
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Guilherme Mendes Tomaz dos Santos
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
10/12/2014
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Gêise Rúbia De Souza Ortiz
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Gêise Rúbia de Souza Ortiz
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
21/11/2024
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Hans Gert Rottmann
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
28/02/2019
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Helen Pinto
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
08/11/2016
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Helen Rose Flores de Flores
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
31/03/2016
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Helen Rose Flôres de Flores
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
23/08/2021
Egresso
Doutorado

Investimento

Curso de Mestrado
Valores para pagamentos até o vencimento (2)
Aluno Regular
30 x R$ 2.643,29
( 3 )

( 1 ) Encargos educacionais passíveis de reajustes anuais, conforme Lei Nº 9.870, de 23 de novembro de 1999 e M.P. Nº 2.173-24, de 23 de agosto de 2001;

( 2 ) Vencimento das mensalidades no dia 10 de cada mês;

( 3 ) Valores líquidos já deduzidos os incentivos de acordo com a política de descontos mencionada no item (2), condicionada ao pagamento da mensalidade até a data do vencimento. Valor de referência da parcela após o vencimento é de R$ 2.643,29;

Curso de Mestrado
Valores para pagamentos até o vencimento (2)
Aluno Especial
R$ 702,70
( 3 ) (4 )

( 1 ) Encargos educacionais passíveis de reajustes anuais, conforme Lei Nº 9.870, de 23 de novembro de 1999 e M.P. Nº 2.173-24, de 23 de agosto de 2001;

( 2 ) Vencimento das mensalidades no dia 10 de cada mês. Os alunos matriculados nos cursos de Mestrado, na modalidade Aluno Especial em 2025 podem receber o desconto especial promocional de 30%, condicionado ao pagamento de cada mensalidade até a data do vencimento.

( 3 ) Valores líquidos já deduzidos os incentivos de acordo com a política de descontos mencionada no item ( 2 ), condicionada ao pagamento da mensalidade até a data do vencimento. Valor de referência da parcela após o vencimento é de R$ 1003,86;

( 4 ) Valor do crédito unitário semestral para alunos especiais. Para cada quatro créditos cursados e pagos no semestre, será deduzido o valor correspondente a 1 (uma) das 30 (trinta) parcelas a serem pagas para a conclusão do investimento no Mestrado, sendo que este valor só poderá ser debitado nas parcelas regulares a partir da aprovação do ingresso do aluno no Mestrado.

PPG

Doutorado

Sobre o Doutorado

O PPG em Educação da Unilasalle oferece componentes curriculares eletivos comuns ao Mestrado e Doutorado, assegurando a flexibilidade curricular, que focalizam o aprofundamento teórico e incursão analítica-reflexiva em pressupostos atinentes às temáticas abordadas. No Doutorado são obrigatórias as disciplinas de Metodologia da Pesquisa em Educação e Fundamentos Epistemológicos da Educação; as Atividades Programadas, contemplando a comprovação de produções intelectuais de natureza bibliográfica (relacionadas à temática investigativa) e produção técnica e/ou tecnológica, em consonância com o campo da Educação, no decorrer do curso; e os seminários de pesquisa. As duas proficiências em língua estrangeira e o cumprimento dos créditos obrigatórios deverão ocorrer até a qualificação do projeto (até o 24o mês). A defesa tem o prazo mínimo de 24 e máximo de 48 meses, mediante o cumprimento dos 32 créditos mínimos, comprovação das proficiências e das atividades programadas.

É possível cursar até 20 créditos na modalidade aluno especial.

Matriz Curricular

São 32 créditos, divididos em:

a) 14 créditos de disciplinas Eletivas

b) 06 créditos de disciplinas Obrigatórias

c) 08 créditos de Seminários de Pesquisa

d) 04 créditos de Atividades Programadas

Mestrado
Mestrado e Doutorado
Disciplina
Carga Horária
Doutorado
Mestrado e Doutorado
Mestrado
Ementa

Atividade direcionada à produção intelectual, visando a formação de pesquisadores de alto nível. Comprovação de duas produções intelectuais publicadas, de natureza bibliográfica relacionadas à temática investigativa da dissertação, e de uma produção de natureza técnica e ou tecnológica, em consonância com o campo da Educação, no decorrer do curso.

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Produção técnica: grupo de trabalho. Brasília: MEC; CAPES, 2019. ELIAS, V. M. da S., & Silva, S. L. Multimodalidade na escrita de artigos científicos: aspectos teórico-analíticos e contribuições para o ensino. Linha D'Água, v.31, n.1, p.111-125, 2018. HARTLEY, J. New ways of making academic articles easier to read. International Journal of Clinical and Health Psychology, v.12, n.1, p.143-160, 2012. LÓPEZ HERNÁNDEZ,D., Torres, A., Brito, L., López, M. L. Cómo redactar y organizar un artículo científico original. Revista de Especialidades Médico-Quirúrgicas, v. 19, n.2, p. 236-24, 2014. BANDEIRA, D. Materiais didáticos. Curitiba, PR: IESDE, 2009. BIANCOLINO, César Augusto; KNIESS, Cláudia Terezinha; MACCARI, Emerson Antonio; RABECHINI JR., Roque. Protocolo para Elaboração de Relatos de Produção Técnica. Revista de Gestão e Projetos, [S. I.], v. 3, n. 2, p. 294-307, 2012. DINIZ, D; TERRA, A. Plágio: palavras escondidas. Brasília, Rio de Janeiro: Letras Livres, Editora Fiocruz, 2014. PINHEIRO, F. F. do P. S.; AIRES, J. P. Um levantamento de produtos técnicos e tecnológicos desenvolvidos na pós-graduação. Manaus, Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, e196722, 2022. RINCK, F.; BOCH, F.; ASSIS, J.A. (Org.). Letramento e formação universitária: formar para a escrita e pela escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. RODRIGUES, W. Orientações para a escrita de artigos científicos. Revista Humanidades & Educação, p. 91-99, 2021. VALENTIM, D. Y. de Q.; PAIVA NETO, J. E. de; BESSA, J. C. R. Uso de fontes de pesquisa na escrita de artigos científicos de pesquisadores experientes. Entrepalavras, [S.I.], v. 10, n. 2, ago. 2020.

Ementa

Reflexão sobre as concepções de mundo, ciência, ser humano e natureza do conhecimento científico. Perspectiva epistemológica das principais correntes da teoria do conhecimento: empirismo, idealismo, racionalismo, modernismo, pós-modernismo e outras. Relações entre as diferentes correntes epistemológicas e as teorias educacionais.

Bibliografia

ALBUQUERQUE, K. C. C.; PORTILHO, E. M. L. As contribuições da Fenomenologia Hermenêutica para pesquisas em Educação. Conjecturas, [S. I.], v. 22, n. 3, p. 384-396, 2022. ALVES-MAZZOTTI, A. J. O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 96, p. 15-23, 2013. COSTA, J. M.; KIPNIS, B.. O debate epistemológico na formação do pesquisador da educação: reflexões a partir de alguns epistemólogos modernos. Educação em Perspectiva (Online), v.5, п.1, p.9-29, 2014. HERMANN, N. Hermenêutica e Educação. Rio de Janeiro: DP & A., 2002. OLIVEIRA, R. E. de et al (Orgs.) Compêndio de Epistemologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022. SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó SC: Argos, 2012. RÖHR, F. Reflexões em torno de um possível objeto epistêmico próprio da educação. Pro posições, v. 18, n. 1, p. 51-70, 2007. SANTOS, B. de S.; MENEZES, M. P.(org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. STOLTZ, S. A. Phenomenology and phenomenography in educational research: A critique, Educational Philosophy and Theory, v.52, n.10, 1077-1096, 2020. TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. A produção do conhecimento em educação: o Pós-estruturalismo como potência epistemológica. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, p.772-787.

Ementa

A pesquisa em educação no Brasil: evolução e tendências temáticas. Reflexão sobre os fundamentos das diferentes tipologias e abordagens teórico-metodológicas da pesquisa em educação. Estrutura e aportes teórico-metodológicos para o delineamento do projeto de dissertação. Rigor científico e ética na pesquisa em educação.

Bibliografia

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO- ANPED. Ética e Pesquisa em Educação: subsídios. Rio de janeiro: ANPED, 2019. BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2002. BRANDÃO, C.R; STRECK, D. R. Pesquisa Participante: a Partilha do Saber. São Paulo: Ideias & Letras, 2006. GATTI, B. A. Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Editora Liber Livro, 2008. KEMMIS, S., MCTAGGART, R.; NIXON, R. "Critical Participatory Action Research". In: ZUBER-SKERRITT, O.; Wood, L. (Ed.). Action Learning and Action Research: Genres and Approaches. Emerald Publishing Limited, Bingley, 2019, . 179-192. LÜDKE, A.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação - abordagens qualitativas. 2ed. Rio de Janeiro:Editora LTC, 2013. SÁNCHEZ GAMBOA, S. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos - a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013. SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M.. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.61, p.21-44, 2017. POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Ementa

Aprofunda a reflexão em torno dos fundamentos teórico-epistemológicos que sustentam as discussões sobre método no campo da Educação, justificando a necessária coerência entre tais fundamentos, as escolhas metodológicas e as formas de operacionalização das pesquisas. Discute diferentes abordagens metodológicas e suas particularidades no campo da pesquisa educacional. Instrui o delineamento metodológico dos projetos de tese a partir das problemáticas concretas de investigação, cogitando diferentes arranjos possíveis entre as bases teórico-epistemológicas, as metodologias e as técnicas adotadas.

Bibliografia

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. EARLEY, M. A synthesis of the literature on research methods education. Teaching in Higher Education, v. 19, n.3, p. 242-253, 2014. FEYRABEND, P. Contra o método. São Paulo: Editora UNESP, 2007. KARSENTI, T. La recherche en éducation: Étapes et approches. 4e édition revue et mise à jour. Les Presses de l'Université de Montréal, 2018. MEYER, D. E.; PARAISO, M. A. (orgs). Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. MILLS, G. E.; GAY, L. R. Educational research: competencies for analysis and applications. 12. ed. New York: Pearson, 2019. MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. MINAYO, M. C. de S.; COSTA, A. P. Fundamentos teóricos das técnicas de investigação qualitativa. Revista Lusófona de Educação, n. 40, p. 11-25, 2018. POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2011 QUÉRÉ, O. De la recherche en éducation aux pratiques éducatives. Revue Internationale d'éducation de Sèvres, n. 74, p. 24-29, 2017.

Ementa

Encontros individuais entre orientador e orientando cuja centralidade é a construção da dissertação por meio do acompanhamento e orientação para o desenvolvimento, conclusão e apresentação do relatório final da pesquisa.

Bibliografia

BIANCHETTI, L., MACHADO, Ana Maria (orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis: Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 2002 UNIVERSIDADE LA SALLE. Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos da Universidade La Salle [recurso eletrônico] / [elaboração Cristiane Pozzebom, Samarone Guedes Silveira]. 3. ed. - Dados eletrônicos. 2021. Referências específicas de cada dissertação.

Ementa

Encontros individuais entre orientador e orientando cuja centralidade é a construção da tese por meio do acompanhamento e da orientação para o desenvolvimento, conclusão e apresentação do relatório final da pesquisa.

Bibliografia

OLIVEIRA, M. O. de. Como "produzir clarões" nas pesquisas em educação? Revista de Educação Pública [online]. v.24, n.56, p.443-454, 2015. UNIVERSIDADE LA SALLE. Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos da Universidade La Salle [recurso eletrônico] / [elaboração Cristiane Pozzebom, Samarone Guedes Silveira]. - 3. ed. - Dados eletrônicos. 2021. Referências específicas de cada tese.

Ementa

Inserção dos doutorandos na Linha de Pesquisa: temáticas abordadas, enfoque dos projetos de pesquisa em desenvolvimento e ações de inserção social. Revisão das tendências contemporâneas da pesquisa em educação.

Bibliografia

Referências variam conforme a Linha de Pesquisa: a) Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, b) Gestão, Educação e Políticas Públicas, c) Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação.

Ementa

Inserção dos orientandos no desenvolvimento das atividades de pesquisa e inserção social realizada pelo docente orientador. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais necessários à elaboração do Projeto de Tese.

Bibliografia

Referências variam conforme a Linha de Pesquisa: a) Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, b) Gestão, Educação e Políticas Públicas, c) Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação.

Ementa

Reflexão sobre o lugar da ciência na construção do conhecimento. Análise das relações entre a produção do conhecimento hegemônico eurocentrado e o conhecimento produzido fora do âmbito do pensamento moderno ocidental.

Bibliografia

AGAMBEM, G. Signatura Rerum: sobre o método. (Trad. Andrea Santurbano, Patricia Peterle). São Paulo: Boitempo, 2019. BELGRANO, Mateo. World and Paradigm in Heidegger and Kuhn. Bogotá, Franciscanum, Revista de las Ciencias del Espíritu. v. 63, n. 175, p. 2, 2021. GIULIANO, F. Bases modernas/coloniales de la razón evaluadora: racismo epistémico, eurocentrismo, violencias. Pedagogía y Saberes, n.56, p. 117-133, 2022. GOES, J. "Ciência sucessora e a (s) epistemologia (s): saberes localizados". Florianópolis, Revista Estudos Feministas, v. 27, n. 1, 2019. INCLAN SOLIS, D. Contra la ventriloquia: notas sobre los usos y abusos de la traducción de los saberes subalternos en Latinoamérica. Cultura, Hombre y Sociedad, Temuco, v. 26, n. 1, p. 61-80, 2016. MILLS, C.W. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. OLIVEIRA, L. F. de; CUNHA, L. do C. O.. Produzir conhecimento é um pensar militante. Revista Pensamiento Actual, v. 17, п. 28, . 54-65, 2017. PONS BONALS, L.; ESPINOSA TORRES, I.de J. Protagonistas de la investigación educativa: Investigador-investigado en construcción recíproca. Revista Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales, v. 10, n.1, e068, 2020. SIRIMARCO, M. Lo narrativo antropológico. Apuntes sobre el rol de lo empírico en la construcción textual. Revista Runa, n. 40, v. 1, p. 37-52, 2019. SPIVAK L'HOSTE, A.; HUBERT, M. De científico a científico-tecnólogo: estrategia y compromiso en relatos de conversión de investigadores científicos. Ciencia docencia tecnologia. Concepción del Uruguay, n. 58, p. 39-63, 2019.

Ementa

Aprofundamento das questões teórico-metodológicas dos projetos de tese dos pós- graduandos. Socialização dos projetos de tese.

