Educação
Visão Geral
O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Unilasalle iniciou sua trajetória em 2007, com a aprovação do Mestrado. Em 2014, com a aprovação Doutorado, consolida-se, a partir de suas três linhas de pesquisa, enquanto espaço de desenvolvimento de estudos e pesquisas na Área da Educação para aprimorar a formação e a qualificação profissional de mestres e doutores na produção e na divulgação do conhecimento científico, com postura ética e atitude cidadã. Assume o compromisso com a Educação Inclusiva e Equitativa, a igualdade de gênero, a Educação em Direitos Humanos, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a Educação para a Cidadania Global, a Cultura de Paz e não violência, a educação e a aprendizagem ao longo da vida e a valorização da diversidade cultural.

Área de Concentração
Ao eleger como área de concentração a Educação, o PPGE dá continuidade à vocação, trajetória e obra Lassalista em mais de 80 países. A Instituição é referência na formação docente, sendo a primeira a ofertar a Escola Normal de iniciativa privada de formação de Magistério Primário no Estado do Rio Grande do Sul (1941).
Público-alvo
Graduados da área da educação e de diferentes áreas interessados em questões educacionais, que buscam envolvimento na discussão e análise da educação em suas variadas expressões, dimensões e aspectos, tendo presente que se trata de um direito e referência para a garantia dos demais direitos essenciais à dignidade humana.
Perfil do Egresso
O egresso do PPGE da Unilasalle engaja-se na produção e transferência de conhecimentos socialmente relevantes ao campo da Educação em todos os níveis, etapas e modalidades. Está qualificado à pesquisa e exercício da docência na Educação Superior, comprometido com o aperfeiçoamento contínuo e ciente da importância da educação e da aprendizagem ao longo da vida.
Linhas de Pesquisa
Processos Seletivos Atuais
Projeto V-Clima
Aluno Regular 2025/2
Mestrado
Doutorado
Linhas de Pesquisa
O Programa de Pós-Graduação em Direito se consolida com foco na pesquisa de questões fundamentais, como a positivação do Direito e seu cumprimento pela sociedade, as transformações sociais e seu impacto na legislação, e o distanciamento entre o texto normativo e a realidade brasileira.
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Investiga o fenômeno educativo colocando em evidência a análise dos modelos de formação docente inicial e continuada e suas traduções na prática educativa, nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano. Procura aprofundar as concepções teóricas que orientam as ações educativas e propõe estratégias de intervenção nos sistemas de ensino em suas diferentes modalidades (formal, não-formal, educação básica e ensino superior).
Temáticas Abordadas
• Formação de professores;
• Formação inicial;
• Formação continuada;
• Práticas educativas;
• Ensino;
• Aprendizagem;
• Inclusão.
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Investiga o direito à educação no contexto dos dispositivos legais internacionais e nacionais e suas articulações com as políticas públicas educacionais no Brasil. Aprofunda os fundamentos teóricos, modelos e práticas de gestão educacional e das instituições de ensino bem como a formação dos gestores.
Temáticas Abordadas
• Direito à educação;
• Dispositivos legais;
• Políticas públicas educacionais;
• Gestão educacional;
• Gestão escolar;
• Formação de gestores;
• Gestão democrática;
• Inclusão.
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
• Cultura contemporânea e democracia;
• Linguagens;
• Tecnologias;
• Sociabilidades;
• Práticas educativas;
• Inovação e empreendedorismo;
• Inteligência Artificial;
• Inclusão.
Temáticas Abordadas
• Cultura contemporânea e democracia;
• Linguagens;
• Tecnologias;
• Sociabilidades;
• Práticas educativas;
• Inovação e empreendedorismo;
• Inteligência Artificial;
• Inclusão.
Grupos de Pesquisa
Convivência e Tecnologia Digital na Conteporaneidade - COTEDIC
O Grupo se constrói na relação dialógica entre os participantes sobre o viver com o outro, por meio da configuração de diferentes espaços (geográficos e digitais virtuais), na complexa contemporaneidade. O diálogo se insere na Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias e nas interações com pesquisadores do Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1.
Diretório do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/6301625161386664
Site: http://www.convivencia.com.br/
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Educativas (GEPPED)
O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Educativas (GEPPED) tem como objetivo consolidar-se enquanto espaço coletivo democrático de reflexão e discussão sobre a formação docente e a relação entre o ensinar e o aprender, bem como lócus de experimentação pedagógica dos processos educativos e práticas que buscam uma aprendizagem significativa. Alinhado à Linha de Pesquisa 1 - Formação de professores, teorias e práticas educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle -, acolhe pesquisadores e pesquisadoras de todas as áreas interessados nos estudos e pesquisas relacionados às temáticas discutidas no GEPPED. A repercussão destes estudos ocorre em eventos e por meio de publicações em periódicos indexados, nacionais e internacionais.
Diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7767959649186071
Conheça as Produções do Programa

Doutoranda do PPG em Educação da Unilasalle recebe Troféu Destaque no VII Seminário Internacional sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen 2023

8ª edição do Congresso Internacional Sociology of Law

Programa de Pós-Graduação em Educação abre seleção para alunos estrangeiros

Professor da Unilasalle coordenou workshop em Congresso Internacional na Coreia do Sul
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Autoavaliação
Os resultados dos processos avaliativos são divulgados, analisados e discutidos, a fim de identificar potencialidades e fragilidades, que servem de subsídio para o planejamento estratégico do Programa de Pós-graduação, visando sempre a implementação de melhorias.