Bibliografia

ÁLVAREZ ÁLVAREZ, C. La etnografía como modelo de investigación en educación. Gazeta de Antropología, v.24, n.1, s/p. 2008. BOTELLA, J.; ZAMORA, Á. El meta-análisis: una metodología para la investigación en educación. Educación XXI: revista de la Facultad de Educación, v.20, п.2, p. 17-38, 2017. COSTA, M. A. F. da; COSTA, M. de F. B. da; ANDRADE, V. A. de. Caminhos (e descaminhos) dos objetivos em dissertações e teses: um olhar voltado para a coerência metodológica. REVISTA PRÁXIS, n. 11, p. 11-24, 2014. GUEVARA ALBAN, G. P.; VERDESOTO ARGUELLO, A. E.; CASTRO MOLINA, N. E. Metodologías de investigación educativa (descriptivas, experimentales, participativas, y de investigación-acción). RECIMUNDO, v. 4, п. 3, p. 163-173, 2020. MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, [S. I.], v. 40, n. 1, p. 101-116, 2014. ROMANOWSKI, J. P.;ENS, R. T.. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Revista Diálogo Educacional [online]. v. 6, n.19, p.37-50, 2006. FRANCO, M. F. de; SOLÓRZANO, J. L.V. Paradigmas, enfoques y métodos de investigación: análisis teórico. v. 3, n. 1, p. 1-24, 2020. PEREIRA, M. V. A escrita acadêmica - do excessivo ao razoável. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n.52, p.213-244, 2013. SOUZA, E. C. De; MEIRELES, M.M. Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 39, p. 282-383, 2018. SOUZA, E. C. de. Investigación (auto) biográfica como acontecimiento: diálogos epistémico-metodológicos. Márgenes Revista de Educación de la Universidad de Málaga, [S. I.], v. 1, n. 3, p. 16-33, 2020.

Ementa

Aprofundamento das questões teórico-metodológicas dos projetos de tese dos doutorandos com foco nos procedimentos de análise de dados. Suporte teórico-metodológico aos doutorandos para a escrita da tese. Socialização dos projetos de pesquisa dos discentes.

Bibliografia

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, Persona, 2011. CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. 3 ed. São Paulo: Contexto. FRANCO, M.L.P.B. Análise de Conteúdo. 2 ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2005. GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. O que é isso que se mostra: o fenômeno na análise textual discursiva? Atos de Pesquisa em Educação, [S.I.], v. 15, n. 4, p. 1167-1184, 2020. LOURO, G. L. Educação, Sociedade & Culturas, n.25, p.235-245, 2007. MAINGUENEAU, D. Gênese dos Discursos. (Trad. de Sírio Possenti). Curitiba: Criar Edições, 2005. MILLS, G. E.; GAY, L. R. Educational research: competencies for analysis and applications. 12. ed. New York: Pearson, 2019. MORAES, R.; GALIAZZI. M. do C. Análise textual discursiva. [recurso eletrônico] 3. ed. rev. e ampl. ljuí: Ed. Unijuí, 2020. SIDI, P. M. CONTE, Elaine. A hermenêutica como possibilidade metodológica à pesquisa em educação. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, v. 12, p. 1942-1954, 2017. URBANO, P. Análisis de datos cualitativos. Revista Fedumar Pedagogía y Educación, v.3, n.1, p.113-126, 2016.

Disciplina
Carga Horária
Mestrado
Doutorado
Mestrado e Doutorado
Ementa

Introdução à pesquisa e às concepções culturais, tecnológicas e educacionais, com ênfase em diferentes linguagens e tecnologias, como formas de mediar a construção do saber/conhecimento e suas expressões culturais na atualidade. Novos paradigmas de compreensão das relações entre educação, cultura e tecnologia na sociedade da informação e comunicação. Implicações didático pedagógicas da noção de culturas digitais.

Bibliografia

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1987. BARON, Georges-Louis. Les technologies dans l'enseignement scolaire: regard rétrospectif et perspectives. Les Sciences de l'éducation-Pour l'ère nouvelle, v. 52, n. 1, p. 103-122, 2019. BECK, U. A metamorfose do mundo: novos conceitos para uma nova realidade. Tradução de Maria Luiza Borges. 1 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2018. NUSSBAUM, M. Sin fines de lucro. Por qué la democracia necesita de las humanidades. Buenos Aires: Katz Editores, 2010. CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: Estrategias para entrar y salir de la modernidad, México: Grijalbo, 1989. CHARLOT, B. Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. São Paulo: Cortez, 2020. VIEIRA PINTO, Á. O Conceito de Tecnologia. v. 1. Contraponto: Rio de Janeiro, 2005. PRETTO, N. de L. Educações, culturas e hackers: escritos e reflexões. Salvador, BA: Edufba, 2017. LÉVY, Pierre. Cyberdémocratie. Paris: Odile Jacob, 2002. SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

Ementa

Estudo sobre as bases históricas da profissão docente. Análise da constituição docente vista sob a perspectiva do desenvolvimento pessoal, da profissionalização, da socialização e do processo de construção da identidade profissional. Reflexão sobre o papel da formação inicial e continuada na constituição docente.

Bibliografia

ACUÑA RUZ, F.; NÚÑEZ-MOSCOSO, J.; MALDONADO DÍAZ, C. La formación inicial docente como cultura: exploración y constitución de un campo de estudio desde la literatura. RMIE, Revista Mexicana de Investigación Educativa.vol.28, no.96, ene./mar. 2023. CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999. IMBERNÓN, F.; NETO, A. S.; FORTUNATO, I. (org.). Formação permanente de professores: experiências iberoamericanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019. Formadores de docentes em seis países de América Latina: instituciones, practicas y visiones. Santiago del Chile: Universidade Diego Portales/UNESCO, 2021. GORZONI, S. de P.; DAVISO, C. Conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa v.47 n.166 p.1396-1413, 2017. MORALES ESCOBAR, I. del R.; TABORDA CARO, M. A. La investigación biográfico narrativa: significados y tendencias en la indagación de la identidad profesional docente. Folios, Bogotá, n. 53, p. 171-182, 2021. NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. 2. ed. Porto [Portugal]: Porto, 1999. REIS, A. Τ.; ANDRÉ, M. E. A. D; PASSOS; L. F. Políticas de Formação de Professores no Brasil, pós LDB 9.394/96. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, v. 12, n. 23, p. 33-52, 2020. SCHERER, R. P. Modos de constituição da docência brasileira: tradicionalismo, competência, técnica e boas práticas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 175, p. 274-293, 2020.

Ementa

Abordagem dos pressupostos sobre o Direito à Educação presentes nos dispositivos legais nacionais e nos internacionais difundidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A Educação para os Direitos Humanos, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a Educação para a Cidadania Global, e a Educação ao longo da vida no contexto do direito à educação. Reflexão sobre o direito à educação do público-alvo da Educação Especial e a perspectiva da Educação Inclusiva. Políticas públicas educacionais relativas a efetividade do direito à educação na Educação Básica.

Bibliografia

AUSTRALIAN RESEARCH ALLIANCE FOR CHILDREN AND YOUTH (ARACY). Inclusive Education for Students with Disability: A review of the best evidence in relation to theory and practice. 2013. BOBBIO, Norberto. Era dos direitos. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2004. CURY, C.R. J. A qualidade da educação brasileira como direito. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1053-1066, 2014. FIGUEIREDO, R.V.de; BONETI, L.W.; POULIN, J-R. Da epistemologia clássica da educação à inclusão escolar: desafios e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 959-977, 2017. GIL PÉREZ, D; VILCHES, A. Educación para la sostenibilidad y educación en derechos humanos: dos campos que deben vincularse. Teoria de la educación, v.29, n.1-2017, p. 79-100 ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y LA CULTURA-UNESCO. Educación para um futuro sostenible: una visión transdisciplinaria para una acción concertada. Paris: UNESCO, 1997. ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y LA CULTURA-UNESCO. Llamado a la Acción de Cork para las Ciudades del Aprendizaje. Objetivos globales, acciones locales: hacia un aprendizaje a lo largo de toda la vida para todos en 2030. UNESCO, 2017. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA -UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015. ROSS, K. N., GENEVOIS, I. J. Cross-national studies of the quality of education:planning their design and managing their impact. Paris: International Institute for Educational Planning. UNESCO, 2006. TORRES, C. A. Fundamentos teóricos e empíricos da educação para a cidadania global crítica. Caxias do Sul, RS: Educs, 2023.

Ementa

Reflexão sobre a Educação online a partir de concepções filosóficas e pedagógicas e definição das modalidades de Educação por meio da legislação vigente. Constituição de diferentes Redes na contemporaneidade e suas decorrências para as práticas educativas. Diferentes plataformas para aprendizagem na configuração de espaços digitais virtuais e questões teórico-metodológicas para a Educação nas modalidades presencial e ou a distância.

Bibliografia

BANNELL, R.I. Uma faca de dois gumes. In: FERREIRA, G. M. dos S. et al. (Org.). Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017. p. 17-49. CONTE, E.; OURIQUE, M. L. H. Interlocuções das pesquisas em tecnologias na educação. Educação e Pesquisa (USP), v. 44, p. 1-15, 2018. GOMEZ, M. V. Cibercultura, formação e atuação docente em rede: guia para professores. Brasília: Liberlivro, 2010. LEMOS, A. L. M.; BITENCOURT, E. C.; DOS SANTOS, J. G. B. Fake news as fake politics: the digital materialities of YouTube misinformation videos about Brazilian oil spill catastrophe. Media Culture & Society, p. 016344372097730-20, 2020. MORIN, E. Epílogo - A missão da educação para a era Planetária. In: MORIN, E. Educar na Era Planetária: O pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez Editora, 2003. SANTOS, E.; CARVALHO, F. Teorizações Iniciais: Práticas Educativas e Tecnologiais Digitais em Rede. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, p. 01-11, 2021. SCHLEMMER, E.; BACKES, L. Learning in Metaverses: Co-existing in Real Virtuality. Hershey: IGI Global, 2015, v.1. SCHLEMMER, E.; OLIVEIRA, L. C.; SANTOS, A. W. Digital citizenship and invention: the ecosystem inhabiting of education for social transformation. Journal Of E-Learning And Knowledge Society, v. 18, . 140-150, 2022. SILVA, M. Sala de aula interativa. São Paulo: Edições Loyola, 2014. TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: SENAC; Escola do futuro, 2010.

Ementa

Reflexão sobre o status epistemológico, o reconhecimento e a prática do campo de saber denominado Ciência da Educação. Abordagem das interações e interfaces entre: História da Educação, Ciência da Educação, Educação, Pedagogia, Conhecimento Científico e Pesquisa em Educação.

Bibliografia

BRANDÃO, C. R. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 2013. BURBULES, N. C; RAYBECK, N. Philosophy of education: current trends. In: Encyclopedia of education, 2.ed, New York: Macmillan, 2012, . 1880-1885. CASAGRANDE, C. A.; FLORES, C. G. C. Educação e prática pedagógica em tempos de crise: revisitando alguns conceitos do campo educacional. In: CASAGRANDE, C. A.; BIELUCZYK, J. A.; FLORES, C. G. C. (Orgs.). A educação lassalista no contexto da pandemia: práticas, impactos e transformações. Canoas, RS: Ed. Unilasalle, 2022, p. 13-24. CHARLOT, B. A questão antropológica na Educação quando o tempo da barbárie está de volta. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 73, p. 161-180, jan./fev. 2019. CHIZZOTTI, A. As ciências humanas e as ciências da educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.4, p. 1556-1575, 2016. FRANCO, M. A. do R. S. Pedagogia como ciência da educação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008. FRANKENA, W. K. Philosophy of education: historical overview. In: Encyclopedia of education, 2.ed., New York: Macmillan, 2012, p. 1877- 1880. GAUTHIER, C.; TARDIF, M. (orgs.). A pedagogia: Teoria e práticas da antiguidade a nossos dias. 3. ed., Petrópolis: Vozes, 2014. HERMANN, N. Pensar arriscado: a relação entre filosofia e educação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.41, n.1, p. 217-228,2015. MIALARET, G. Ciências da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2013. TARDIF, M. A Profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação e Sociedade, v.34, 2013.

Ementa

Perspectivas teóricas sobre os processos de ensino e aprendizagem. Processos de ensino e de aprendizagem e práticas educativas nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica e da Educação Superior. Diferenças individuais e estilos de aprendizagem.

Bibliografia

ARAGÓN GARCÍA, M.; JIMÉNEZ GALÁN, Y. I. Diagnóstico de los estilos de aprendizaje en los estudiantes: Estrategia docente para elevar la calidad educativa. México, CPU-e, Revista de Investigación Educativa, n.9, p. 1-21, 2009. CEPEDA, H. I.F. et al. Análisis crítico del conductismo y constructivismo, como teorías de aprendizaje en educación. Open Journal Systems en Revista. Revista de Entrenamiento, v. 4, n. 1, . 01-12, 2018. FRANCO, M.A. S. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. São Paulo, Educação e Pesquisa, v. 41, n. 3, p. 601-614, 2015. GARCÍA, A. E. Estilos de aprendizaje y rendimiento académico. Revista Boletín Redipe, v. 7, n. 7, p. 218-228, 2018. GARDNER, Howard. Frames of mind: the theory of multiple intelligences. New York: Basic Books, 2011. MARTÍN, G.M. et al. Acercamiento a las Teorías del Aprendizaje en la Educación Superior. Revista UNIANDES Episteme, v. 4, n. 1, 2017, p. 48-60. MOREIRA, M.Α. Ensino e Aprendizagem Significativa. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. PIAGET, J. Aprendizagem e Conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1979. VANHORN, S. et al. Exploring active learning theories, practices, and contexts. Communication Research Trends, v. 38, n. 3, p. 5-25, 2019. VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. IN: VIGOTSKII, L. S., LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. (Trad. de Maria da Penha Villalobos). São Paulo: Ícone, 1988, p. 103-117.

Ementa

Reflexão sobre os fundamentos teórico-legais e a estrutura da gestão escolar na perspectiva democrática. Articulações entre os campos da Administração e da Educação no planejamento com foco em resultados e nas práticas de gestão escolar. Competências da equipe de gestão escolar. A gestão escolar: interfaces com a qualidade social da educação e a efetividade do direito à educação.

Bibliografia

HEVIA, F. J.; VERGARA-LOPE, S. ¿Accountability Educativo o Accountability Social en educación? Semejanzas, tensiones y diferencias. Accountability Working Paper, n.5, p. 1-64, 2019. BRASLAVSKY, C.; ACOSTA, F. JABIF, I. Módulos de formación en competencias para la gestión escolar en contextos de pobreza. Orientaciones conceptuales e didácticas. IIPE UNESCO Buenos Aires, 2004. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009. LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A.W.B; CLEMENTINO, A. M. A nova gestão pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as). RBPAE, v. 33, n. 3, p. 707726, 2017. OLIVEIRA, I. C.; VASQUES-MENEZES I. Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos de Pesquisa, v.48 n.169 p.876-900, 2018. PACCO MIRANDA, R. Z., & Dávila Rojas, O. M. La gestión escolar: una revisión de las investigaciones. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, v.6, n.4. p.3002-3029, 2022. PARO, V. H. Gestão, política, economia e ética na educação. São Paulo: FEUSP, 2023. PASSONE, E. F. K. Gestão escolar e democracia: o que nos ensinam os estudos de eficácia escolar. Sorocaba, Laplage em Revista, v.5, n.2, p.142-156, 2019. VAILLANT, D. Liderazgo escolar, evolución de políticas y prácticas y mejora de la calidad educativa. Education for All Global Monitoring Report 2015. Education for All 2000-2015: achievements and challenges, 2015.

Ementa

Reflexão sobre a Gestão da Inovação e do Empreendedorismo de Instituições de Ensino Superior, seus fundamentos e práticas, desde a administração, passando pela gestão, até a governança. Envorinmental, Social and Governance (ESG), tendências contemporâneas em gestão da educação. Ο perfil do gestor universitário, fundamentos e práticas da governança universitária. Cases de gestão de Boas Práticas de Inovação em Gestão Universitária.

Bibliografia

DE QUEIROZ MACHADO, D.; MATOS, F.R.N.; DE MESQUITA, R.F. Relations between innovation management and organisational sustainability: a case study in a Brazilian higher education institution. Environ Dev Sustain, v. 24, p. 11127-11152, 2022. FOSSATTI, P. et ali. What do (should) we know to leverage students' employability and entrepreneurship? A systematic guide to researchers and managers. The International Journal of Management Education, v. 21, p. 100788-15, 2023. FOSSATTI, P.; DANESI, L. C. MONTICELLI, J. M. Which scenarios reflect innovation at the brazilian university? International journal for innovation education and research, v. 10, p. 1 17, 2022. GLOBAL REPORTING INITIATIVE - GRI. Standards. 2023. INSTITUTO SEMESP. Diretrizes de política pública para o ensino superior brasileiro. ed. ampl. São Paulo: Instituto SEMESP, 2023. INSTITUTO SEMESP. Mapa do ensino superior. 13. ed. São Paulo: Instituto SEMESP, 2023. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. UNESCO. Policy brief: The contribution of higher education institutions to lifelong learning. 2022. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. UNESCO. Transforming higher education institutions into lifelong learning institutions. 2022. TRUBITSYNA, O.; DEMCHENKO, V. Management of higher education institutions: application of innovation. Social Work and Education, v. 7, n. 3, p. 383-393, 2020. VAZ, D. ; FOSSATTI, P. Gestão Universitária em tempos de pandemia: Decisões ágeis adotadas por uma instituição de ensino superior. Humanidades & Inovação. v. 8, p. 137-158, 2022.

Ementa

Aprofundamento teórico e incursão analítica-reflexiva de presuspostos basilares atinentes a temática investigativa do pós-graduando, visando o desenvolvimento da dissertação ou tese.

Bibliografia

MENDES, M. das D. N.; MATOS, J. W. V. A leitura acadêmica como prática discursiva para o ensino de metodologia científica. Revista da ABRALIN, [S. I.], v. 20, n. 3, p. 1104-1118, 2021. PIRES. Ε.Α. de N. A importância do hábito da leitura na universidade. Florianópolis, Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 17, n. 2, p.365-381, 2012. RODRIGUES, S.C. ETD [online], v. 16, n. 1, p.36-47, 2014. Referências a serem definidas, observando-se a temática investigativa do pós-graduando.

Ementa

Estrutura e organização do sistema educacional brasileiro. Marcos legais reguladores da educação a partir da Constituição Federal de 1988. Reflexão sobre as políticas públicas educacionais no Brasil: fundamentos, tendências e decorrências para a gestão educacional e das instituições de ensino. Influência dos organismos internacionais nas políticas públicas educacionais.

Bibliografia

ARRETCHE, M.; MARQUES, E.; FARIA, C. A. P. (orgs). As políticas da política: desigualdades e inclusão nos governos do PSDB e do PT. São Paulo: Editora Unesp, 2019. BALL, S. J.; MAINARDES, Jefferson. (org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2022. [livro eletrônico]. CUNHA, C. da (coord.) et al. O MEC pós-Constituição. Brasília: Liber Livros, 2016. MOREIRA, L. P. Enfoques e abordagens para a análise de políticas educacionais: primeiras aproximações. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. I.], v. 2, . 1-14, 2017. LIBÂNEO, J. C. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Tema em Destaque. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 159, 2016. MEJIA GONZALEZ, L., CUJIA BERRÍO, S. E., y LIÑAN CUELLO, Y. I. Políticas educativas en América Latina: Del modelo economicista a la educación para la sustentabilidad. Revista Venezolana de Gerencia, v. 27, n. 100, p.1489-1501, 2022. GUERRA, D.; FIGUEIREDO, I. M. Z. Proposições do Banco Mundial para a política educacional brasileira (2016-2018). São Paulo, Educação e Pesquisa, v. 47, e231359, 2021. SALCEDO FLORES, J. L.; CARBONELL INFANTE, J.; ESCUDERO VÍLCHEZ, F. E. Análisis de la política pública educativa, 2019-2021. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, v. 6, n. 3, p. 838-858, 2022. SAVIANI, D. Políticas educacionais em tempos de golpe: retrocessos e formas de resistência. Roteiro, Joaçaba, v. 45, e21512, 2020. TELLO, C. Es el Estado el objeto de estudio de la política educativa? Contextualizaciones histórico-epistemológicas. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. I.], v. 7, p. 1-26, 2022.

Ementa

Reflexão sobre a relação entre teoria e prática. Estudo sobre os saberes docentes e a epistemologia da prática profissional. Saberes docentes mobilizados nas práticas educativas na Educação Básica e Superior.

Bibliografia

ARROYO, M. G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 6 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro, Editora Vozes: 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. Unujuí, 1998. KEMMIS, S. Understanding professional practice: a synoptic framework. IN: GREEN, B. Understanding Professional Practice. Rotterdam: Sense Publishers, 2009.p. 19-38. NÓVOA, A. Escolas e Professores: Proteger, Transformar, Valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022. SCHÖN, D. Educating the reflective practitioner: toward a new design for teaching and learning in the professions. 1ed. San Francisco: Jossey-Bass, 1987. TARDIF, M. Saberes docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014. TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005. MORO, V.; JUNG, H. S. A Contribuição da Formação Continuada na (re)construção de Saberes Docentes. Educación XXXI, n. 61, p. 76-92, 2022. VALLADARES, L. La "práctica educativa" y su relevancia como unidad de análisis ontológico, epistemológico y sociohistórico en el campo de la educación y la Pedagogía. Perfiles Educativos, vol. XXXIX, n. 158, . 186-213, 2017.

Ementa

Discussão sobre temáticas definidas em parceria com os pós-graduandos, tendo-se presente as problemáticas investigativas dos projetos de pesquisa. Aprofundamento teórico e incursão analítica-reflexiva em presuspostos basilares atinentes às temáticas abordadas, visando o desenvolvimento da Dissertação ou Tese.

Bibliografia

ABREU-TARDELLI, L. S.; VOLTERO, K. M. O papel da ficha de avaliação e da escuta no ensino do gênero seminário. Londrina, Entretextos, v. 19, n. 1, p. 13-42, 2019. BUENO, Luzia; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição (org.). Gêneros orais no ensino. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 139-168. GONÇALVES, Adair Vieira; BERNARDES, Elizete de Souza. O gênero seminário: usos e dimensões ensináveis. São Carlos, Revista Linguasagem, 2010. Referências a serem definidas, observando-se as temáticas a serem contempladas no Seminário.

Ementa

Pesquisa sobre a sociedade informacional, global, em redes e a formação de professores: entraves, complexidades, dilemas e desafios. Análise e discussão das políticas públicas e proposta de formação de professores atinentes às novas tecnologias.

Bibliografia

CASTELLS, M. A sociedade em rede. v. 1. 7. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2003. CHARDEL, P-A. Société du risque, nouveaux médias et conscience morale. Pour une écologie informationnelle. In: Conflit des interprétations dans la société de l'information. Ethique et politique de l'environnement, Pierre-Antoine Chardel, Bernard Reber et Cédric Gossart (sous la direction de), Paris, Hermès Editions, 2012. ENEAU, J.; SIMONIAN, S. Desafio sociales en la formación de adultos en la era digital. Equidad y ética. El uso de las TIC en las universidades: espejismos et disimulos, Universidad Autónoma del Estado de Morelos, 2013. LA ROCCA, F. Territórios híbridos: conectividade e experiências comunicativas tecnometropolitanas. Revista FAMECOS (Online) mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre, v. 23, n. 3. 2016. LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia. São Paulo: Paulus, 2010. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010. MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011. SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: representações na cultura e na educação. Comunicação ubíqua: representações na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2014. SCHLEMMER, E.; MORETTI, G.; BACKES, L. Spazi di convivenza ibrida e multimodale: ipotesi e sfide per l'apprendimento. QWERTY - Rivista interdisciplinare di tecnologia, cultura e formazione, v. 10, p. 78, 2015. ZUIN, A. Á. S. Cyberbullying contra professores: dilemas da autoridade dos educadores na era da concentração dispersa. São Paulo: Edições Loyola, 2017.

Ementa

Discussão sobre a emergência de novas formas de subjetivação e sociabilidade na cultura atual sob o impacto das transformações psicossociais características da modernidade tardia, com seus desdobramentos éticos, estéticos e políticos. Estudo do caráter intersubjetivo de práticas educativas marcadas pela diversidade cultural, buscando compreender os efeitos formativos das múltiplas formas de existir e conviver na atualidade. Perspectivas do diálogo multi, inter e transcultural.

Bibliografia

BERARDI, F. Extremo: Crônicas da psicodeflação. São Paulo: UBU, 2020. CANCLINI, N. G. La sociedad sin relato: antropología y estética de la inminencia. Katz editores, 2010. DUBET, F. El declive de la instituición: profesiones, sujetos e individuos en la modernidad. Barcelona: Gedisa, 2006. SIMMEL, G. Philosophie de la modernité. Paris: Payot, 2004. LECCARDI, C. Para um novo significado do futuro: mudança social, jovens e o tempo. Tempo Social, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 35-57, 2005. REGUILLO, R. Itinerarios (para salir) y estrategias (para entrar) a la intemperie en tiempos de tormenta. Versión. Estudios de Comunicación y Política, n. Especial 3, p. 183-198, 2019. SENNETT, R. O Declínio do Homem Público: as tiranias da intimidade. Tradução: Lygia Araújo Watanabe. São Paulo: Companhia das Letras, 1999 SCHÉRER, R. Hospitalités. Paris: Anthropos, 2004. TÜRCKE, C. A sociedade excitada: filosofia da sensação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010. WALSH, Catherine. Decolonial Praxis: Sowing existence-life in times of dehumanities. In: International Academy of Practical Theology. Conference Series. 2021.

Proficiências em língua estrangeira

- Prazo máximo: 24 meses para entrega das duas proficiências em línguas estrangeiras.

- Orientação para o Exame de Proficiência: Este Exame é uma exigência da CAPES e está previsto pelos art. 41 e 42 do Regulamento da Pós-graduação da Universidade La Salle (Resolução CONSUN n.º 667/14).

Banca de qualificação do projeto de dissertação

- Prazo máximo: 24 meses;


- Requisito: ter cursado todos os créditos das disciplinas obrigatórias e ter sido aprovado nos Exames de Proficiências em idiomas estrangeiros distintos.

Banca de defesa pública de Dissertação:

- Prazo máximo: 48 meses;


- Requisito: ter completado 32 (trinta e dois) créditos relativos às disciplinas obrigatórias, eletivas, Seminários Temáticos e Seminário de Pesquisa Dirigida; ter sido aprovado em Exame de Qualificação.

Aluno Especial

A modalidade de ingresso denominada Aluno Especial destina-se aos interessados em cursarem componentes curriculares isolados nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, sem vínculo regular. Por meio desta modalidade o candidato pode aprofundar conhecimentos abordados em componentes curriculares específicos e aproximar-se do Programa de Pós-graduação (Mestrado ou Doutorado) no qual deseja ingressar futuramente como aluno regular para conhecer a proposta, os docentes e estudantes e iniciar o processo de construção de sua proposta de pesquisa para participação no processo seletivo regular, posteriormente, tendo a possibilidade de aproveitar os créditos cursados como aluno especial.  

Acesse as Normas de Ingresso de Aluno Especial
https://www.unilasalle.edu.br/uploads/files/f9ba476be5a357aaa2257d9848807bb6.pdf

Horário das Aulas do Semestre Atual

Nível
Tipo de Turma (1)
Tipo
Característica
Nome da Disciplina
Dia da Aula 
(2)
Horário
Modalidade das Aulas (3)
Periodicidade das Aulas
Data de Início
Data de Fim
Doutorado
Mestrado/Doutorado
Mestrado
Mestrado/Doutorado
Mestrado/Doutorado
Sede
Disciplina
Eletiva
Constituição Docente e Trajetórias na Formação de Professores
33 e 71
19h às 22h
Híbrida
Semanais
26/07/2025
04/11/2025
Constituição Docente e Trajetórias na Formação de Professores
Mestrado/Doutorado
Mestrado/Doutorado
Sede
Disciplina
Eletiva
Educação On-line, Redes e Plataformas para Aprendizagem
53 e 71
19h às 22h
Híbrido
Semanais
26/07/2025
09/10/2025
Educação On-line, Redes e Plataformas para Aprendizagem
Mestrado
Mestrado
Sede
Disciplina
Eletiva
Gestão Escolar: Fundamentos e Práticas
21 e 63
8h às 12h e 19h às 22h
Híbrido
Intensivo
21/07/2025
14/11/2025
Gestão Escolar: Fundamentos e Práticas
Dias 21/07/2025, das 8h às 12h, no Campus da Unilasalle em Canoas
Mestrado/Doutorado
Mestrado/Doutorado
Sede
Disciplina
Eletiva
Gestão de Instituições de Ensino Superior: Fundamentos e Práticas
21 e 63
8h às 12h e 19h às 22h
Híbrido
Intensivo
21/07/2025
14/11/2025
Gestão de Instituições de Ensino Superior: Fundamentos e Práticas
Dias 21/07/2025, das 8h às 12h, no Campus da Unilasalle em Canoas
Mestrado/Doutorado
Mestrado/Doutorado
Sede
Disciplina
Eletiva
Leitura Dirigida
La Salle: Carisma, Espiritualidade e Ideário Educativo
32, 42 e 52
13h30 às 17h30
Híbrido
Intensivo
22/07/2025
24/07/2025
Leitura Dirigida
Dias 22, 23 e 24/07/2025, das 13h30min às 17h30min no Campus da Unilasalle em Canoas
Mestrado
Mestrado
Sede
Disciplina
Obrigatória
Metodologia da Pesquisa em Educação
71
8h30 às 12h
Presencial
Semanais
16/08/2025
08/11/2025
Metodologia da Pesquisa em Educação
MESTRADO - Dias 21 e 25/07/2025, das 13h30min às 17h30min e 22, 23 e 24/07/2025, das 19h às 22h no Campus da Unilasalle em Canoas
Mestrado
Mestrado
Sede
Disciplina
Obrigatória
Metodologia da Pesquisa em Educação
23, 33, 43, 53, 63
19h às 22h
Híbrido
Intensivo
21/07/2025
15/10/2025
Metodologia da Pesquisa em Educação
Doutorado
Doutorado
Sede
Disciplina
Obrigatória
Metodologia da Pesquisa em Educação
23, 33, 43, 53,63
19h às 22h
Híbrido
Intensivo
21/07/2025
15/10/2025
Metodologia da Pesquisa em Educação
DOUTORADO - Dias 21, 22, 23, 24, 25/07/2025, das 19h às 22h no Campus da Unilasalle em Canoas
Mestrado
Mestrado
Sede/Minter
Disciplina
Obrigatória
Orientação de Dissertação
Agendar com orientador(a)
Agendar com orientador(a)
Híbrida
Agendar com orientador(a)
-
-
Orientação de Dissertação
Doutorado
Doutorado
Sede
Disciplina
Obrigatória
Orientação de Tese
Agendar com orientador(a)
Agendar com orientador(a)
Híbrida
Agendar com orientador(a)
-
-
Orientação de Tese
Mestrado/Doutorado
Mestrado/Doutorado
Sede
Disciplina
Eletiva
Seminário Temático
Empreendedorismo e inovação nos contextos educacionais
31, 41, 51, 61, 71
08h às 12h e 13h30 às 17h30
Híbrido
Intensivo
22/07/2025
24/11/2025
Seminário Temático
Dias 22, 23, 24 e 25/07/2025, das 8h às 12 e dia 26/07/2025, das 8h às 12h e 13h30min às 17h30min no Campus da Unilasalle em Canoas
Mestrado/Doutorado
Mestrado/Doutorado
Sede
Disciplina
Eletiva
Seminário Temático
Entre Saberes e Lutas: releituras de Paulo Freire
32
14H às 17h
Híbrido
Semanais
19/08/2025
21/10/2025
Seminário Temático
Mestrado/Doutorado
Mestrado/Doutorado
Sede
Disciplina
Eletiva
Seminário Temático
Desafios educacionais contemporâneos nos contextos latino-americano e africano
23
19h às 21h30
Híbrido
Semanais
11/08/2025
27/10/2025
Seminário Temático
Mestrado/Doutorado
Mestrado/Doutorado
Sede
Disciplina
Eletiva
Seminário Temático
Pesquisa baseada em design
53
19h30 às 21h
Híbrido
Semanais
14/08/2025
27/11/2025
Seminário Temático
Doutorado
Doutorado
Sede
Disciplina
Obrigatória
Seminário de Pesquisa I
71 e 71
9h às 12h, 8h às 12h e 13h às 18h
Híbrido
Intensivo
06/12/2025
10/01/2025
Seminário de Pesquisa I
Dias 21/07/2025, das 13h30min às 17h30min no Campus da Unilasalle em Canoas
Doutorado
Doutorado
Sede
Disciplina
Obrigatória
Seminário de Pesquisa II
Agendar com orientador(a)
Agendar com orientador(a)
Híbrida
Agendar com orientador(a)
-
-
Seminário de Pesquisa II
Doutorado
Doutorado
Sede
Disciplina
Obrigatória
Seminário de Pesquisa III
22 e 62
13h30 às 17h30
Híbrido
Intensivo
21/07/2025
15/12/2025
Seminário de Pesquisa III
Dias 25/07/2025, das 13h30min às 17h30min no Campus da Unilasalle em Canoas

Detalhamento das disciplinas ofertadas em regime intensivo:

Legenda

(1) DIA DA AULA: O 1° número indica o dia da semana (ex: 2 = segunda). O 2° número indica o turno (ex: 3 = noite). Dia da aula 43 = quarta-feira à noite ou 71 = sábado de manhã.
(2) MODALIDADE DAS AULAS - DISCIPLINAS HÍBRIDAS: Disciplina presencial com a possibilidade de encontros síncronos e da participação síncrona de estudantes e convidados de regiões distantes

Pessoas

Doutorado
Nome
E-mail
Linha de Pesquisa
Links
Nome
E-mail
Linha de Pesquisa
Links
Nome
E-mail
Linha de Pesquisa
Links
Nome
E-mail
Linha de Pesquisa
Links
imagem temporária de perfil
Adelino Costa Neto
Data de Defesa
17/03/2025
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Adilson Cristiano Habowski
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
25/11/2019
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Adilson Cristiano Habowski
Data de Defesa
Estágio Pós-Doutoral
Doutorado
imagem temporária de perfil
Adriana Beatriz Pacher Raach
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
21/07/2016
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Adriana de Lima Nunes
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
25/02/2013
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Adriane Goulart Brauner
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Alana Mendes de Moura
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Alberto Chamis
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
27/03/2013
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Alcione Müller
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
09/12/2016
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Alexandre Barreto de Oliveira
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Alexsandra Teixeira
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
11/04/2018
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Alexsandro Cristian Santos de Borba
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Alexsandro Rodrigo Possatto
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Alice Florentino Echeverria
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
21/02/2013
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Aline Duarte Riva
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Aline Maria de Oliveira Weber Moraes
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
03/04/2024
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Aline de Oliveira Ferreira Vieira
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
04/03/2022
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Amanda Burchert
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
06/12/2018
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Amanda Ottmann Boff
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Américo Domingos Matindigue
Data de Defesa
Estágio Pós-Doutoral
Doutorado
imagem temporária de perfil
Ana Beatriz Gorgen Poppe
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
25/11/2021
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Ana Carolina Casulo da Silva
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Ana Carolina Nogueira do Vale Ramos
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Ana Marli Hoernig
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
29/07/2021
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Ana Paula Figueiró Willms
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
04/04/2024
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Ana Paula Nunes Stoll
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
07/06/2017
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Ana Paula Oliveira da Silva
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
20/11/2017
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Ana Paula Salvador Ramos
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
31/08/2022
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Ana Paula dos Santos
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Andre Gabriel Beneduzi
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Andrea Oliveira de Carvalho Xavier
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Andrea Ribeiro Gonçalves Leal
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
13/09/2017
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Andreia Lisandra Lussani
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Andreza Lima Marimon da Cunha
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
21/02/2013
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Andreza Scheffer Sanches
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
28/02/2023
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
André Carlos dos Santos Oliveira
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
André Luciano Alves
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
29/03/2019
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
André Ribeiro Fernandes
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Andréa da Silva Avanze
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
20/12/2023
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Ane Patrícia Viana José de Mira
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
29/09/2017
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Anelise Schütz
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Angela Maria Dias Flerio
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
23/03/2024
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Angelo Ezequiel Leubet
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
22/12/2015
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Angéli Nunes Sodré
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Angélica Hackenhaar Reichert
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
27/11/2024
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Anselmo Ernesto Graff
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
09/01/2018
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Antonio Carlos Basegio
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
28/03/2016
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Antonio Filipe Maciel Szezecinski
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
26/02/2018
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Arisson Belém Soares
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Arlene do Nascimento Bezerra
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
20/12/2024
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Atila da Silva Vale Filho
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Aureo Kerbes
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
06/12/2018
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Beatriz Floôr Quadrado
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
28/12/2023
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Bernadeth Vital Avelino Filha
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
31/08/2022
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Bernard Martins Monteiro
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
26/05/2023
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Betina Kappel Pereira
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
04/03/2022
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Bianca Carpes de Oliveira
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Bianca Jaime Gerente Wamusse
Data de Defesa
Estágio Pós-Doutoral
Doutorado
imagem temporária de perfil
Bianca Rocha Guterres
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Bianca da Silva Machado
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Braulio Pedroso Fonseca
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Breno Arno Hoernig Junior
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
01/07/2021
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Bruna Bertuol
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
03/12/2013
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Bruno Passos Fialho
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
09/03/2016
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Bárbara Regina da Silva Schumacher
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Candida Maria Praia Carravetta De Carli
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Carine de Oliveira Frank
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
04/04/2014
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Carla Andréa Duarte Brasil
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
30/03/2022
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Carla Camargo da Fonseca
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
02/12/2014
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Carla Janaína Silveira Teixeira
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Carla Lisboa Grespan
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
22/03/2019
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Carla Milbradt
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
23/07/2020
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Carla Weirich Lazzari
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
17/12/2014
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Carla de Jesus Monteiro Castro Plus
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
20/12/2021
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Carlos Alberto Souza de Freitas
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
19/12/2021
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Carlos Guilherme Maciel Regus
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
25/10/2015
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Carmen Maria Farias de Castro
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
19/12/2024
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Carolina Schenatto da Rosa
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
15/12/2017
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Carolina Silva Lopes Mancilha
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Caroline Deprá Vivian
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
10/12/2024
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Caroline Janaini Silva De Avila
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Caroline Maciel da Silva
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Catia Rosane da Rocha Würth
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
10/12/2020
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Catia Soares Bonneau
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
09/03/2016
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Celisa Oliveira Duarte Ferreira
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Charlene Bitencourt Soster Luz
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
27/02/2020
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Charlene Moreira Pedroso
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Charles dos Santos Pereira
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
16/12/2021
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Cintia Cristina Maciel Neves
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
04/04/2023
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Cintia Itaqui
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
14/12/2018
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Claiton Oliveira da Costa
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
14/12/2021
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Claudete dos Santos da Silva
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Claudia Santos da Rocha
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
07/12/2020
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Claudio André Dierings
Data de Defesa
Discente
Mestrado
imagem temporária de perfil
Cleber Gibbon Ratto
PROFESSOR PERMANENTE
PROFESSOR PERMANENTE
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Linha 1 - Avaliação e Promoção em Saúde
Data de Defesa
Docente
Mestrado e Doutorado
imagem temporária de perfil
Cledes Antonio Casagrande
PROFESSOR PERMANENTE
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
Docente
Mestrado e Doutorado
imagem temporária de perfil
Clodoaldo Fernandes de Freitas
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Data de Defesa
24/02/2022
Egresso
Mestrado
imagem temporária de perfil
Clovis Trezzi
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Data de Defesa
13/12/2018
Egresso
Doutorado
imagem temporária de perfil
Cristian Moncada Aguayo
Data de Defesa
Discente
Doutorado
imagem temporária de perfil
Cristiane Duarte de Arruda
Data de Defesa
Discente
Doutorado

Investimento

Curso de Doutorado
Valores para pagamentos até o vencimento (2)
Aluno Regular
48x R$ 2.643,29
( 3 )

( 1 ) Encargos educacionais passíveis de reajustes anuais, conforme Lei Nº 9.870, de 23 de novembro de 1999 e M.P. Nº 2.173-24, de 23 de agosto de 2001;

( 2 ) Vencimento das mensalidades no dia 10 de cada mês;

( 3 ) Valores líquidos já deduzidos os incentivos de acordo com a política de descontos mencionada no item (2), condicionada ao pagamento da mensalidade até a data do vencimento. Valor de referência da parcela após o vencimento é de R$ 2.643,29;

Curso de Doutorado
Valores para pagamentos até o vencimento (2)
Aluno Especial
R$ 702,70
( 3 )

( 1 ) Encargos educacionais passíveis de reajustes anuais, conforme Lei Nº 9.870, de 23 de novembro de 1999 e M.P. Nº 2.173-24, de 23 de agosto de 2001;

( 2 ) Vencimento das mensalidades no dia 10 de cada mês. Os alunos matriculados nos cursos de Mestrado, na modalidade Aluno Especial em 2025 podem receber o desconto especial promocional de 30%, condicionado ao pagamento de cada mensalidade até a data do vencimento.

( 3 ) Valores líquidos já deduzidos os incentivos de acordo com a política de descontos mencionada no item ( 2 ), condicionada ao pagamento da mensalidade até a data do vencimento. Valor de referência da parcela após o vencimento é de R$ 1003,86;

( 4 ) Valor do crédito unitário semestral para alunos especiais. Para cada quatro créditos cursados e pagos no semestre, será deduzido o valor correspondente a 1 (uma) das 30 (trinta) parcelas a serem pagas para a conclusão do investimento no Mestrado, sendo que este valor só poderá ser debitado nas parcelas regulares a partir da aprovação do ingresso do aluno no Mestrado.

PESQUISA

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-graduação em Educação desenvolve pesquisas científicas que buscam compreender o fenômeno educativo, em seus aspectos teóricos e práticos, as quais emanam de três linhas de pesquisa.

Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas

Investiga o fenômeno educativo colocando em evidência a análise dos modelos de formação docente inicial e continuada e suas traduções na prática educativa, nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano. Procura aprofundar as concepções teóricas que orientam as ações educativas e propõe estratégias de intervenção nos sistemas de ensino em suas diferentes modalidades (formal, não-formal, educação básica e ensino superior).

Temáticas Abordadas

• Formação de professores

• Formação inicial

• Formação continuada

• Práticas educativas

• Ensino

• Aprendizagem

• Inclusão

Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas

Investiga o direito à educação no contexto dos dispositivos legais internacionais e nacionais e suas articulações com as políticas públicas educacionais no Brasil. Aprofunda os fundamentos teóricos, modelos e práticas de gestão educacional e das instituições de ensino bem como a formação dos gestores.

Temáticas Abordadas

• Direito à educação

• Dispositivos legais

• Políticas públicas educacionais

• Gestão educacional

• Gestão escolar

• Formação de gestores

• Gestão democrática

• Inclusão

Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação

Investiga as tecnologias digitais e virtuais, suas linguagens e seus impactos na educação. Analisa as implicações dessas mudanças sobre as práticas educativas, as novas formas de sociabilidade, mediadas por tais tecnologias e linguagens, além de suas implicações didáticopedagógicas. Estuda a cibercultura no contexto educacional. Pesquisa sob o ponto de vista educacional, variáveis psicológicas, filosóficas, tecnológicas, antropológicas e sociológicas da cultura contemporânea.

Temáticas Abordadas

• Cultura contemporânea e democracia

• Linguagens

• Tecnologias

• Sociabilidades

• Práticas educativas

• Inovação e empreendedorismo

• Inteligência Artificial

• Inclusão

PESQUISA

Grupos de Pesquisa

Catalisa - Grupo de Pesquisa em Cultura de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia na Educação e Memória Social

Responsável:
Ingridi Vargas Bortolaso
E-mail:
ingridi.bortolaso@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação

O Grupo de Pesquisa em Cultura de Inovação, Empreendedorismo, Tecnologia na Educação e Memória Social, é dedicado ao estudo e desenvolvimento de estratégias que integram inovação, empreendedorismo e tecnologias no campo da educação e dos estudos em memória social. Este grupo investiga como as tecnologias, entre elas as digitais, podem ser empregadas para melhorar os processos educativos e contribuir na construção de uma memória coletiva, promovendo uma cultura de aprendizagem contínua e inclusiva. O foco está em criar soluções sustentáveis que impulsionem o empreendedorismo educacional e social, alinhando práticas pedagógicas inovadoras com a necessidade de registrar as práticas culturais e as práticas educacionais. Por meio dessa abordagem interdisciplinar, o grupo busca influenciar e fomentar a cultura da inovação, do empreendedorismo e da inclusão digital no contexto contemporâneo.

Encontros:
Catalisa - Grupo de Pesquisa em Cultura de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia na Educação e Memória Social

Convivência e Tecnologia Digital na Conteporaneidade - COTEDIC

Responsável:
Luciana Backes
E-mail:
luciana.backes@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação

O Grupo se constrói na relação dialógica entre os participantes sobre o viver com o outro, por meio da configuração de diferentes espaços (geográficos e digitais virtuais), na complexa contemporaneidade. O diálogo se insere na Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias e nas interações com pesquisadores do Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1.

Diretório do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/6301625161386664

Site: http://www.convivencia.com.br/

Encontros:
Convivência e Tecnologia Digital na Conteporaneidade - COTEDIC

Cultura Contemporânea, Sociabilidades e práticas educativas

Responsável:
Cleber Gibbon Ratto
E-mail:
cleber.ratto@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação

Liderado pelo Dr. Cleber Ratto. Desenvolve pesquisas acerca dos modos como a cultura contemporânea vem constituindo novas formas de sociabilidade mediadas por linguagens e tecnologias. Na interface da Educação, Psicologia e Ciências Sociais, problematiza como os saberes e as práticas educativas podem acolher, promover e agenciar novos modos de existir e conviver.Diretório do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/2642156714590604

Encontros:
Cultura Contemporânea, Sociabilidades e práticas educativas

Direito à Educação e Políticas Públicas Educacionais

Responsável:
Dirleia Fanfa Sarmento
E-mail:
dirleia.sarmento@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas

Liderado pela Dra. Dirléia Sarmento. Tem como foco investigativo o direito à educação de qualidade, compreendida a partir do que preconizam os Marcos Regulatórios da Educação, nos âmbitos nacional e internacional (difundidos pela UNESCO), a partir da década de noventa, refletindo sobre as decorrências do que estabelecem tais Marcos para as políticas públicas educacionais; a gestão dos sistemas de ensino e da gestão escolar em nível de Educação Básica; à organização e ao planejamento da ação educativa, em termos, processos e práticas, visando a efetividade do direito à educação.Diretório do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0879258035183553

Encontros:
Direito à Educação e Políticas Públicas Educacionais

Educação Intercultural

Responsável:
Gilberto Ferreira da Silva
E-mail:
gilberto.silva@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas

Liderado pelo Dr. Gilberto toma por referência para a construção e solidificação da pesquisa a discussão preconizada pelo denominado Grupo Modernidade/Colonialidade. Ampara suas pesquisas no processo de descolonialidade do conhecimento, efetivando pesquisas no campo da interculturalidade e formação de professores.Diretório do CNPq:http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/5057724567363394

Encontros:
Educação Intercultural

Gestão Educacional nos Diferentes Contextos

Responsável:
Paulo Fossatti
E-mail:
paulo.fossatti@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas

Liderado pelo Dr. Paulo Fossatti. Investiga os processos de gestão educacional em instituições de Educação Básica e Superior no país, por meio de seus discursos e práticas em diferentes contextos culturais. Propõe-se a estudar a identidade institucional, as ferramentas de gestão, a formação de gestores e a qualidade de vida no trabalho.Diretório do CNPq:http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/5549397267187698

Encontros:
Gestão Educacional nos Diferentes Contextos

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Educativas (GEPPED)

Responsável:
Hildegard Susana Jung
E-mail:
hildegard.jung@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Educativas (GEPPED) tem como objetivo consolidar-se enquanto espaço coletivo democrático de reflexão e discussão sobre a formação docente e a relação entre o ensinar e o aprender, bem como lócus de experimentação pedagógica dos processos educativos e práticas que buscam uma aprendizagem significativa. Alinhado à Linha de Pesquisa 1 - Formação de professores, teorias e práticas educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle -, acolhe pesquisadores e pesquisadoras de todas as áreas interessados nos estudos e pesquisas relacionados às temáticas discutidas no GEPPED. A repercussão destes estudos ocorre em eventos e por meio de publicações em periódicos indexados, nacionais e internacionais.

Diretório do CNPq:  dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7767959649186071

Encontros:
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Educativas (GEPPED)

Núcleo de Estudos sobre Tecnologias de Educação - NETE

Responsável:
Elaine Conte
E-mail:
elaine.conte@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação

Liderado pela Dra. Elaine Conte. Desenvolve investigações sobre as tecnologias na educação nos seus diferentes espaços formativos, tendo como referência a ressignificação dialógica dos sentidos e das relações sócio-políticas e culturais das tecnologias na constituição pedagógica. Site do grupo:Diretório do CNPq:hhttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/8885390885955168Site:Núcleo de Estudos sobre Tecnologias de Educação

Encontros:
Núcleo de Estudos sobre Tecnologias de Educação - NETE

Temáticas Lassalistas

Responsável:
Cledes Antonio Casagrande
E-mail:
cledes.casagrande@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas

Vinculado aos Programas de Pós-Graduação da Universidade La Salle de Canoas/RS, o Grupo de Pesquisa Temáticas Lassalistas agrega, de forma interdisciplinar, pesquisadores, colaboradores, estudantes de graduação e pós-graduação. Tem como objetivo desenvolver pesquisas e apresentar leituras, estudos e trabalhos, tanto de natureza empírica como teórica, ao redor dos temas da Educação, da Gestão Educacional, da História, da Memória Social, da Espiritualidade e Pedagogia, inspiradas em João Batista De La Salle.Diretório do CNPq:http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/7187415721002122

Encontros:
Temáticas Lassalistas
PESQUISA

Projetos de Pesquisa

A formação e o ofício do professor: história, memória e identidade

Coordenador(a):
Clóvis Trezzi
E-mail:
clovis.trezzi@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação:
Em Andamento
A formação de educadores não se restringe ao espaço acadêmico, embora encontre nele um campo fértil para a constituição do sujeito como educador. Esta constituição se estende ao longo de toda a vida da pessoa. Portanto, quando se fala em formação de professores é preciso considerar todo o itinerário percorrido pelo sujeito ao longo da sua vida como educador. Isso inclui a formação recebida ou a ausência dela. Este projeto de pesquisa parte da questão: como a concepção de educação implícita na formação inicial ou permanente dos professores influencia na formação da sua identidade como educador? Esta pergunta se desdobra em outra: como pode ser pensado um programa de formação de professores que seja humanizador e forme educadores conscientes da sua identidade? O objetivo é propor itinerários formativos para professores que tenham em vista fortalecer a identidade do educador a partir de um olhar humanizador. Para o desenvolvimento do projeto serão estudados referenciais teóricos que ajudem a formar uma base consistente para que sejam pensados itinerários formativos para educadores. Ao longo do desenvolvimento do projeto, o pesquisador, como participante de comissões encarregadas pela formação na Província La Salle Brasil-Chile, utilizará os elementos da pesquisa como referencial para a construção de itinerários formativos para educadores da Rede La Salle de educação. Além disso, ao longo da pesquisa está prevista a publicação de artigos em periódicos qualificados, de preferência A1 e A2, bem como a divulgação dos resultados em eventos de impacto na área.
A formação e o ofício do professor: história, memória e identidade

Convivências e Rede(s): Configuração de ecossistemas de aprendizagem

Coordenador(a):
Luciana Backes
E-mail:
luciana.backes@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Fomento:
FAPERGS
Situação:
Em Andamento
O aprender e a construção do conhecimento ocorrem na ampliação da convivência e, consequentemente, transformam a educação. O espaço de convivência se configura na interação e no compartilhamento entre os seres humanos em congruência com o meio, através da autoprodução. Assim, o conhecimento é construído, rompendo a dicotomia entre ser humano e objeto de conhecimento. Na convivência em redes de diferentes naturezas, constituímos a rede, que é dinâmica em seus processos, ações, encontros, interações, emoções (MATURANA, 1999). Nessas redes são definidas a maneira de se identificar, expressar e articular em ecossistemas de aprendizagens, contemplando a dialética pela diversidade e o diálogo entre os diferentes. As convivências e as redes são fluxos dinâmicos e complexos de conexões. Os ecossistemas de aprendizagem são habitados por estudantes, tutores, professores, profissionais, familiares, amigos, conteúdos, informações, práticas, instituições, dispositivos, artefatos, entre outros. Logo, a problemática da pesquisa é: Como articular as diferentes convivências e redes para a configuração de ecossistemas de aprendizagem, explorando horizontes outros? Para isso, o objetivo geral é: Compreender as articulações entre diferentes convivências e redes nos diversos contextos sociais e configurar ecossistemas de aprendizagem explorando horizontes outros. As convivências e a(s) rede(s) irão configurar o ecossistema de aprendizagem no desenvolvimento do projeto, através de ações criadas e cocriadas nas práticasteoriaspráticas nos cotidianos, incluindo artefatos de diferentes naturezas, a partir dos movimentos da pesquisa, tais como: identificar e caracterizar convivências e redes nos cotidianos; instigar e refletir sobre a comunicação, interação e expressão; criar, colaborativamente, práticas pedagógicas potencializadoras para a aprendizagem, na perspectiva do hibridismo; analisar a configuração dos ecossistemas de aprendizagem. A educação, dessa forma, consiste no processo de transformação pela, na e da convivência, que ocorre em todas as dimensões, por meio de redes.
Convivências e Rede(s): Configuração de ecossistemas de aprendizagem

Curricularização da Extensão: a ampliação do diálogo entre universidade e sociedade e seus impactos na formação dos estudantes.

Coordenador(a):
Moana Meinhardt
E-mail:
moana.meinhardt@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação:
Em Andamento
O presente projeto de pesquisa, de abordagem qualitativa, volta-se à análise do ensino de graduação no cenário atual, considerando a missão da universidade e as exigências do século XXI no que se refere à formação, à vida social e ao mundo do trabalho. Nesse contexto, focaliza a integração entre o ensino e a extensão frente à exigência da curricularização da extensão e suas possibilidades para ampliar a aproximação entre universidade e sociedade e qualificar a formação dos estudantes, por meio do desenvolvimento de projetos. Assim, caracteriza-se como um estudo de caso que analisará dados provenientes dos projetos integradores, de caráter extensionista, desenvolvidos em cursos de graduação da Universidade La Salle, abrangendo a análise de documentos e a realização de questionários com estudantes e comunidade externa parceira, tendo como foco a seguinte questão problema: Como a curricularização da extensão, por meio da inserção dos projetos integradores no currículo dos cursos de graduação, pode impactar positivamente a a prática pedagógica dos docentes, a formação dos estudantes e a comunidade externa parceira? Assume como objetivo analisar os impactos da curricularização da extensão, por meio da inserção dos projetos integradores no currículo dos cursos de graduação, na formação dos estudantes, na prática pedagógica dos docentes e na aproximação da Universidade com a sociedade. A análise contará com o aporte teórico de autores referência no campo da educação superior, que abordam a universidade e o ensino universitário, a interdisciplinaridade, a aprendizagem baseada em projetos, a extensão universitária, considerando, ainda, a legislação e os demais documentos orientadores vigentes. Como resultado espera-se proporcionar uma visão sistêmica do processo de curricularização da extensão universitária, a partir da integração entre a visão dos estudantes e da comunidade externa, que permita identificar potencialidades e fragilidades que sirvam de subsídio para a gestão dos projetos integradores, contribuindo para que a Universidade La Salle cumpra com sua missão junto à sociedade, sendo reconhecida pela excelência e inovação em suas atividades.
Curricularização da Extensão: a ampliação do diálogo entre universidade e sociedade e seus impactos na formação dos estudantes.

De Senhoras do Sagrado a Guardiões da Memória: epistemologias outras na formação continuada de professores

Coordenador(a):
Gilberto Ferreira da Silva
E-mail:
gilberto.silva@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação:
Em Andamento
Esta proposta de pesquisa dá continuidade ao trabalho iniciado em pesquisa anterior (2022-24), voltando-se agora ao público masculino, uma vez que as catástrofes climáticas que se abateram sobre o estado do Rio Grande do Sul, em maio de 2024, obrigando o deslocamento forçado da população de suas casas para abrigos públicos improvisados. Tal situação acabou impedindo a realização da proposta de pesquisa, originalmente idealizada. Como medida de adaptação centrou-se o estudo com líderes de religiões de matriz africana do gênero feminino (Mães-de-santo), o que acabou por estimular, de forma inusitada, a criação e publicação de uma coleção, composta por quatro obras de caráter infato-juvenil, denominada: Senhoras do Sagrado (no prelo). Esta coleção sintetiza as trajetórias das ialorixás com as quais tivemos oportunidade de conversar. Um dos traços evidentes das narrativas é marcado pelo esfacelamento da memória, fragmentos reunidos que esforçam-se por constituir um conjunto coeso e que faça sentido para quem produz a narrativa e para os que habitam o seu entorno social e afetivo. A insurgência da população negra, em reivindicar espaços onde se produzem respostas criativas, como é o caso das Comunidades Tradicionais de Terreiro, se levantam contra os apagamentos impostos por grupos hegemônicos, desvelando o que ficou oculto pela diferença colonial. Na escuta atenta, durante os diálogos (conversas), observou-se a proeminência do lugar de fala, indiciando elementos que apontam para a superação das narrativas fraturadas, e é neste espaço discursivo que se localiza a emergência das sabedorias ancestrais insurgentes. Asssim posto, o acesso às histórias, conhecimentos e sabedorias alinham-se ao que preconiza a lei 10.639/03. Tal dinâmica nos impele a apresentar esta proposta de pesquisa, no sentido de complementaridade à pesquisa que antecedeu. Assim, o objetivo é o de conhecer, mapear e descrever, pela escuta ativa de sábios (griôts/djélis) das comunidades de terreiro (Pais-de-santo) do Município de Canoas(Rs), os saberes ancestrais que insurgem e se renovam no tempo presente, alimentando formas de (re) existência outras. Nestes lugares de travessias circulam, se produzem e se mantêm saberes ancestrais insurgentes, apontando para horizontes de sentidos, contemplando mais do que visões de mundo, indicando cosmopercepções. As metodologias são colocadas sob rasura, possibilidades outras de produção horizontal do conhecimento são buscadas (narrativas, do estar com, das existencialidades expressadas na arena do cotidiano da vida). Metodologicamente o estudo se ampara na ideia de uma escuta que maximiza a importância da pergunta que provêm de quem, em estudos clássicos de pesquisa, seria o objeto, ou seja, aquele que responde, que oferece o dado; neste estudo é compreendido como participante, portanto, aquele que também faz a pergunta. O estudo propõe exercitar a criação de estratégias formativas transformadoras, inspiradas nas práticas cotidianas das Comunidades de Terreiro, onde educadores e sábios possam se alternar nas construções e vivências de espaços de saber. Práticas cotidianas que inspiram e podem contribuir para configurar modos outros de produzir a formação continuada de professores.
De Senhoras do Sagrado a Guardiões da Memória: epistemologias outras na formação continuada de professores

Desafios Contemporâneos por Mini-Histórias: Documentação, Memórias e Narrativas Pedagógicas

Coordenador(a):
Elaine Conte
E-mail:
elaine.conte@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento:
Edital FAPERGS 09/2023 - Programa Pesquisador Gaúcho-PQG
Situação:
Em Andamento
A proposta de investigação Desafios Contemporâneos por Mini-Histórias: Documentação, Memórias e Narrativas Pedagógicas tem como objetivo apoiar os professores na construção contínua de registros das práticas pedagógicas na Educação Infantil (EI) e nos Anos Iniciais (AI). As mini-histórias carregam marcas de diferentes ações performatizadas por imagens e histórias narradas, apoiando as relações e os desafios da atualidade para pensar com os participantes, materializando formas de agir no mundo à autocompreensão das crianças em coautoria com os professores. Trata-se de uma pesquisa-ação-formação com os professores de quatro escolas da região metropolitana de Porto Alegre/RS, que busca, fundamentalmente, respostas aos seguintes questionamentos: Como trabalhar pedagogicamente a construção de registros na educação básica se, ao mesmo tempo, há uma desvalorização das experiências de documentação pedagógica no cotidiano escolar? Quais princípios sustentam a pesquisa sobre mini-histórias e como elas podem transformar a realidade? Pretende-se estabelecer uma rede de pesquisa cooperativa, para explorar tais experiências em relações com a prática pedagógica, por meio do assessoramento e formação de professores das escolas, engajando os professores em discussões sobre a documentação pedagógica, sistematização de registros, metodologias e avaliação educacional, tendo como objetivo comum construir um referencial para a produção cultural de mini-histórias. Tal trabalho de pesquisa requer a adoção de diferentes posturas no campo da formação humana e social desde a infância e novas sensibilidades no decorrer dos processos pedagógicos, aqui propostos pela construção de mini-histórias e registros para ampliar o leque de conhecimentos, temas, ritmos e sentidos humanos, trazendo impactos formativos e educacionais de constituir a infância como cidadania.
Desafios Contemporâneos por Mini-Histórias: Documentação, Memórias e Narrativas Pedagógicas

Desenvolvimento de competências científicas no currículo da rede municipal de ensino de Nova Santa Rita

Coordenador(a):
Dirleia Fanfa Sarmento
E-mail:
dirleia.sarmento@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento:
Prefeitura de Santa Rita CNPq EDITAL FAPERGS 07/2021 - PROGRAMA PESQUISADOR GAÚCHO – PqG
Situação:
Em Andamento
O estudo em tela dá continuidade à pesquisa financiada pelo CNPq, intitulada A implantação da Base Nacional Comum Curricular como uma política pública articulada ao ideário do direito a educação de qualidade: perspectivas e desafios para a sua efetivação na Rede Municipal de Ensino de Nova Santa Rita. Dispositivos difundidos pela ONU e UNESCO têm enfatizado o direito à educação como um dos direitos fundamentais à efetividade dos demais direitos humanos e para o cumprimento da Agenda 2030. O currículo é essencial para a efetividade do direito à educação. Da mesma forma, o desenvolvimento de competências científicas e de projetos investigativos interdisciplinares que transversalizam o currículo contribuem no processo de educação para a cidadania global. Ao eleger os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como condutor dos projetos, questões locais e globais que afetam a humanidade são abordadas. Assim, o problema da pesquisa é: Quais são os contributos do desenvolvimento de competências científicas no currículo da Rede Municipal de Ensino de Nova Santa Rita para a efetividade do direito à educação, à formação para a cidadania global e à iniciação científica no Ensino Fundamental dessa rede? A pesquisa ação-colaborativa será desenvolvida em três fases, contemplando-se em cada uma delas as etapas previstas de formação docente e planejamento das ações (os professores serão instrumentalizados para trabalharem com seus alunos o desenvolvimento de competências científicas); aplicação de estratégias de ação, processo de observação-registro e avaliação; (desenvolvimento e socialização de projetos de iniciação científica com alunos, que abordem temáticas relacionadas a algum dos ODS); reflexão e reorganização (avaliação geral do processo). Na fase I, serão convidados os professores das cinco escolas candidatas no Programa Escolas Associadas da UNESCO (PEA/UNESCO). Nas fases II e III, o processo da fase I é replicado, sendo convidados 100 professores (50 em cada) das demais escolas da rede. Os dados coletados, por meio do questionário, da observação e dos registros no Diário de Campo serão analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo.
Desenvolvimento de competências científicas no currículo da rede municipal de ensino de Nova Santa Rita

Documentação Pedagógica por Mini-Histórias: laboratórios científico-tecnológicos e ateliês de formação

Coordenador(a):
Elaine Conte
E-mail:
elaine.conte@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Situação:
Em Andamento
A proposta de investigação Documentação Pedagógica por Mini-Histórias: laboratórios científico-tecnológicos e ateliês de formação busca apoiar os professores na construção permanente de registros da prática pedagógica da Educação Infantil (EI) e de Anos Iniciais (AI)no cenário atual. Trata-se de criar estratégias para espaços de experimentação e realização de mini-histórias, que conjugam imagem/fotos e narrativa/palavras, símbolos visuais e signos do cotidiano escolar, promovendo o desenvolvimento científico-tecnológico de professores no trabalho cotidiano com capacidade crítica. A ideia é investigar, a partir da pesquisa-formação somada à dimensão praxiológica, experiências de documentação e construir laboratórios e ateliês de mini-histórias na EI e AI. Com base na perspectiva das escolas de Reggio Emilia, no trabalho interdisciplinar e coletivo, calcado num programa educacional, político, ético e estético, projetamos ações conjuntas para o desenvolvimento de mini-histórias entre o Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação e uma rede de pesquisadores (da UnB; UFPel; UNIR; UMA/México) e os professores de quatro escolas da região metropolitana de Porto Alegre/RS, voltados à formação e à produção de livros de mini-histórias em uma cultura audiovisual, ateliês de formação. Ao debater sobre as mini-histórias à construção de uma pedagogia das imagens e à apropriação de sentidos produzidos nas interações com as culturas da infância, despertamos a importância dos registros pedagógicos que visibilizam e constituem histórias e vínculos formativos (entre crianças, professores, famílias e escolas), para o desenvolvimento de conhecimentos científico-tecnológicos e socioculturais, repercutindo na produção de práticas compartilhadas. A proposta visa também desenvolver o letramento científico e tecnológico das professoras e de estudantes da Educação Básica, a partir de estudos coordenados pela proponente. Centra-se em um estudo que promove intervenções na formação de professores e para o letramento científico e tecnológico no mundo digital, configurando potencial para produção de impacto científico. Pretende-se estabelecer uma rede de pesquisa cooperativa, para explorar tais experiências em relações com a prática pedagógica, por meio do assessoramento e formação de professores das escolas, engajando os professores em discussões sobre a documentação pedagógica, sistematização de registros, metodologias e avaliação educacional, tendo como objetivo comum construir um referencial para a produção cultural de mini-histórias.
Documentação Pedagógica por Mini-Histórias: laboratórios científico-tecnológicos e ateliês de formação

Educação Empreendedora: A Convergência da Memória, Inovação e Tecnologias Digitais

Coordenador(a):
Ingridi Vargas Bortolaso
E-mail:
ingridi.bortolaso@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação:
Em Andamento
O presente estudo lança luz sobre as implicações entre inovação, tecnologias digitais e estudos no campo da memória social para as práticas educativas contemporâneas. A educação empreendedora, entendida como uma metodologia que coloca o aprendente no centro do processo de aprendizagem, cria um ambiente educacional rico e dinâmico, onde os aprendentes são encorajados a aprender a partir das experiências, inovar no presente e usar tecnologia para moldar o futuro. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar as dinâmicas de interação entre inovações e tecnologias digitais com o campo de estudos de memória social na educação, buscando compreender as implicações desta interseção para práticas educativas contemporâneas. A metodologia apresenta uma abordagem qualitativa e será desenvolvida por meio do estudo de caso múltiplo. O objeto de estudo concentra-se em instituições participantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), que refere-se ao maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul (RS), composto por 14 Instituições de Ensino, espalhadas por todo o RS. Assim, o estudo abordará uma universidade de cada região definida pela delimitação do Programa Inova/RS, selecionando instituições com cursos de licenciatura ativos, garantindo representatividade e diversidade regional dentro do Rio Grande do Sul. A coleta de dados incluirá múltiplas fontes: entrevistas, observações, documentos e materiais audiovisuais. As observações serão documentadas por notas de campo, e as entrevistas, conduzidas por meio de um roteiro semiestruturado, serão entrevistados no mínimo cinco membros de cada comunidade educativa, abrangendo diversas funções institucionais, desde a administração até o corpo discente. As entrevistas serão gravadas e transcritas para análise. Quanto aos documentos, serão analisados materiais públicos variados, e, para os materiais audiovisuais, serão examinadas páginas de websites, vídeos e outros conteúdos pertinentes. A estratégia de análise de dados será a análise de conteúdo, seguindo as cinco fases e interações propostas por Yin (2017). Como resultados esperados, pode-se citar: contribuição científica em tecnologia educacional e integração do campo de estudo de memória social, proposição desenvolvimento de uma nova ferramenta tecnológica para educação e cultura, e inovação com framework e modelos pedagógicos baseados em tecnologia.
Educação Empreendedora: A Convergência da Memória, Inovação e Tecnologias Digitais

Efetividade da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: contributos da responsabilidade social universitária no contexto da América Latina

Coordenador(a):
Jardelino Menegat
E-mail:
jardelino.menegat@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação:
Em Andamento
Refletir sobre os contributos das ações de Responsabilidade Social Universitária,desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior Lassalistas situadas na América Latina, para a efetividade da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.
Efetividade da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: contributos da responsabilidade social universitária no contexto da América Latina

Ferramentas de Inteligência Artificial na Educação: Revisão da Produção Científica

Coordenador(a):
E-mail:
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação:
Em Andamento
O termo Inteligência Artificial (IA) está associado a um tipo de aplicativo que faz os computadores realizarem funções dos seres humanos, cujo desenvolvimento teve início na década de 50, restrito a laboratórios de pesquisa, à ficção científica e a questões teóricas. A partir da década de 2010, a IA está mais presente no cotidiano, motivada pela disseminação dos dispositivos móveis com maior poder computacional, as redes de alta velocidade e a gigantesca carga de dados gerados. A IA tem sido aplicada em muitos setores, entre os quais se destaca a Educação, considerando suas potencialidades para auxiliar nos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação, bem como para a educação baseada em computador e mineração de dados; o uso de assistentes virtuais; a criação de conteúdo com o ChatGPT, o Microsoft Copilot e o Google Genie (este último sendo um modelo de IA que cria mundos virtuais interativos). Assim, a presente pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como problemática investigativa: Quais são as contribuições e os desafios da implantação e do uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no contexto da Educação Superior, segundo os autores de artigos publicados em periódicos dos âmbitos nacional e internacional, localizados na Base de Dados Scopus? O corpus investigativo será composto por artigos que focalizam a IA no campo da Educação, localizados na Base de Dados Scopus, os quais serão analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. A proposição da referida pesquisa é um dos quesitos necessários ao processo de inserção docente do pesquisador proponente, na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, sob a tutoria da Profa. Dra. Ingridi Bortolaso. Almeja-se, com os resultados do estudo, contribuir para o avanço do estado do conhecimento atinente à IA; à formação de recursos humanos (mestres e doutores) com aportes na temática investigativa, bem como à proposição de ferramentas de IA a serem implantadas na Educação Superior.
Ferramentas de Inteligência Artificial na Educação: Revisão da Produção Científica

Formação e prática docente: correlações entre as práticas pedagógicas e a aprendizagem significativa

Coordenador(a):
Hildegard Susana Jung
E-mail:
hildegard.jung@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação:
Em Andamento
A educação no contexto pós-pandemia do coronavírus não pode furtar-se à realidade que se descortinou, mostrando a necessidade de compreendermos a tecnologia como fator de interconectividade. Por outro lado, ficou evidente a ameaça à garantia da educação para todos enquanto um direito fundamental do ser humano. Contudo, a inclusão das tecnologias digitais, por si só, não garante a aprendizagem significativa. Nesse sentido, como as práticas pedagógicas podem romper com o que está ultrapassado, voltando-se para o alcance de uma educação que seja acolhedora, inclusiva, criativa, transformadora da vida em sociedade, contribuindo para uma cultura de justiça e de paz para todos? A aprendizagem significativa no século XXI implica levar em conta aspectos como a imprevisibilidade, a colaboração, a criticidade, tendo como companheira a tecnologia e uma visão sobre um mundo sustentável e de convívio harmônico para todos os seres vivos, independentemente da raça, sexo, nacionalidade e/ou cultura. A partir dessa perspectiva, o objetivo do presente projeto consiste em propor práticas pedagógicas disruptivas com vistas a problematizar sua relação com a aprendizagem significativa. A perspectiva metodológica é de uma Investigação-Formação-Ação, posto que os docentes envolvidos estarão imersos em suas práticas pedagógicas, mas em atitude de aprendizes. Para tanto, o projeto prevê três fases: a primeira consiste em propor um curso de extensão gratuito sobre práticas pedagógicas disruptivas, aberto a docentes da rede pública dos municípios da região metropolitana de Porto Alegre, em formato híbrido. Na segunda fase, estes docentes atuarão em suas escolas como multiplicadores das práticas desenvolvidas no curso, promovendo oficinas de partilha e de prática colaborativa, e/ou em outros projetos de extensão da Universidade La Salle. Por fim, a terceira fase busca os envolvidos que desejarem participar de rodas de conversa e de reflexão sobre a Investigação-Formação-Ação desenvolvida, sendo convidados a sistematizar sua experiência em forma de relato escrito para compor um e-book que será compartilhado gratuitamente em todas as escolas da região. Dentre os resultados esperados, estão a partilha de experiências e de práticas pedagógicas disruptivas pelos docentes em escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre, visando uma educação inclusiva, acolhedora e criativa, que leve a uma aprendizagem significativa e transformadora.
Formação e prática docente: correlações entre as práticas pedagógicas e a aprendizagem significativa

Gestão da inovação nas Universidades Brasileiras: Estratégias exitosas

Coordenador(a):
Paulo Fossatti
E-mail:
paulo.fossatti@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação:
Em Andamento
A Temática deste projeto é a Gestão da Inovação nas Universidades Brasileiras em suas estratégias exitosas. Tem por objetivo geral: Formular estratégias de Gestão da Inovação nas Universidades Brasileiras. O estudo está inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - (Unilasalle) de Canoas RS Brasil. A questão norteadora desta investigação é: Quais são as estratégias exitosas intervenientes na Gestão da Inovação nas Universidades Brasileiras? A Metodologia contempla pesquisa qualitativa, exploratória, caracterizada como estudo de caso múltiplo, ao considerar o estudo das universidades brasileiras. Os instrumentos de coleta de dados comportam dados primários e secundários. Os primários centram-se em: análise do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Política de inovação, entrevista e questionário no Google Forms para os gestores das respectivas universidades. Já os dados secundários centram-se em: revisão de literatura; análise dos dispositivos legais. Como resultado, visa-se: contribuição gerencial com a oferta de material qualificado para tomada de decisão, principalmente dos gestores das universidades brasileiras; geração de conhecimento para formação de gestores educacionais e de outras instituições parceiras, bem como de Stakeholders do setor educacional; e por fim, avanço no conhecimento científico da área por meio de publicações qualificadas e de socialização em eventos científicos.
Gestão da inovação nas Universidades Brasileiras: Estratégias exitosas

Gestão de Instituições Educativas: Boas Práticas na Educação Básica e Superior

Coordenador(a):
Jardelino Menegat
E-mail:
jardelino.menegat@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação:
Em Andamento
A pesquisa teórica, de cunho bibliográfico, tem como temática investigativa as boas práticas na gestão de instituições educativas, tanto no âmbito da Educação Básica quanto na Educação Superior. O problema de investigação é: Quais são os fundamentos teóricos e as estratégias que estruturam as boas práticas na gestão de instituições educativas, tanto no âmbito da Educação Básica quanto na Educação Superior, que promovem os desempenhos acadêmico e econômico-financeiros satisfatórios? Partimos do pressuposto que a oferta de uma educação de qualidade social requer uma ação gestora com foco em resultados. Diferente das instituições de ensino públicas, nas instituições de ensino privadas (com ou sem fins lucrativos) a consideração do desempenho econômico-financeiro, juntamente com o desempenho acadêmico, é primordial para a continuidade e sobrevivência destas instituições. O referencial teórico será construído a posteriori, tendo como ponto de partida os fundamentos teóricos das boas práticas de gestão (identificadas na web), que irão constituir o corpus investigativo, articulados ao aprofundamento de artigos, dissertações e teses bem como de livros que abordam tal temática, presentes na revisão de literatura. Os dados coletados serão categorizados em eixos temáticos, e interpretados seguindo as orientações da Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. O referido estudo, inserido na Linha de Pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Educação e no Grupo de Pesquisa Direito à Educação e Políticas Públicas Educacionais, constituindo-se como uma pesquisa guarda-chuva. Ou seja, uma pesquisa que promove a construção, a difusão e socialização do conhecimento técnico-científico, articulando a investigação ao ensino, à extensão, à inserção social e nos contextos educacionais e à orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses em temáticas relacionadas e ou derivadas do seu foco investigativo.
Gestão de Instituições Educativas: Boas Práticas na Educação Básica e Superior

O direito à Educação de Qualidade: Fundamentos, Políticas Públicas Educacionais e modos de efetivação na Educação Básica.

Coordenador(a):
Dirleia Fanfa Sarmento
E-mail:
dirleia.sarmento@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação:
Em Andamento
A pesquisa tem como temática investigativa a efetividade do direito à educação de qualidade no contexto da Educação Básica, compreendida a partir do que preconizam os dispositivos difundidos nos âmbitos nacional (a partir de 1988), internacional (a partir de 1990) e as Políticas Públicas Educacionais. A delimitação do ano de 1988, como ponto de partida para a análise documental dos dispositivos nacionais, justifica-se porque que foi nesse ano que ocorreu a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil. Essa Constituição institui o Estado Democrático de Direito, positivando o direito à educação. No que se refere ao ano de 1990, toma-se como referência a mobilização internacional coordenada pela UNESCO, resultante da Declaração Mundial sobre Educação para Todos, a qual se constitui numa das referências acerca do direito à educação, bem como fundamento para os demais dispositivos difundidos por essa agência especializada da ONU, após os anos 90. O corpus investigativo está composto por dispositivos nacionais e internacionais, dissertações e teses, artigos, livros e coletâneas que discutem as temáticas em tela. A análise documental segue as orientações de Cellard e, a bibliográfica, é realizada por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, desenvolvida por Bardin, articulada a abordagem da hermenêutica, proposta por Gadamer. A investigação em tela mobiliza e articula as demais pesquisas realizadas pelos integrantes do Grupo de Pesquisa Direito à Educação e Políticas Públicas Educacionais, seja no âmbito da Iniciação Científica, das dissertações ou das teses.
O direito à Educação de Qualidade: Fundamentos, Políticas Públicas Educacionais e modos de efetivação na Educação Básica.

Observatório de sociabilidades juvenis: fronteiras da educação, clínica e cultura [fase IV: sofrimento psicossocial de jovens estudantes migrantes]

Coordenador(a):
Cleber Gibbon Ratto
E-mail:
cleber.ratto@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Fomento:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade La Salle - Canoas - Outra.
Situação:
Em Andamento
O projeto apresentado é desdobramento de investigação concluída fevereiro de 2024. Já foram desenvolvidas: Fase I (PQ. CA Educação 2015/2018. Processo 313592/2014-4). Fase II (PQ. CA Educação 2018/2021. Processo CNPq 307820/2017-3). Fase III (PQ. CA Educação 2021/2024. Processo CNPq 308981/2020-0). Trata-se agora de proposição da Fase IV sofrimento psicossocial entre jovens estudantes migrantes e refugiados em Canoas/RS, cujo objetivo central consiste em compreender os percursos e percalços socioeducacionais e psíquicos implicados na ocorrência, expressão e manejo do sofrimento psicossocial vivido por jovens estudantes migrantes e refugiados em Canoas/RS, com vistas a implementar e avaliar tecnologias sociais capazes de favorecer a produção de saúde e qualidade de vida destas populações. Teoricamente está articulado entre os campos da Psicanálise (FREUD; BIRMAN; FREIRE COSTA; KEHL) e da Teoria Social (BENJAMIN; ADORNO; ARENDT; HONNETH) lançando mão da produção acumulada nos estudos de juventudes, especialmente latino-americanos (CANCLINI; REGUILLO; FEIXA; PAIS; SPOSITO; DAYRELL; CARRANO) e aqueles com foco nas migrações e refúgios (HENDEL, DIEZ, NOVARO, BARTLETT; ROSA). Trata- se de pesquisa com caráter exploratório e descritivo, servindo-se de design metodológico experimentado e consolidado nas fases II e III. A investigação filia-se a uma perspectiva socioantropológica da pesquisa em Educação, justificada pela necessidade de conhecer os jogos de sentidos que operam na realidade em estudo, a partir do maior número de perspectivas implicadas e através do diálogo intercultural. O campo de estudo será constituído por escolas públicas (Estaduais e Municipais) situadas em Canoas/RS, onde estejam matriculados jovens migrantes e refugiados entre 15 e 29 anos, envolvendo três etapas. ETAPA 1) Delinear os percursos e percalços desses jovens em suas histórias socioeducacionais, a partir do mapeamento e identificação da população juvenil especificada, regularmente matriculada na rede escolar. ETAPA 2) Analisar o material narrativo produzido nos grupos de acolhimento psicossocial (grupos de discussão) a jovens migrantes e refugiados, com vistas a produção de um "programa de formação intercultural" para educadores das redes de ensino envolvidas. ETAPA 3) Analisar o trabalho desenvolvido em oficinas de formação continuada para educadores alcançados pela pesquisa, avaliando as práticas de formação intercultural ligadas ao tema do sofrimento psicossocial da população pesquisada. O marco geral de análise constrói-se a partir da Análise do Discurso desenvolvida por Michel Foucault.
Observatório de sociabilidades juvenis: fronteiras da educação, clínica e cultura [fase IV: sofrimento psicossocial de jovens estudantes migrantes]

Planejamento e Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem: Concepções e Práticas Pedagógicas

Coordenador(a):
Moana Meinhardt
E-mail:
moana.meinhardt@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação:
Em Andamento
O presente projeto de pesquisa, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação, volta-se à análise do planejamento e da avaliação do processo ensino-aprendizagem, suas concepções e práticas pedagógicas, caracterizando-se como um projeto guarda-chuva ao qual poderão agregar-se projetos de pesquisa específicos, especialmente estudos de caso, propostos pelos orientandos de mestrado e doutorado que se vincularem ao tema. Assim, tem como objetivo geral compreender a concepção e o lugar atribuído ao planejamento e à avaliação na proposta pedagógica das instituições de ensino e a forma como se articulam e se concretizam nas práticas educativas. Para tanto, caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa que adotará como procedimentos técnicos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A análise contará com o aporte teórico de autores referência no estudo do planejamento e da avaliação do processo ensino-aprendizagem, como Pacheco (2019), Candau (2013), Luckesi (2021; 2022; 2023), Perrenoud (2014), Charlot (2014), dentre outros, considerando, ainda, normativas legais e demais documentos orientadores vigentes. São esperados resultados acadêmicos e científicos, que contribuam para a avanço das discussões e reflexões sobre o tema da pesquisa, por meio de produções intelectuais e orientação de dissertações e teses, bem como contribuições sociais e educacionais, como a proposição de temáticas voltadas à formação de professores, qualificação de práticas pedagógicas, bem como a disseminação de boas práticas, abrangendo a articulação entre planejamento e avaliação de modo a inspirar e encorajar novas experiências com foco na qualidade da educação.
Planejamento e Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem: Concepções e Práticas Pedagógicas

Por uma Pedagogia da Expresão: Culturas, Linguagens e as Capacitações no Campo Educacional

Coordenador(a):
Fabrício Pontin
E-mail:
fabricio.pontin@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação:
Em Andamento
Este projeto propõe uma "Pedagogia da Expressão" para promover a autonomia, o uso crítico da linguagem e a alfabetização midiática em alunos do Ensino Fundamental e médio, incluindo a população imigrante de Canoas. Em resposta às limitações das abordagens liberais clássicas da liberdade de expressão na era da desinformação, o estudo integra as perspectivas filosóficas de Paulo Freire, John Dewey e Martha Nussbaum com a fenomenologia de Merleau-Ponty e a teoria das emoções morais de Anthony Steinbock. O projeto investiga como a liberdade de expressão, compreendida como a capacidade de "ler o mundo e a palavra de forma crítica", pode ser efetivamente integrada a práticas pedagógicas. A metodologia qualitativa e longitudinal, com observação, análise de produções estudantis e entrevistas, visa compreender a experiência subjetiva dos alunos. Para alunos imigrantes, o projeto desenvolverá ações pedagógicas contínuas e transversais, como programas de Português como Língua de Acolhimento (PLA) com abordagem fenomenológica, oficinas de narrativas e educação em cidadania, promovendo sua plena expressão e combatendo preconceitos. A iniciativa busca formar cidadãos críticos, responsáveis e autônomos, capazes de navegar e transformar suas realidades em um mundo complexo e interconectado.
Por uma Pedagogia da Expresão: Culturas, Linguagens e as Capacitações no Campo Educacional

Práxis Pedagógica e Educação: uma Leitura Crítico-Reconstrutiva

Coordenador(a):
Cledes Antonio Casagrande
E-mail:
cledes.casagrande@unilasalle.edu.br
Linha de Pesquisa:
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Fomento:
SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação:
Em Andamento
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo teórica e com delineamento hermenêutico, tem como tema o conceito de práxis pedagógica e suas correlações com a Educação e a Pedagogia. Ela tem o objetivo de compreender, numa perspectiva crítico-reconstrutiva, a gênese e a evolução do conceito de práxis pedagógica e suas implicações à educação contemporânea. Possui, também, os seguintes objetivos complementares: a) Rastrear, na História da Educação e do pensamento ocidental, o conceito de práxis pedagógica e suas relações com a Pedagogia e a Educação; b) Discutir, numa perspectiva hermenêutica, os pressupostos teórico-práticos que fundamentam o conceito de práxis pedagógica; c) Analisar produções teóricas atuais, no campo da educação, sobre os conceitos de práxis pedagógica, prática educativa, Pedagogia e Educação; d) Propor, a partirdos dados advindos da pesquisa, ações formativas de educadores da Educação Básica. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa propõe-se realizar um exercício hermenêutico, com revisão bibliográfica de livros, capítulos de livros, artigos e teses que dialoguem com o foco investigativo e cuja base teórica discuta os seguintes eixos temáticos: i) o conceito de práxis pedagógica; ii) as relações entre práxis pedagógica, Educação e Pedagogia. A investigação insere-se na Linha de Pesquisa ‘Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas’ do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Da pesquisa, espera-se os seguintes resultados: a) acadêmico e científico, que contribua para o avanço das reflexões acerca da práxis pedagógica; a difusão e a socialização da produção intelectual oriunda dos resultados da investigação; o aprofundamento dos conceitos e dimensões presentes na temática investigativa em dissertações e teses orientadas pelo pesquisador; b) educacional e social, por meio da proposição de temáticas para a formação continuada de educadores que exercem a docência na Educação Básica; com a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.
Práxis Pedagógica e Educação: uma Leitura Crítico-Reconstrutiva

Destaques do Programa

Intensivo do PPG em Educação: 2º Edição

O intensivo do PPG em Educação teve sua segunda edição durante os dias 21 a 26 de julho de 2025. Reunindo as turmas de mestrado e doutorado que ingressaram em janeiro, com as turmas de ingressantes de julho de 2025, seja da seleção especial para colaboradores da Rede La Salle, seja do edital geral, mais de 70 mestrandos e doutorandos de 12 estados brasileiros coloriram o campus da Unilasalle com seus diferentes sotaques, saberes e sabores. A aula de abertura foi conduzida pelo professor do Programa e também conselheiro do Conselho Nacional de Educação, Prof. Dr. Ir. Paulo Fossatti, acompanhado do pós-doc no PPGE, prof. Dr. Henrique Sartori, também conselheiro do CNE. Juntos, eles abordaram o Tema: Conselho Nacional de Educação: estrutura organizacional e atribuições. O próximo intensivo ocorrerá de 05 a 10 de janeiro de 2026.
Saiba maisnorth_east

Formação Docente para Professores - Santa Catarina

No dia 21 de julho de 2025 a coordenadora do PPG em Educação, profa. Hildegard Jung, realizou formação para os docentes da rede estadual de Santa Catarina. Tratou-se da abertura da Semana Pedagógica do estado, com live de acolhida nas escolas estaduais. Sob o tema “A educação contemporânea: (re)construindo caminhos com significado”, a formação alcançou os 35 mil professores da rede, em suas mais de mil escolas.
Saiba maisnorth_east

Banca de Qualificação - Rede La Salle

Nesta semana, ocorreu a primeira banca de qualificação do programa voltado a professores da Rede La Salle, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). A qualificação foi realizada no dia 23/07/2025, às 18h, de forma híbrida — presencialmente na sala 305-8 do campus Canoas da UniLaSalle e virtualmente via Google Meet. A abertura do ato público de qualificação contou com a fala das professoras Hildegard Susana Jung e Dirleia Fanfa Sarmento, que destacaram a importância do programa para a formação continuada dos docentes. A banca avaliou o projeto de dissertação de Mestrado Acadêmico em Educação da professora da Rede La Salle, Joice Marisa Görgen Junqueira, intitulado “Acompanhamento da Produção Intelectual e das Trajetórias de Discentes e Egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle: Proposição de um Artefato Tecnológico Inteligente”, sob orientação do Prof. Dr. Mozart Lemos de Siqueira. A Banca Examinadora foi composta pelos professores da Universidade La Salle: Prof. Dr. Jardelino Menegat, Prof.ª Dr.ª Ingridi Vargas Bortolaso e Prof. Dr. Márcio Leandro Michel. O evento simboliza o sucesso da iniciativa da Rede La Salle em qualificar, de forma contínua, seus docentes. Destaca-se também a presença física e virtual de alunos do programa, em razão da semana intensiva que está sendo realizada em Canoas.
Saiba maisnorth_east

Doutoranda do PPG em Educação da Unilasalle recebe Troféu Destaque no VII Seminário Internacional sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen 2023

A Doutoranda, Profa. Me. Cristiane Duarte de Arruda, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, e professora e coordenadora de cursos da área de Gestão e Negócios da Universidade La Salle recebeu o I Troféu Destaque no VII Seminário Internacional sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen promovido pela Atitus Educação.
Saiba maisnorth_east
PESQUISA

Leia nossas Produções

O Gestor, o Órgão Público e a Comunidade

AcesseAcesse
Livro

O Gestor, o Órgão Público e a Comunidade

Saiba maiseast

Filosofando com os Super-Heróis.

AcesseAcesse
Livro

Filosofando com os Super-Heróis.

Saiba maiseast

Educação, tolerância e direitos humanos. 1. ed.

AcesseAcesse
Livro

Educação, tolerância e direitos humanos. 1. ed.

Saiba maiseast

Compulsão à Comunicação: Ética, Educação e Autorreferência

AcesseAcesse
Livro

Compulsão à Comunicação: Ética, Educação e Autorreferência

Saiba maiseast

Extensão Universitária: Uma Questão em Aberto

AcesseAcesse
Livro

Extensão Universitária: Uma Questão em Aberto

Saiba maiseast

Currículo y Prácticas Pedagógicas: Voces y Miradas Con Sentido Crítico

AcesseAcesse
Livro

Currículo y Prácticas Pedagógicas: Voces y Miradas Con Sentido Crítico

Saiba maiseast

Ensinar A Bem Viver

AcesseAcesse
Livro

Ensinar A Bem Viver

Saiba maiseast

Formação de educadores: da itinerância das universidades à escola itinerante

AcesseAcesse
Livro

Formação de educadores: da itinerância das universidades à escola itinerante

Saiba maiseast

I Congresso Regional de Práticas Inovadoras

AcesseAcesse
E-book

I Congresso Regional de Práticas Inovadoras

Saiba maiseast

Formação, gestão e linguagem multiplas perspectivas na pesquisa em educação

AcesseAcesse
E-book

Formação, gestão e linguagem multiplas perspectivas na pesquisa em educação

Saiba maiseast

Estudos Lassalistas Reflexões Teórico-Práticas Sobre a Educação do Presente e do Futuro

AcesseAcesse
Livro

Estudos Lassalistas Reflexões Teórico-Práticas Sobre a Educação do Presente e do Futuro

Saiba maiseast

O mito do Marechal Osório

AcesseAcesse
Livro

O mito do Marechal Osório

Saiba maiseast

Quando tocam os tambores - Saberes e Práticas nas Tradições Moçambicanas

AcesseAcesse
Livro

Quando tocam os tambores - Saberes e Práticas nas Tradições Moçambicanas

Saiba maiseast

Saberes em diálogo - Educação Básica, Universidade e Pesquisa

AcesseAcesse
E-book

Saberes em diálogo - Educação Básica, Universidade e Pesquisa

Saiba maiseast

RS Negro: Cartografias sobre a produção do conhecimento

AcesseAcesse
E-book

RS Negro: Cartografias sobre a produção do conhecimento

Saiba maiseast

Gestão no Ensino Superior governança internacional

AcesseAcesse
Livro

Gestão no Ensino Superior governança internacional

Saiba maiseast

Dinâmica de Grupo: Jogo da Vida e Didática do Futuro

AcesseAcesse
Livro

Dinâmica de Grupo: Jogo da Vida e Didática do Futuro

Saiba maiseast
AGENDA

Bancas e Eventos

Bancas de Qualificação e de Defesa de Dissertações e Teses

Banca de Defesa

Eventos do PPG

Evento
Não há nenhum evento ou banca em uma data próxima. Cheque novamente mais tarde.
Confira a agenda completa
PPG

Autoavaliação

A autoavaliação é entendida como condição indispensável para a qualificação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. As atividades de autoavaliação permitem que a comunidade acadêmica manifeste suas percepções, sugestões, críticas e contribuições com a finalidade de aprimoramento e qualificação permanente do Programa em todas as suas dimensões.

Os resultados dos processos avaliativos são divulgados, analisados e discutidos, a fim de identificar potencialidades e fragilidades, que servem de subsídio para o planejamento estratégico do Programa de Pós-graduação, visando sempre à implementação de melhorias.

Acesse aqui os mais recentes resultados da Autoavaliação do PPG

Acesse
Comissão Interna de Autoavaliação
Conheça picture_as_pdf
Processo de Autoavaliação
Entenda como funcionapicture_as_pdf

Solicitações e Formulários

educacao

Entrega da Versão Final da Dissertação/Tese

Entrega da Versão Final da Dissertação/Tese

picture_as_pdf
Saiba maiseast

Prorrogação de Prazo de Defesa

Prorrogação de Prazo de Defesa

picture_as_pdf
Saiba maiseast

Manual de Apresentação de Projetos de Pesquisa

Manual de Apresentação de Projetos de Pesquisa

picture_as_pdf
Saiba maiseast
educacao

Estágio Docência

Estágio Docência

picture_as_pdf
Saiba maiseast

Desistência de Matrícula

Desistência de Matrícula

picture_as_pdf
Saiba maiseast

Trancamento de Matrícula

Trancamento de Matrícula

picture_as_pdf
Saiba maiseast

Pedido de Exercício Domiciliares

Pedido de Exercício Domiciliares

picture_as_pdf
Saiba maiseast

Documentos Importantes

educacao

Regulamento do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Memória Social e Bens Culturais

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Orientação do Colegiado Sobre Apresentação de Teses e Dissertações

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Regulamento do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Regulamento do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Termo de Outorga e Aceite de Bolsa

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Resolução Reitoria Nº 054/2023

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Resolução Reitoria Nº 014/2023

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Resolução do Programa Unilasalle de Fomento à Pesquisa e Inovação Científica e Tecnológica

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Resolução do Programa de Ações Afirmativas e Permanência

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Resolução de reitoria 240/2016

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Resolução de Diretrizes de Pesquisa da Iniciação Cientifíca na Unilasalle

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Regulamento Geral dos Programas de Pós-graduação

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Regulamento Geral da Pós-graduação Stricto Sensu da Unilasalle

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Regulamento do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior – PROSUC

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Regulamento do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde e Desenvolvimento Humano

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Regulamento de Pós-Doutorado

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Regulamentação PROSUC

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Portaria Nº 186/2017

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Portaria Nº 181/2012

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Portaria N° 023/2022

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Portaria N. º 036/2018

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Portaria N. º 013/2018

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Orientações para Elaboração do Pré-Projeto de Tese

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Modelo Declaração de reconhecimento de fluência linguística - Instituição Brasileira

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Modelo Declaração de Reconhecimento da Fluência Linguística - Instituição ExteriorInstituição no Exterior"

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

MODELO DA CARTA DO COORIENTADOR NO EXTERIOR

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Memorial Descritivo

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Manual para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da Universidade La Salle

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Isenção da 25ª a 30ª Parcelas para Mestrandos que Realizarem a Conclusão e Defesa da Dissertação do Curso de Mestrado em até 22 (vinte e dois) Meses

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Instrução Normativa Nº 002

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Instrução Normativa Nº 001

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Diretrizes Institucionais para Inserção de Docentes nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Critérios para Permissão de Acúmulo de Bolsas da CAPES com Atividades Remuneradas ou Outros Rendimentos

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Concessão e Manutenção de Descontos Institucionais

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Comunicado Oficial Edital Nº 077/2021

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

CAPES Requisitos de proficiência em língua estrangeira

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

AJURIS - Termo de Parceria

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Resolução Reitoria N° 012/2023 - Destaque Acadêmico

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Regulamento Desconto parceria com Empresas e Instituições Públicas 2025/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Regulamento Bolsa Egresso

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Diretrizes para Concessão e Acompanhamento de Bolsas de Mestrado e Doutorado da Universidade La Salle - CAPES/PROSUC

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Regulamento Bolsa para Colaboradores da Rede La Salle

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Resolução para Concessão e Manutenção de Descontos Institucionais

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast

Resolução do Programa de Ações Afirmativas e Permanência

picture_as_pdf
Saiba maiseastSaiba maiseast
educacao

Aluno Especial PPGSDH 2023/1

Aluno Especial PPGSDH 2023/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Especial PPGMSBC 2023/1

Aluno Especial PPGMSBC 2023/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Vagas Remanescentes PPGSDH 2022/2

Vagas Remanescentes PPGSDH 2022/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Vagas Remanescentes PPGSDH 2022/1

Vagas Remanescentes PPGSDH 2022/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Seleção Complementar PPGMSBC 2021/1

Seleção Complementar PPGMSBC 2021/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Pós Doutorado PPGMSBC 2020

Pós Doutorado PPGMSBC 2020

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Projeto V-Clima

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Programa Move La America 2024/2

Programa Move La America 2024/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Mestrado PPGSDH 2021/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Mestrado PPGSDH 2020/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2025/1

Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2025/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2023

Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2023

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2022

Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2022

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2020

Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2020

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2018

Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2018

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2017/2018

Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2017/2018

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Doutorado Sanduíche no Eexterior (PDSE) 2024/1

Doutorado Sanduíche no Eexterior (PDSE) 2024/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Doutorado Sanduíche no Eexterior (PDSE) 2023/2024

Doutorado Sanduíche no Eexterior (PDSE) 2023/2024

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Desconto Institucional 2021/1

Desconto Institucional 2021/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Complementar PPGSDH 2021/2

Complementar PPGSDH 2021/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Complementar PPGSDH 2020/1

Complementar PPGSDH 2020/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsas FAPERGS 2018

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsas Aluno Regular 2024/1

Bolsas Aluno Regular 2024/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsas Afirmativas 2025/1

Bolsas Afirmativas 2025/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Institucional PPGMSBC 2021/2

Bolsa Institucional PPGMSBC 2021/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Institucional 2023/2- Cronograma II

Bolsa Institucional 2023/2- Cronograma II

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Institucional 2023/2- Cronograma I

Bolsa Institucional 2023/2- Cronograma I

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Institucional 2023/1- Cronograma I

Bolsa Institucional 2023/1- Cronograma I

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Institucional 2021/2

Bolsa Institucional 2021/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Institucional 2021/1

Bolsa Institucional 2021/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Institucional 2020/2

Bolsa Institucional 2020/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Institucional 2019/2

Bolsa Institucional 2019/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Institucional 2019/1

Bolsa Institucional 2019/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Institucional 2018/2

Bolsa Institucional 2018/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Estágio Pós-Doutoral PPGSDH 2024/2

Bolsa Estágio Pós-Doutoral PPGSDH 2024/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Estágio Pós-Doutoral 2024/2

Bolsa Estágio Pós-Doutoral 2024/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa CAPES/PROSUC 2018/1

Bolsa CAPES/PROSUC 2018/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Aluno Regular Remanescentes 2022/1

Bolsa Aluno Regular Remanescentes 2022/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Aluno Regular PPGSDH 2024/2

Bolsa Aluno Regular PPGSDH 2024/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Aluno Regular PPGSDH 2020/2

Bolsa Aluno Regular PPGSDH 2020/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Aluno Regular 2023/1 - Cronogama II

Bolsa Aluno Regular 2023/1 - Cronogama II

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Aluno Regular 2023/1

Bolsa Aluno Regular 2023/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Aluno Regular 2022/2

Bolsa Aluno Regular 2022/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Aluno Regular 2022/1

Bolsa Aluno Regular 2022/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Aluno Regular 2021/1

Bolsa Aluno Regular 2021/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Aluno Regular 2020/2

Bolsa Aluno Regular 2020/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Aluno Regular 2020/1

Bolsa Aluno Regular 2020/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Aluno Regular 2019/2

Bolsa Aluno Regular 2019/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Bolsa Aluno Regular 2018/2

Bolsa Aluno Regular 2018/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC PPGE 2023/2

Benefícios CAPES/PROSUC PPGE 2023/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC Cota Adicional 2022/2

Benefícios CAPES/PROSUC Cota Adicional 2022/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC Cadastro Reserva 2024/2

Benefícios CAPES/PROSUC Cadastro Reserva 2024/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC Cadastro Reserva 2024/1

Benefícios CAPES/PROSUC Cadastro Reserva 2024/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC 2025/1

Benefícios CAPES/PROSUC 2025/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC 2024/2

Benefícios CAPES/PROSUC 2024/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC 2024/2

Benefícios CAPES/PROSUC 2024/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC 2024/1

Benefícios CAPES/PROSUC 2024/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC 2023/2

Benefícios CAPES/PROSUC 2023/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC 2023/1

Benefícios CAPES/PROSUC 2023/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC 2022/1

Benefícios CAPES/PROSUC 2022/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC 2021/2

Benefícios CAPES/PROSUC 2021/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC 2021/1

Benefícios CAPES/PROSUC 2021/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC 2020/2

Benefícios CAPES/PROSUC 2020/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC 2020/1

Benefícios CAPES/PROSUC 2020/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC 2019/2

Benefícios CAPES/PROSUC 2019/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC 2017

Benefícios CAPES/PROSUC 2017

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC 2016

Benefícios CAPES/PROSUC 2016

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Benefícios CAPES/PROSUC 2015

Benefícios CAPES/PROSUC 2015

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGSDH 2025/1 - CRONOGRAMA II

Aluno Regular PPGSDH 2025/1 - CRONOGRAMA II

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGSDH 2025/1 - CRONOGRAMA I

Aluno Regular PPGSDH 2025/1 - CRONOGRAMA I

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGSDH 2025/1

Aluno Regular PPGSDH 2025/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGSDH 2024/2 - CRONOGRAMA II

Aluno Regular PPGSDH 2024/2 - CRONOGRAMA II

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGSDH 2024/2 - CRONOGRAMA I

Aluno Regular PPGSDH 2024/2 - CRONOGRAMA I

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGSDH 2024/2

Aluno Regular PPGSDH 2024/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGSDH 2024/1

Aluno Regular PPGSDH 2024/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGSDH 2023/2

Aluno Regular PPGSDH 2023/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGSDH 2023/1

Aluno Regular PPGSDH 2023/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGSDH 2022/2

Aluno Regular PPGSDH 2022/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGSDH 2022/1

Aluno Regular PPGSDH 2022/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGSDH 2020/2

Aluno Regular PPGSDH 2020/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGSDH 2020/1

Aluno Regular PPGSDH 2020/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGMSBC 2025/1 - CRONOGRAMA II

Aluno Regular PPGMSBC 2025/1 - CRONOGRAMA II

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGMSBC 2025/1 - CRONOGRAMA I

Aluno Regular PPGMSBC 2025/1 - CRONOGRAMA I

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGMSBC 2025/1

Aluno Regular PPGMSBC 2025/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGMSBC 2024/2 - CRONOGRAMA II

Aluno Regular PPGMSBC 2024/2 - CRONOGRAMA II

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGMSBC 2024/2 - CRONOGRAMA I

Aluno Regular PPGMSBC 2024/2 - CRONOGRAMA I

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGMSBC 2024/2

Aluno Regular PPGMSBC 2024/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGMSBC 2023/2

Aluno Regular PPGMSBC 2023/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGMSBC 2023/1

Aluno Regular PPGMSBC 2023/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGMSBC 2022/2

Aluno Regular PPGMSBC 2022/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGMSBC 2022/1

Aluno Regular PPGMSBC 2022/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGMSBC 2021/2

Aluno Regular PPGMSBC 2021/2

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGMSBC 2021/1

Aluno Regular PPGMSBC 2021/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGMSBC 2020/2 - Cronograma II

Aluno Regular PPGMSBC 2020/2 - Cronograma II

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGMSBC 2020/2 - Cronograma I

Aluno Regular PPGMSBC 2020/2 - Cronograma I

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGMSBC 2020/1

Aluno Regular PPGMSBC 2020/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGD 2025/1 - Cronograma II

Aluno Regular PPGD 2025/1 - Cronograma II

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGD 2025/1 - Cronograma I

Aluno Regular PPGD 2025/1 - Cronograma I

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGD 2025/1

Aluno Regular PPGD 2025/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link

Aluno Regular PPGD 2023/1

Aluno Regular PPGD 2023/1

picture_as_pdf
Saiba maiseastText Link
Educação
Não há nenhum registro.